Terapias

Resiliência: como superar períodos difíceis

"Resiliência" é uma palavra que tem vindo a ganhar cada vez mais impacto no nosso vocabulário. Ela descreve a capacidade de voltar ao estado normal depois de sofrer influências adversas. É um termo aplicado na Física, que descreve a capacidade de resistência de certos materiais quando são submetidos a choques profundos - mas tornou-se especialmente importante na Psicologia, porque em tempos difíceis é cada vez mais importante conseguir manter "o centro" em si próprio e não se deixar abater pelas situações. Saiba de que forma pode ser uma pessoa mais resiliente e vencer os obstáculos que a vida lhe apresenta.

Em primeiro lugar, para superar um período de crise é preciso ter em conta este princípio fundamental: nem sempre podemos alterar as circunstâncias, mas podemos SEMPRE alterar a forma como reagimos a elas. E isso, acredite, faz toda a diferença.

Todos os processos que ocorrem na nossa vida acontecem de dentro para fora. Por isso, é dentro de si que está a chave para aguentar com firmeza até que a "tempestade" passe. 

Em segundo lugar, lembre-se desta verdade: TUDO passa. Aquilo que está a viver neste momento é transitório, tal como tudo o resto na nossa vida.

Em terceiro lugar, tenha também presente que na maior parte dos casos o sucesso não acontece de imediato. É a capacidade de lidar com o fracasso - e a persistência e determinação em enfrentá-lo - que dita a conquista do sucesso.

Assim, mantenha a sua mente focada nestes três princípios e tome nota de algumas dicas que podem ajudá-lo a ser mais resiliente, isto é, a manter a sua força e a sua paz interior, independentemente do que aconteceu ou está a acontecer na sua vida. Lembre-se, também, que não tem de superar todas as provas sozinho. Pedir ajuda é, muitas vezes, a primeira prova de coragem. Não tenha medo de o fazer, porque toda a nossa vida assenta nesta troca: num dia pedimos ajuda, noutro dia somos nós que ajudamos outra pessoa.

 

1 - Confie que a situação vai melhorar

Manter uma atitude otimista perante a vida ajuda a lidar com as adversidades. Amanhã vai ser melhor. Ou na próxima semana, ou no próximo mês. Não alimente a ansiedade nem desespere se as situações não mudam quando gostaria. Confie, simplesmente, cegamente, que a sua vida vai melhorar. O otimismo e a chamada fé são aquilo que nos transmite força para, sejam quais forem as circunstâncias atuais, continuarmos a tentar encontrar as soluções. E é através dessa postura que um dia, quando menos esperar, tudo vai realmente mudar.

 

2 - Não se isole

Telefone aos seus amigos, mesmo que não esteja para muitas conversas. Ter uma rede de apoio é fundamental para superar períodos difíceis, porque é através do contacto humano positivo que vai alimentar as emoções que o fazem sentir-se bem. Lembre-se que há pessoas para quem você é importante e que gostam de si tal e qual como é. Essas pessoas são o seu pilar e são pedras basilares para manter de pé a sua integridade, lembrando-o de quem é e do seu valor. Para além disso, as pessoas que se encontram de fora conseguem oferecer-nos uma visão mais abrangente, fazendo-nos ver os factos sob uma perspetiva mais racional e desprendida da realidade que nos incomoda, o que nos ajuda a encontrar as soluções de que precisamos.

 

3 - Ocupe a mente de forma construtiva

Há pessoas que encontram no trabalho a forma de lidar com os problemas, pois ao manterem a sua mente focada nas tarefas a que têm de dar resposta de imediato deixam de ter espaço mental para processar a informação que as magoa. Quando é o trabalho a fonte de preocupações, é importante encontrar outra forma de canalizar a sua energia mental de uma forma construtiva - através de um novo passatempo ou de trabalho de voluntariado, por exemplo. Ajudar outras pessoas é muitas vezes uma boa forma de nos ajudarmos a nós mesmos. Pode também dedicar-se a uma nova aprendizagem, de uma língua estrangeira difícil ou de uma dança por exemplo. Envolva-se em atividades que o obriguem a desligar-se dos seus problemas ao captarem totalmente a sua atenção. E mesmo que não seja fácil para si "desligar"... não desista!

