Terapias

Plantas e frutas que curam

GENGIBRE

Conhecida raiz tuberosa que pode ser utilizada tanto em preparados culinários como medicinais. O gengibre também é um reconhecido alimento termogênico, capaz de acelerar o metabolismo e favorecer a queima de gordura corporal.

O gengibre é cada vez mais conhecido pela sua capacidade de apimentar os alimentos e pelos seus múltiplos benefícios terapêuticos. Tem uma ação bactericida, é desintoxicante e melhora o desempenho do sistema digestivo, respiratório e circulatório.

O gengibre apresenta uma substância chamada gingerol, dotada de propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que protegem o organismo de bactérias e fungos. O gingerol é o responsável pelo sabor picante do gengibre. As propriedades terapêuticas desta raiz devem-se à ação conjunta de várias substâncias, sobretudo as escontradas no óleo essencial do gengibre, rico em componentes medicinais. Composto por vitamina B6 tem também minerais como potássio, magnésio e cobre, o que só não é muito relevante devido ao fato de ser uma especiaria, pelo que bastam pequenas quantidades de gengibre no chá ou preparações culinárias para aromatizar.

O gengibre é referência quando se fala de problemas estomacais, pois combate enjoos, gases, indigestão, náuseas causadas pelos tratamentos cancerígenos e perda de apetite. Também auxilia na digestão de alimentos gordurosos.

Chá de gengibre

Ingredientes

2 cm de gengibre fresco ou 1 c. (de chá) de gengibre em pó

1 litro de água 

Coloque os ingredientes numa panela e deixe ferver por cerca de 8 a 10 minutos. A seguir tape o recipiente e deixe amornar, coe e beba o chá como substituto da água várias vezes ao dia. É aconselhado tomar este chá diariamente e seguir uma dieta com pouca gordura e açúcar, e praticar exercícios físicos para alcançar resultados progressivos e duradouros.

O chá de gengibre é um ótimo remédio caseiro para emagrecer pois é um potente diurético e é considerado um alimento termogênico, que aumenta o metabolismo de gordura, fazendo o corpo gastar mais energia mesmo quando está parado.

Remédio para melhorar a digestão

Ingredientes

1 maçã 1 limão 1 c. (sobremesa) de gengibre ralado

4 folhas de couve

300 ml de água

Descasque a maçã e corte aos pedaços.

Esprema o sumo de limão e verta sobre a maçã. Junte o gengibre a a couve lavada e cortada às tiras e a água. Bata bem no liquidificador.

Xarope contra a tosse seca

Ingredientes

1 colher de raiz de gengibre fatiada

1 chávena (chá) de água

2 chávenas (chá) de açúcar

1 limão Ferva a água e acrescente a raiz de gengibre. Deixe abafado por 10 minutos, acrescente o açúcar e o sumo do limão e misture até dissolver. Aconselha-se a que os adultos tomem uma colher de sopa três vezes ao dia. No caso das crianças reduzir a dose para uma colher de chá.

Remédio para a garganta inflamada

Ingredientes

1 chávena (chá) de mel

1 c. (chá) de extrato de própolis

1 c. (café) de gengibre em pó

Coloque todos os ingredientes numa panela e leve a lume brando até a mistura ficar homogénea. Transfira o preparado obtido para um frasco de vidro e mantenha em local fresco e seco.

Advertência

O consumo do gengibre é seguro para a maioria das pessoas contudo, a sua ingestão por grávidas é controversa. O consumo de alimentos termogênicos, como o gengibre, não é recomendado para quem tenha hipertiroidismo visto que o metabolismo já está muito elevado, o que aumenta o risco de perda de massa muscular. Além disso, crianças e gestantes, pessoas com cardiopatias, enxaqueca, úlcera e alergias não devem abusar dos alimentos termogênicos, pois eles podem levar a aumento da pressão arterial, hipoglicemia, insónia, nervosismo e taquicardia. Retarda a coagulação sanguínea, sendo contraindicado para pacientes que já fazem usos de medicamentos anticoagulantes por aumentar o risco de hematomas e sangramentos

 

 

Veja também:

Mezinha caseira para o tratamento da diabetes

Mezinha caseira para ter alegria e motivação

Mezinha caseira para afastar as alergias da Primavera

O que acontece numa consulta de Naturopatia (Medicina Natural)?

O Centro Maria Helena dispõe de consultas de Medicina Natural. Ligue 210 929 000 para mais informações.

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 

 

 

 
Voltar
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.