Terapias

Não se preocupe, faz tudo parte do plano da sua alma

Para além do seu corpo físico, para além do plano material, você é a sua alma. A alma é a energia que dá vida ao seu corpo e que tem um propósito que é superior a tudo o que se passa na sua vida neste momento.

Antes de encarnar, antes de chegar à Terra para viver uma nova vida, a sua alma escolheu o seu corpo, a sua família, o contexto onde devia nascer para poder cumprir melhor a missão que veio realizar. Nos momentos em que lhe parece que a sua vida é injusta ou não consegue compreender por que motivo acontecem determinadas situações ou tem de lidar com algo que nã faz sentido para si, compreender que a sua alma tem um plano superior a cumprir pode fazer toda a diferença para que consiga aceitar e lidar melhor com o que a vida lhe está a apresentar.

                  Bem dentro de si, a sua alma sabe o caminho que tem de seguir.

A vida na Terra é uma aprendizagem constante, encarnamos para aprender, para ensinar, para ajudar e ser ajudados, para crescer e, deste modo, evoluir. 

A nossa evolução espiritual expande a nossa consciência e, desse modo, expande a energia universal, isto é, o próprio Universo. 

Nem sempre é fácil sentirmo-nos motivados para sair da cama e cumprir as exigências do nosso dia-a-dia; no entanto, a nossa alma sente-se sempre empenhada para cumprir a sua aprendizagem, e sabe que todos os desafios e dificuldades que enfrentamos são preciosas oportunidades de crescimento, que não só nos ajudam a compreender melhor quem somos como nos tornam melhores e mais fortes.

Existem outras dimensões para além do plano físico. No plano espiritual, as almas estão todas ligadas e estão ligadas a tudo o que existe. É por isso que todos nós, seres humanos, contemos dentro de nós a energia do Universo ou, se assim quisermos chamar-lhe, a Centelha Divina. 

             Vimos à Terra para viver a nossa individualidade, para saber quem somos. 

As experiências que vivemos na Terra são muito importantes porque são elas que nos permitem aprender. Ainda que sejam dolorosas, difíceis de enfrentar e de compreender, a nossa alma sabe que elas são temporárias. 

                                       Tudo o que vivemos na Terra é transitório.

Quando deixamos a vida na Terra e regressamos ao plano espiritual, a alma sabe que tudo volta a estar em paz, e que voltamos a sentir-nos em profunda comunhão com o Universo. 

 

Antes que isso aconteça, porém, a alma tem de realizar as suas importantes aprendizagens e tem de viver o oposto daquilo que conhece para poder alcançar um estado de equilíbrio e para poder estar completa. 

- Para expandir a nossa consciência, para crescer e para compreender a nossa individualidade precisamos de viver a dualidade.

Somos feitos de amor puro. Vimos à Terra experimentar a falta de amor para nos obrigar a aprender a encontrá-lo e a torná-lo mais forte, maior.

                     O amor é A grande lição que vimos aprender na Terra, mas há outras. 

Quando a alma encarna, ela sabe exatamente que lições deseja aprender nessa vida. Estabelece acordos com outras almas e decide que irá encontrar-se com elas na Terra para viver os desafios que lhe irão ensinar essas importantes lições. 

                                            Veja aqui O que é o Contrato de Alma

Antes de encarnar, a alma decide que lições vai viver e a família em que vai nascer, pois o contexto em que nasce tem um papel muito importante na vida que irá viver. 

A alma é feita de energia pura e, por isso, traça planos ambiciosos, que muitas vezes nos deixam exaustos, porque a vida na Terra pode ser muito esgotante. 

Embora a sua alma tenha um plano traçado antes de encarnar, o livre arbítrio e as escolhas que fazemos ao longo do caminho modelam esse plano, podendo alterá-lo. Por isso, não há um "guião" definido; apesar disso, há certos "destinos" que teremos de cumprir, de uma forma ou de outra.

Os pormenores relacionados com a forma como vamos cumprir o nosso plano ainda não estão decididos quando vimos à Terra, mas a nossa energia espiritual - a marca que distingue cada alma de todas as outras - já lá está, contendo em si as possibilidades que a sua vida lhe pode trazer.

