Astrologia

Sabe por que razão Fevereiro tem 28 dias?

Dos 12 meses do ano, Fevereiro é o único que se destaca por ser mais pequeno que os demais. Conheça a história que explica por que razão Fevereiro tem apenas 28 ou 29 dias.

O calendário que ainda hoje seguimos foi criado pelos Romanos, que definiram dez meses, de acordo com as épocas de plantação e de colheita do ano. Os meses de Janeiro e de Fevereiro não existiam, porque eram épocas em que os campos estavam em pousio e não eram cultivados, e por isso o ano tinha apenas dez meses, começando em Março e terminando em Dezembro. Mais tarde, o rei Numa Pompílio, ajustou o calendário aos 12 ciclos lunares, e assim foram criados os meses de Janeiro e Fevereiro, ficando o ano com um total de 355 dias. Como os números pares eram considerados pouco auspiciosos, os Romanos fizeram com que todos os meses terminassem em números ímpares. No entanto, para que as contas ficassem certas um dos meses tinha que ser ímpar, e como Fevereiro tinha sido o último mês a ser criado foi este o mês escolhido. Era considerado um mês pouco favorável. Mas o calendário continuava a não coincidir com os ritmos da Natureza, com as plantações e as colheitas, o que se revelava pouco prático.

Foi então que quando Júlio César se tornou imperador ele fixou cada mês como tendo 30 ou 31 dias, para que os meses coincidissem com aquilo que hoje conhecemos como as estações do ano. Este calendário seguia os ritmos do Sol, e é aquele que ainda hoje é utilizado por nós, na sua essência. Faltava apenas um pequeno ajuste... Pois Fevereiro permanecia com 28 dias. Ninguém sabe ao certo por que razão Júlio César quis que assim fosse, mas acredita-se que o imperador quis provar que a superstição contra os números pares era infundada.

Este calendário vigorou até 1582, quando o Papa Gregório XIII introduziu mais um dia em Fevereiro a cada 4 anos para, desta forma, o calendário se manter tão próximo quanto possível do ritmo das estações do ano. Este sim, é o calendário que ainda hoje utilizamos: o dia que se acrescenta em Fevereiro ajuda a equilibrar a ajustar o ano aos ciclos do Sol. 

 

Outra história que explica o facto de Fevereiro ser um mês mais pequeno justifica-o com o orgulho dos imperadores romanos.

Julho tinha 31 dias em homenagem a Júlio César, e, quando César Augusto o substituiu, quis que Agosto, o «seu» mês, também tivesse 31 dias!

Por isso, roubaram-se dois dias a Fevereiro, para compensar haver dois meses seguidos de 31 dias (Julho e Agosto).

Por ser o mês mais pequeno, é a Fevereiro que se acrescenta um dia no ano bissexto, criado para corrigir a diferença entre o calendário gregoriano de 365 dias e o tempo que a Terra demora a dar a volta ao Sol, que é de 365 dias e seis horas.

De quatro em quatro anos, as seis horas extra de cada ano, todas somadas, compõem um dia, que é adicionado ao final de Fevereiro. Se não tivéssemos este ajuste, com o passar do tempo, as estações do ano estariam completamente desencontradas (o que, devido às mudanças climáticas, tem vindo a acontecer de qualquer modo).

 

Voltar
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.