Rituais

O simbolismo da Árvore da Vida

Conta a Bíblia que Deus colocou duas árvores no centro do Paraíso: a Árvore da Vida e a Árvore do Bem e do Mal. Eva ofereceu a Adão o fruto proibido da Árvore do Bem e do Mal e, por essa razão, Deus resolveu proteger a Árvore da Vida, colocando querubins à volta dela. Os seus frutos conferiam a imortalidade e, devido ao pecado original, Adão e eva perderam o direito à vida eterna.

A Árvore da Vida existe como símbolo nas mais diversas culturas antigas, tanto ocidentais como orientais: grega, romana, maia, azteca, fenícia, síria, persa, chinesa, japonesa... Ela representa a garantia da vida eterna. Este símbolo representa a vitalidade, a força e a capacidade de superar doenças e superar desafios. 

A árvore é a manifestação da vida, ela encerra o princípio vital do Universo.

Uma árvore cresce e desenvolve-se ao longo dos anos e atravessa as estações do ano, da mesma forma como nós, seres humanos, atravessamos as diversas fases da vida. Há árvores que vivem mais de 1000 anos, simbolizando a eternidade da vida.

A árvore tem as suas raízes fixas na Terra, representando a necessidade que nós temos de ter bases sólidas que nos possam sustentar. Ela precisa de Ar e de Água para viver, e eleva os seus troncos fazendo a ponte entre a Terra e o Céu. Os vários ramos que a constituem representam as encruzilhadas da nossa vida: não sabemos se o caminho que escolhemos está certo mas a verdade é que, seja qual for o rumo que escolhermos, estamos sempre a dirigir-nos para o Céu, a ascender enquanto almas que estão a fazer a sua aprendizagem na Terra. 

Tal como a nossa vida, a Árvore da Vida representa o todo que dá sentido ao conjunto; não serve de nada ficarmos presos a um momento ou a uma memória do passado pois a vida prossegue sempre, queiramos ou não. Nenhuma árvore se fica por um ramo: enquanto está viva, ela constantemente se eleva e se renova.

Pode encomendar o seu colar da Árvore da vida através do e-mail [email protected] ou da página do facebook Maria Helena.

Conheça também:

 

 

 

 

 

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 
 
 
 
Voltar
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.