Terapias

O que significa acordar a meio da noite sempre à mesma hora?

O stress, a preocupação com os assuntos do dia-a-dia e até o próprio cansaço podem provocar insónias recorrentes, que nos despertam a meio da noite e impedem o descanso de que o nosso corpo e o cérebro tanto precisam. Porém, quando acordamos, de forma sistemática, mais ou menos sempre à mesma hora, podemos estar a receber mensagens da mente inconsciente, que importa compreender e descodificar. Costuma acordar de noite, sempre à mesma hora? Então saiba o que isso significa!

À luz da Ciência e dos estudos efetuados nessa área, sabemos que o sono atravessa fases distintas ao longo de uma noite completa. Por isso, quando acordamos a meio da noite, de forma repetida e geralmente à mesma hora, o nosso corpo - e o espírito - podem estar a tentar alertar-nos para algo que se está a passar e que não processamos conscientemente, porque corpo e mente estão sempre interligados e funcionam em conjunto, ativando mecanismos de autocura quando alguma coisa não está a funcionar bem.

Se acorda ou não consegue adormecer até às 23 horas...

A maioria das pessoas procura deitar-se antes das 23 horas, para conseguir dormir as 8 horas aconselhadas por noite, porque tem de se levantar cedo no dia seguinte. Ainda assim, muitas pessoas vão para a cama mas não conseguem dormir antes das 23 horas. Se é esse o seu caso, pode estar a debater-se com questões interiores que ativam o seu sentido de fuga ou o seu instinto de luta. As pessoas que se deitam por volta das 21.30, das 22 ou das 22.30 mas ficam às voltas na cama, ou precisam de ler ou ver televisão e não conseguem adormecer antes das 23.00 estão geralmente muito envolvidas com os assuntos do dia-a-dia e não conseguem desligar-se deles, ou porque sentem ansiedade em relação ao dia seguinte, ou porque remoem os assuntos sem conseguirem descontrair.

A um nível físico, não conseguir adormecer a esta hora pode indicar problemas nas artérias ou nos vasos sanguíneos, no sistema imunitário ou na tiroide, assim como níveis elevados de stress. Neste período horário, o nosso sistema endócrino procura equilibrar-se e recuperar as enzimas que fazem com que o nosso metabolismo e as hormonas estejam em bom funcionamento. Evite fazer uma refeição pesada ao jantar, jante mais cedo e adquira o hábito de fazer atividades relaxantes, como Meditação ou reiki antes de ir deitar-se, para poder descontrair primeiro e, então sim, dormir bem.

 

Se acorda entre as 23 horas e a 1 da manhã...

Se é daquelas pessoas que consegue deitar-se cedo e adormece facilmente quando cai na cama, mas acorda pouco tempo depois, antes da uma da manhã, saiba que isso pode indicar mágoas e ressentimentos emocionais. Quando nos deitamos magoados, ressentimentos com algo ou alguém, esse sentimento, que tem a forma de energia Yin, toma conta do nosso cérebro. A energia Yin (feminina, passiva) transforma-se em energia Yang (masculina, ativa) ao fim de 24 horas, fazendo-nos reagir, recuperando o nosso amor próprio. Então, se adormecemos com um ressentimento a ocupar a nossa mente, ele pode, na noite seguinte (passadas as 24 horas) fazer-nos acordar, devido à energia intensa Yang que então toma conta de nós. A dificuldade em perdoar alguém, os sentimentos de rancor ou crítica fazem-nos despertar a esta hora.

Se costuma acordar neste período, trabalhe as suas emoções de uma forma positiva e desate bem os nós emocionais com que se encontra, para que eles não tomem conta do seu cérebro.

 

Se acorda entre a 1 e as 3 horas da manhã...

Saiba que a este horário se atribui a desintoxicação e a libertação de toxinas no nosso organismo, sendo um importante período de limpeza e renovação, no qual o fígado está muito ativo. Quando o corpo acorda de forma sistemática a esta hora ele pode estar a chamar a sua atenção para sentimentos de frustração e de raiva, que impedem o corpo de se libertar de tudo aquilo que o prejudica. Procure distanciar-se mais das situações e dos problemas, encare a vida com uma postura mais confiante e positiva, não fique a "remoer" sobre aquilo que não está ao seu alcance controlar e deixe que as energias dentro de si se renovem. A nível físico, evite o consumo de bebidas alcóolicas, para não sobrecarregar o fígado.

 

Se acorda entre as 3 e as 5 horas da manhã...

Neste ciclo de sono o sistema respiratório está a renovar-se, levando mais oxigénio para as suas células. Se acorda dentro deste período, pode estar a dormir num ambiente fechado ou poluído, que está a impedir os seus pulmões de trabalharem em boas condições. Pode, também, atravessar um estado de tristeza ou dor profundas, que importa analisar e resolver. Os sintomas depressivos manifestam-se especialmente neste horário, se começa a acordar sempre a esta hora tenha cuidado pois pode estar a aproximar-se uma depressão. Há quem defenda que este período da noite é o mais usado pelos espíritos para contactar com o mundo dos vivos. Reze uma oração e procure compreender aquilo que estão a tentar dizer-lhe. Não fume no quarto (ou, melhor ainda, não fume!) e areje-o bem.

 

Se acorda entre as 5 e as 7 horas da manhã...

É neste período que o organismo ativa o intestino grosso, para proceder à remoção das toxinas que foram libertadas no início da noite. Quando jantamos muito tarde ou fazemos uma má alimentação é provável que as funções naturais do nosso organismo nos façam acordar para ir à casa de banho. Há, também, pessoas que acordam a esta hora com cãimbras e dores, alertando para tensões. Avalie se as suas emoções não estão a deixá-lo demasiado tenso e a sobrecarregar o seu corpo. Este é também o horário no qual a mente se prepara para o novo dia de trabalho. Se anda com preocupações em relação à sua carreira é possível que desperte antes do despertador tocar...

 

Se acorda entre as 7 e as 9 horas da manhã...

Bom, provavelmente tem um horário de escritório, uma profissão ligada ao ensino ou a qualquer outra área cujas atividades comecem logo pela manhã. Sorria, e seja grato à vida pelo trabalho que tem! :)

 

Atenção! Acordar de vez em quando a meio da noite não é motivo para alarme. Preste atenção aos sinais quando isso acontece todas as noites, de forma repetida, como se fosse um hábito. Por outro lado, lembre-se que quanto mais se angustiar porque está desperto, maior dificuldade terá em retomar o sono. Procure descontrair, mantendo-se de olhos fechados, deitado e às escuras, e ocupe a sua mente com memórias felizes. Pense nas pessoas que lhe são mais queridas ou em episódios da sua vida que lhe trazem sempre boas recordações.

Conheça também:

 

 

 

 

 

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 
 
 
 
Voltar
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.