 

4 - Recorra ao riso como terapia

O humor ajuda a elevar a nossa vibração energética e isso, por si só, faz-nos lidar com as situações com maior bravura e firmeza. Quando der por si a submergir em pensamentos que o deixam deprimido, como "porque é que isto me aconteceu?", quebre esse ciclo dedicando-se a algo que o faça rir, ainda que não tenha vontade de o fazer. veja videos humorísticos ou procure a companhia daquele amigo que tem sempre piadas que não o deixam mesmo conter uma gargalhada. 

 

5 - Conte o número de coisas boas que tem na sua vida

É verdade, até parece um cliché do pensamento positivo, mas a verdade é que tomamos tantas vezes por adquiridas certas dádivas que nos esquecemos do quão preciosas elas são. Costuma dizer-se que só damos valor às coisas quando as perdemos, por isso, se está desanimado com a sua vida, pegue numa folha de papel e numa caneta e faça uma lista de todas as coisas - pessoas, situações - que são mesmo boas na sua vida, e sem as quais não se imagina a viver. Conte cinco coisas positivas que aconteceram na sua vida na última semana. Conte três coisas que correram bem no dia de hoje. E repita este exercício todos os dias.

 

6 - Alimente o seu corpo

Este é um dos pontos mais importantes e mais essenciais para conseguir superar uma fase menos fácil. Lembra-se de quando era criança e a sua mãe lhe fazia uma "canja de galinha" para ajudar a curar  uma constipação? O seu corpo precisa mesmo de alimento, e adotar uma alimentação mais saudável - obrigando-se a fazer todas as refeições, mesmo que não tenha apetite, e a comer refeições saudáveis, mesmo que não lhe apeteça cozinhar - é fundamental para poder estar fortalecido a nível físico e mental e, dessa forma, vencer esta batalha.

 

7 - Faça exercício físico

Mesmo que não seja um adepto do desporto, tenha em mente que a atividade física ajuda a que o seu cérebro produza hormonas que aumentam a sensação de bem-estar e, para além disso, estar em forma faz com que seja mais fácil manter o equilíbrio e a harmonia a todos os níveis. Por isso, não invente desculpas e, mesmo que não tenha vontade de sair do sofá, obrigue-se a praticar uma atividade física regular. O desporto ajuda-nos também a ter uma maior sensação de controlo sobre o nosso corpo e isso estende-se à nossa vida, fortalecendo a nossa auto-confiança.

 

8 - Seja forte e domine as suas emoções

Há alturas em que a vida nos pede que sejamos fortes. Por isso, quanto maior for o obstáculo, mais aguerrido deve mostrar-se ao enfrentá-lo. Não desanime, encare-se a si próprio como um lutador que está num ringue e que não vai desistir até derrotar todos os adversários. Aprenda a controlar as suas emoções para que a ansiedade, o medo, a frustração, a tristeza e a revolta nunca lhe levem a melhor. Combata-as com uma atitude positiva e lembre-se disto: para obter um resultado diferente, você tem de agir de maneira diferente.

 

9 - Celebre as pequenas vitórias

A sensação de sucesso aumenta a nossa auto-confiança e é determinante para chegar a uma meta ou para vencer uma dificuldade. Aprenda a valorizar todas as conquistas - por mais pequenas que elas lhe pareçam - e a celebrar todas as suas vitórias. Passo a passo, é assim que vai chegar onde mais deseja, leve o tempo que levar. Saiba recompensar-se e não se sinta culpado de cada vez que falhar. 

 

10 - Lembre-se que não é a vida que melhora: é você que se torna mais forte e mais capaz

De cada vez que falha, aprende. E de cada vez que aprende, torna-se mais forte e aprende a reconhecer as suas capacidades e a superar os seus pontos mais vulneráveis. É através deste processo constante de crescimento e desenvolvimento que conseguirá superar não só esta fase como toda a sua vida, que mais não é do que uma constante aprendizagem, como uma corrida de longo percurso que nos exige resistência, método e trabalho. Celebre a dádiva da vida e abrace cada desafio com coragem e determinação!

Veja também:

 

 

 

 

 

 

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 
Voltar
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.