Astrologia

Introdução à Astrologia - As caraterísticas dos signos

A Astrologia faz parte dos nossos dias, é amplamente divulgada, e quase todas as pessoas, mesmo as mais cépticas, sabem pelo menos qual é o seu signo e conhecem algumas das suas características. De facto, este foi provavelmente o primeiro método divinatório usado pelo Homem, que desde as mais antigas civilizações começou a observar o céu e o movimento dos corpos celestes em busca de respostas para as questões que o inquietavam.

O estudo astrológico baseia-se na posição que os planetas ocupam no céu e nos seus movimentos pelo Cosmos, assim como nas relações que vão estabelecendo entre si à medida que se movem. Assim, a Astrologia é especialmente útil para prever o futuro de uma situação ou de uma pessoa, analisando o mapa do seu nascimento e a sua evolução ao longo do tempo, assim como a sua relação com os movimentos planetários do momento presente.

Embora a Astrologia não seja utilizada da mesma forma que outros métodos de adivinhação, como o Tarot, por exemplo, que são mais directos, ela indica a forma como é mais provável a pessoa reagir perante as situações e os ambientes onde se encontra ao longo da vida, quais as suas qualidades e fragilidades com que terá de aprender a lidar. Ao estar em posse deste conhecimento torna-se mais fácil compreender-se a si próprio e aos que o rodeiam. A Astrologia é especialmente útil para conhecer a nossa cara-metade, pois ajuda-nos a compreender a personalidade das pessoas que amamos, por mais diferentes que sejam de nós.

 

Para usar a Astrologia como método de adivinhação, deverá começar por conhecer as características principais dos doze signos do Zodíaco.

 

Os signos do Zodíaco

Quase toda a gente conhece o seu signo. O que nem toda a gente sabe é que quando dizemos “signo” nos estamos a referir ao “signo solar” – isto é, o signo em que estava o Sol no momento em que essa pessoa nasceu.

 

CARNEIRO

O Carneiro é um signo de Fogo, que representa a força, a coragem e a determinação. As pessoas nascidas sob a influência deste elemento são impacientes, honestas, optimistas e dotadas de uma enorme vitalidade.

É frequente os nativos dos signos deste elemento (Carneiro, Leão e Sagitário) sentirem-se atraídos por pessoas nascidas sob a influência do elemento Ar (Gémeos, Balança e Aquário), porque os primeiros têm a capacidade de colocar em prática as ideias dos segundos, assim como o vento tem a capacidade de atear o fogo.

Energia - Fogo, cardinal, regido por Marte. 

ACÇÃO - EU INICIO

Características positivas: aventureiro, enérgico, pioneiro, corajoso, entusiasta, confiante, dinâmico.

Características negativas: egoísta, explosivo, impulsivo, impaciente, imprudente.

Palavras-chave: assertivo, urgente, imediato.

 

TOURO

O Touro é um signo de Terra, que representa a concentração, a racionalidade e a inteligência prática. Desenvolve a paciência, a passividade e a auto-disciplina. Os nativos de signos de Terra têm muita força de vontade e perseguem os seus objectivos até os conseguirem alcançar. Estes nativos são, normalmente, trabalhadores, competentes e obstinados.

As pessoas nascidas sob a influência do elemento Terra (Touro, Virgem e Capricórnio) são práticas, ágeis e cautelosas e costumam sentir-se atraídas por nativos de signos de água (Caranguejo, Escorpião e Peixes) que os compreendem e mimam. Com a sua ajuda é possível desenvolver o sector emocional e intuitivo.

Energia - Terra, fixo, regido por Vénus.

ESTABILIDADE - EU VALORIZO

Características positivas - Paciente, fiável, amoroso, persistente, determinado.

Características negativas - Possessivo, ciumento, ressentido, comodista.

Palavras-chave - Posse, permanente.

 

GÉMEOS

Os nativos de Gémeos são sensíveis, divertidos e extremamente comunicativos. Gostam muito de viajar, de conhecer novas pessoas e culturas, pois a comunicação é um dos seus pontos fortes. De natureza curiosa e inquieta, só ficam satisfeitos quando todas as suas questões são respondidas. Amantes da liberdade, detestam assumir compromissos e cumprir horários. Por vezes agem de maneira contraditória, o que pode ser explicado pela dualidade própria do seu signo.

É mais compatível com nativos do Elemento Ar – Balança, Gémeos, Aquário – e do Elemento Fogo – Leão, Carneiro, Sagitário. Tem maiores dificuldades de entendimento com nativos de Terra – Touro, Virgem, Capricórnio.

Energia - Ar, mutável, regido por Mercúrio.

VERSATILIDADE - EU COMUNICO, EU APRENDO.

Características positivas - adaptável, versátil, comunicativo, espirituoso, intelectual, eloquente, jovial, vivo e curioso.

Características negativas - Nervoso, tenso, superficial, inconsistente

Palavras-chave - Comunicativo, versátil, inquieto.

 

CARANGUEJO

Os nativos de Caranguejo são sensíveis, vulneráveis e carinhosos. De temperamento instável, mudam de humor com uma facilidade extraordinária, facto explicado pelo seu astro regente ser a Lua. Têm uma imaginação muito forte e uma grande facilidade em trabalhar em profissões que envolvam o lado criativo. Quando têm filhos, são muito dedicados e capazes dos maiores sacrifícios para os ver felizes. Estes nativos protegem as suas famílias com todas as forças e estão sempre presentes nos momentos mais importantes, apoiando e reconfortando aqueles que amam. Quando têm filhos são dedicados e preocupados com o bem-estar dos seus entes queridos.

