Rituais

O simbolismo da borboleta

A borboleta é um dos símbolos mais acarinhados tanto na cultura Ocidental como no Oriente. A beleza das suas asas coloridas e a delicadeza e graciosidade com que atravessa os céus trazem-nos uma mensagem de esperança e de alegria, fazendo-nos confiar que é possível passar por cima de todos os obstáculos, vivendo com beleza e pureza.

Para os Gregos, a alma era representada como uma mulher com asas de borboleta. Quando alguém morria, a sua alma deixava o corpo na forma de uma borboleta que saía a voar.

Os japoneses associam a borboleta à figura da mulher, elegante e graciosa, melhor representada pela gueixa. O casamento feliz é simbolizado por duas borboletas juntas, uma representa o homem, a outra, a mulher.

A psicanálise associa a borboleta ao renascimento; na maior parte das culturas é este o seu simbolismo.

Ver uma borboleta anuncia uma importante transformação na nossa vida, uma visita ou (menos frequentemente) a partida de alguém. Regra geral, ela traz felicidade e renovação, lembrando que todas as coisas são passageiras, devendo ser aproveitadas no momento presente.

A lagarta que se desenvolve dentro do casulo e dá origem a uma linda borboleta de asas coloridas lembra-nos que todas as fases na nossa vida, mesmo as mais difíceis, são passagens para etapas melhores. A borboleta está ainda associada, no Cristianismo, à vida, morte e ressurreição de Cristo. Para o Espiritismo, simboliza a reencarnação.

À medida que vivemos os desafios que a vida nos traz e os superamos, aprendemos com a experiência e transformamo-nos num ser humano melhor e mais capaz.

 

A cor de cada borboleta tem um significado especial:

Borboleta Branca - paz, leveza, serenidade, diz-lhe que tudo vai correr bem.

Borboleta Amarela - representa a renovação, anuncia mudanças e ventos favoráveis.

Borboleta azul - simboliza a evolução e o crescimento, podendo anunciar novidades positivas no campo profissional ou familiar.

Borboleta colorida - traz alegria e felicidade.

Borboleta preta - esta é a menos auspiciosa, os antigos acreditavam que ver uma borboleta preta anunciava uma morte ou uma separação dolorosa.

Ver uma mariposa é sinónimo de paixão. A mariposa é atraída para a luz, que acaba por matá-la, queimando-a, assim como nos deixamos por vezes cegar pelas paixões. Pode, ainda, representar, a presença de um espírito de alguém que já faleceu. (Quem se lembra da misteriosa mariposa que poisou na face de Cristiano Ronaldo no final do Euro 2016?)

 

Veja também:

 

 

 

 

 

 

 

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 
Voltar
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.