Astrologia

Introdução à Astrologia: As Casas Astrológicas

O Mapa Astral tem sempre a forma de um círculo, dividido em 12 partes, nas quais se encontram espalhados os símbolos dos planetas. Esse círculo chama-se Roda Astrológica, um sistema convencionado para enquadrar o Mapa Astral, e cada uma das suas divisões refere-se às 12 Casas Astrológicas - as áreas da nossa vida.

As casas são divisões imaginárias do Céu, designadas pelos astrólogos antigos para criar "o esqueleto" sobre o qual se encontram os planetas distribuídos no Mapa Astral, e dizem respeito às áreas da vida onde as energias são vividas.

As Casas são muito importantes na leitura de um Mapa Astral porque elas mostram a forma como a energia se expressa nessa pessoa. Por exemplo, se tivermos Mercúrio na Casa II a nossa inteligência é posta ao serviço da nossa vida financeira, mas se tivermos Mercúrio na Casa V a nossa inteligência trabalha em prol da criatividade e da expressão artística, mesmo que não ganhemos muito dinheiro com isso!

A Casa onde um planeta se encontra determina a forma como a energia dele se manifesta.

Casa 1 ou Ascendente - A nossa forma de nos mostrarmos ao Mundo, a expressão do eu, auto-expressão, individualidade, a aparência, a vitalidade, o temperamento, a constituição física, o poder de afirmação.

CASA 2 - Os nossos valores (materiais, morais etc.). Atitude em relação à segurança.

Maneira de lidar com os bens materiais e com os sentimentos.

CASA 3 - Atitude mental, ambiente, educação básica, pequenas viagens, transportes, irmãos. A forma de discurso.

CASA 4 ou Fundo do Céu - Lar, raízes, família, origens, vida doméstica, a necessidade de sentir segurança, forma de ver os pais, intimidade. Tradicionalmente ligada ao pai.

CASA 5 - Casa da identidade, auto-expressão, atitude perante a procriação, filhos, crianças. Prazer e romances, jogos e especulações, criatividade.

CASA 6 - Saúde, exercício, dietas e higiene. Hábitos, passatempos, rotinas, disciplina e sistematização. Trabalhos do quotidiano.

CASA 7 ou Descendente - Relacionamentos e casamentos. Parcerias e sociedades. A nossa necessidade básica de nos relacionarmos.

CASA 8 - Os enigmas da vida, tabus e transgressões. As experiências-limite, morte e renascimento, transformações, capacidade de regeneração, experiências profundas de sexualidade, crises sobre o sentido da vida. Heranças.

CASA 9 - A expansão dos horizontes através de viagens interiores e exteriores, estrangeiro, busca de sentido na vida, propósito, filosofia, religião, fé, ideais, sonhos e espiritualidade.

CASA 10 - Carreira, vocação e profissão, vida social, posição social, fama e aspirações.

CASA 11 - Os amigos, as experiências de amizade e de grupos, espírito de equipa, afinidades.

CASA 12 - Experiências transcendentais, misticismo, transe, purificação, sacrifício, isolamento do Mundo. Segredos e inimigos clandestinos. Isolamentos voluntários ou isolamentos involuntários (hospital, prisão).     

 

Lembre-se que:

Os planetas são energias puras.

Os signos são as características das energias.

E as casas são as áreas em que essas energias são vividas.

Introdução à Astrologia - As caraterísticas dos signos - clique aqui

Introdução à Astrologia - Os planetas - clique aqui

Introdução à Astrologia - Os símbolos e principais Elementos do Mapa Astral

Veja também:

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

Voltar

Também poderá gostar de ler

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.