Cada um de nós tem a sua própria montanha para subir e, embora haja milhares de caminhos e oportunidades nesta montanha, o destino é sempre o mesmo. A vista que nos espera é única para cada um de nós.

Para a nossa alma, não são os acontecimentos da nossa vida que são importantes, mas sim aquilo que eles nos trazem e o que desperta, em nós. A forma como lidamos com o que nos acontece é o que realmente importa. É isso que nos faz crescer e evoluir.

Estamos constantemente a ser ensinados a voltar a um estado de amor puro, mas a nossa viagem é sempre diferente, de acordo com o que a nossa alma quer aprender em cada vida. De um ponto de vista humano, é cruel pensar que uma alma escolhe sofrer atrocidades e desgraças para crescer. Porém, se assumirmos a perspetiva da alma, não há um juízo de valor. As experiências mais dramáticas e mais intensas podem fazer parte de algo que é superior a nós. Tudo, absolutamente tudo, o que cada um de nós faz na vida cria um efeito na energia universal. Aquilo que você supera ou enfrenta pode ser uma dádiva que a sua alma está a oferecer ao Mundo e às outras almas. Pode estar a sacrificar-se pelos outros como, noutro momento, outros também se sacrificam por si, num plano espiritual. Nenhuma lição é desperdiçada. Nenhum sofrimento é em vão. Nada acontece por acaso.

Não é fácil conhecer o plano da nossa alma, porque não compete à mente consciente ter acesso a ele, mas podemos ter pistas importantes a seu respeito, pois o Universo envia-nos sinais constantes e provas recorrentes.

 

Pistas importantes sobre o plano da sua alma:

- A família onde nasceu, o seu papel na família

- Os sentimentos e emoções que associa à sua infância

- Aquilo que sempre o atraiu, a(s) cultura(s) que sempre quis visitar

- Os talentos naturais com que nasceu

- As suas paixões - representam aquilo que dá força à energia da sua alma

- Os pontos de viragem na sua vida até aqui, os acontecimentos mais importantes - indicam pontos importantes no seu plano de alma, mostrando-lhe quando "subiu de nível" na sua evolução espiritual ou progrediu na sua aprendizagem. Os temas que surgiram de forma recorrente em cada um desses momentos mostram-lhe melhor o padrão que subjaz ao seu plano de alma.

- Os assuntos e temas que se repetem na sua vida - eles são o maior indicador das lições que a sua alma veio aprender.

- Doenças que enfrentou, doenças crónicas e problemas de saúde fazem parte do seu plano de alma.

- O tipo de pessoas que geralmente o atrai - as pessoas que escolhe ter à sua volta e as pessoas com quem sente uma maior conexão energética estão ligadas àquilo que a sua alma veio alcançar.

- As pessoas com quem tem dificuldade em entender-se - as pessoas com quem temos maiores dificuldades de relacionamento são os nossos professores mais importantes.
- As aprendizagens, os temas e assuntos que nos atraem...

Ao ter consciência dos padrões que se repetem na nossa vida e das "linhas-mestras" que têm estado sempre presentes é mais fácil compreender o plano da nossa alma e, a partir daí, perspetivar aquilo que nos acontece e enquadrar cada situação em função de um plano superior.


Ainda assim, importa lembrar que não faz parte da nossa função (nem do nosso plano!) ter consciência dele nem conhecer os seus pormenores. Estamos aqui para viver cada experiência no momento presente, pois apenas dessa forma podemos aprender e partilhar os nossos dons com os outros. É importante lembrar-se que uma parte de si conhece o seu plano superior: confie na sua alma, entregue-se ao que ela decidiu para si. 

Se a sua vida lhe está a pedir paciência, coragem, força, determinação... se enfrenta dificuldades, se tem de superar provas duras... lembre-se que está a caminhar de volta à fonte primordial de amor, de onde viemos e à qual retornamos. Seja o que for que você fizer na sua vida é indispensável ao Universo. E nunca, nunca, está sozinho. É do amor que nasceu. É no amor profundo e perfeito que a sua alma vive.

Veja também:

Voltar
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.