Terapias

O significado das cores

As cores afetam o nosso estado de espírito e influenciam a nossa postura perante as situações. Vestimos determinadas cores quando precisamos de nos sentir mais confiantes, outras quando nos sentimos alegres, e outras quando pretendemos passar despercebidos. Aprenda a utilizar a cor de modo a melhorar o seu bem-estar.

A perceção das cores corresponde a sensações produzidas pelo cérebro quando os olhos recebem um estímulo luminoso com um determinado comprimento de onda. O cérebro, ao captar esse comprimento de onda “responde” de uma forma específica, o que faz com que cada cor desencadeie um comportamento individual. Quanto mais pequeno for o comprimento de onda, mais relaxante é o efeito da cor. Neste grupo inserem-se as cores frias como o violeta e o azul. As cores que têm um comprimento de onda grande, como o vermelho e o amarelo, são estimulantes e favorecem a paixão e a voluptuosidade.

Apesar de existirem mais cores, são sete as principais, aquelas que dão origem a todas as outras: Violeta, Índigo, Azul, Verde, Vermelho, Laranja e Amarelo. As três primeiras são consideradas cores frias, transmitem calma, serenidade e relaxamento e são as mais indicadas para pessoas com um temperamento explosivo. É aconselhável usar estas cores nas paredes dos quartos de dormir, sobretudo de crianças. As três últimas cores pertencem ao conjunto das cores quentes e transmitem alegria, paixão, vivacidade e entusiasmo. A sua utilização é aconselhada a pessoas deprimidas e desmotivadas. O verde é uma cor intermédia, que faz a transição suave de um conjunto de cores para o outro.

A Cromoterapia não é uma técnica isolada, pode ser utilizada em conjunto com outras terapias como a Cristaloterapia (através das cores dos cristais), do Feng Shui (através das cores de decoração dos ambientes) ou da Aura-Soma (através das cores das essências), entre outras.

Cada cor afeta de modo diferente o campo energético do organismo humano, de tal modo que as vibrações das cores afetam a aura, proporcionando uma sensação de bem-estar e equilíbrio.

Tome nota:

Vermelho - Atua sobre o sistema circulatório, inclusivamente na impotência física, hemorragias ou feridas. Devolve a energia e a vitalidade. Atua sobre o primeiro chacra.

Laranja -    Atua sobre o sistema digestivo, principalmente sobre o baço e o pâncreas. Torna as pessoas mais maleáveis, quando são muito apegadas a valores tradicionais ou a laços de dever e compromisso. Auxilia na cura de problemas respiratórios como asma e bronquite. Atuam sobre o segundo chacra.

Amarelo - Atua sobre o sistema nervoso, acabando com a fadiga e favorecendo a boa disposição. Fortalece os nervos e age sobre o fígado. Tem reflexos imediatos na beleza da pele. Atua sobre o terceiro chacra.

Verde - Atua diretamente sobre o equilíbrio emocional, desenvolvendo a autoconfiança e a maturidade. Regula a pressão sanguínea e é benéfica, principalmente, para os rins e coração. Desenvolve a capacidade de se relacionar com as outras pessoas e fazer amigos com maior facilidade. Atua sobre o quarto chacra.

Azul - O azul é a cor da paz e do repouso, mas é também a cor da seriedade e do respeito. Reforça as defesas do organismo, faz baixar a pressão e estimula as capacidades intelectuais, tornando as pessoas mais responsáveis e virtuosas. Atua sobre o quarto chacra.

Índigo - O índigo é uma cor entre o azul-escuro e o violeta. Estimula a religiosidade e amplifica os canais de comunicação com os planos superiores. É recomendado para pessoas muito sensíveis à dor ou com problemas de perturbações mentais. É um poderoso amuleto contra energias negativas de qualquer natureza. Atua no sexto chacra.

Violeta - É a cor mística por excelência, usada nas capas, chapéus ou nas roupas rituais dos Magos da Antiguidade. Eleva o espírito acima dos problemas materiais, purificando-o e fortalecendo-o. É usada na maioria dos problemas que surgem ao nível da cabeça (ouvidos, boca, nariz, olhos e cabelos). Atua no sétimo chacra.

 

Pela forma como afeta o nosso espírito e o nosso corpo, é muito importante usar a cor de forma criteriosa e equilibrada. Preste atenção às cores que utiliza na sua vida, não só no vestuário, como também na decoração do espaço onde vive e onde trabalha e, também, na sua alimentação. Quando faz uma refeição, já reparou que cores são predominantes no seu prato?

A escolha das cores, por vezes, exprime as necessidades energéticas do nosso corpo. Por exemplo, quando sente necessidade de vestir roupa de uma determinada cor, essa cor pode ser a que lhe transmite as energias que necessita de captar para atingir o bem-estar pleno. Pela sua força e energia, as cores podem funcionar como método para alcançar o bem-estar, a harmonia, a paz interior e a saúde que tanto buscamos. A cor é sinónimo de vida, por isso ajuda a alcançar a cura, reforça as defesas imunitárias e promove a reposição dos campos eletromagnéticos com o intuito de promover o bem-estar pleno e total.

Podem usar-se várias técnicas para promover a cura ou a harmonização através do uso da cor: utilizar a luz do espectro solar, a luz de lâmpadas coloridas, alimentação natural, mentalização das cores, o contacto com a Natureza, a colocação de panos coloridos nas áreas a tratar, ou a visualização de objetos coloridos. Um dos métodos mais eficazes consiste em utilizar um cristal da cor pretendida, pois conjuga-se assim o poder energético do cristal e, simultaneamente, da cor do mesmo.

Veja também:

 

 

 

 

 

 

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 
 
Voltar
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.