São mais compatíveis com nativos de signos de Água – Escorpião e Peixes são os parceiros ideais. Dão-se bem com nativos de Elemento Terra: Touro, Virgem e Capricórnio. Podem ter dificuldades de relacionamento com nativos dos signos Carneiro, Leão e Sagitário, pois a Água e o Fogo não são uma combinação fácil.

Energia - Água, cardinal, regido pela Lua.

DEDICAÇÃO - EU SINTO

Características positivas - emocional, simpático, empático, intuitivo, imaginativo, perspicaz, cauteloso, protector.

Características negativas - Instável, demasiado emocional, melindroso, possessivo.

Palavras-chave - protector, sensível, com mudanças de humor.

 

LEÃO

Os nativos de Leão são simpáticos, extrovertidos e divertidos. Como é característico do elemento Fogo, são optimistas e generosos. Activos e dinâmicos, possuem um espírito inato de liderança. De personalidade forte e um pouco egocêntrica, gostam de ser sempre notados, o que de facto acontece, uma vez que parecem possuir o brilho do Sol, seu astro regente. A expressividade e a expansividade são duas características marcantes da sua personalidade e por isso estão sempre rodeados de amigos com quem podem sempre contar.

São mais compatíveis com nativos do Elemento Fogo – Carneiro, Sagitário e outros nativos de Leão – mas também se dão bem com nativos de Elemento Ar: Gémeos, Balança, Aquário. São menos compatíveis com Caranguejo, Escorpião e Peixes (Elemento Água).

Energia - Fogo,  fixo, regido pelo Sol. 

IRRADIAÇÃO - EU SOU.

Características positivas - Generoso, criativo, entusiasta, expansivo, fiel.

Características negativas – Vaidoso, autoritário, intolerante, dramático.

Palavras-chave - carisma, brilho, generosidade.

 

VIRGEM

Os nativos de Virgem são práticos, inteligentes, perspicazes e extremamente organizados. De temperamento racional, valorizam a sua vida profissional e dedicam-lhe grande parte do seu tempo. Como são perfeccionistas, tudo o que fazem é bem feito e nunca ninguém tem nada a apontar ao seu trabalho, no entanto, nas raras vezes em que são repreendidos ficam magoados consigo próprios porque não corresponderam às suas próprias expectativas. Não deixam nada ao acaso, nem os mais pequenos pormenores são esquecidos, e detestam a desorganização, a desarrumação e a falta de pontualidade.

As pessoas nascidas sob o signo Virgem costumam sentir-se atraídas por nativos de signos de Água - Caranguejo, Escorpião e Peixes. Dão bem com outros nativos de Elemento Terra (Touro e Capricórnio), sendo mais difícil manter a harmonia com signos de Elemento Ar – Gémeos, Balança e Aquário.

Energia - Terra , mutável, regido por Mercúrio.

SERVIÇO - EU ANALISO.

Características positivas - Modesto, tímido, meticuloso, prático, fiável, diligente, inteligente, analítico.

Características negativas - meticuloso, preocupado, crítico, áspero, perfeccionista, conservador.

Palavras-chave - crítico, analítico.

 

BALANÇA

Os nativos de Balança são pessoas muito afáveis e que espalham charme por onde passam. Apreciam tudo o que é bonito e dão grande importância ao que vestem e ao que comem. O gosto por peças de arte constitui um dos seus maiores interesses.

Além de serem muito mediadores, defendem até às últimas consequências aquilo em que acreditam, mas são porém muito justos e leais, não se deixando enganar pelas falsas aparências. Sabem reconhecer quando não têm razão e como são extremamente equilibrados estão sempre rodeados de bons amigos.

Os nativos de Balança encontram nos nativos de Gémeos e Aquário companheiros para toda a vida. Dão-se bem com nativos dos signos Carneiro, Leão e Sagitário. Nem sempre encontram a harmonia com Touro, Virgem ou Capricórnio.

Energia - Ar, cardinal, regido por Vénus

EQUILIBRIO - EU RELACIONO-ME COM O OUTRO.

Características positivas - Diplomata, urbano, romântico, encantador, adaptável, sociável, idealista, pacífico.

Características negativas - Indeciso, variável, crédulo, comodista, facilmente influenciável, fútil.

Palavras-chave - Harmonia, simpatia.

 

ESCORPIÃO

Os nativos de Escorpião são pessoas muito determinadas, inteligentes, perspicazes e possessivas. Embora sejam regidos pelo elemento Água, mostram uma personalidade impetuosa e forte. Os nativos deste signo possuem uma posição bastante vincada perante a vida. São muito directos e verdadeiros na forma como expressam os seus pontos de vista. Por vezes, chegam a ser hostis com a excessiva frontalidade, manifestando alguma intolerância e arrogância.

Escorpião é mais compatível com nativos do seu Elemento – Caranguejo e Peixes – que o compreendem como ninguém. Sentem uma forte atracção por nativos de signos de Terra – Touro, Virgem e Capricórnio – com quem podem viver momentos de forte paixão e construir uma sólida relação. São menos compatíveis com Carneiro, Leão e Sagitário.

Energia - Água, fixo, regido por Plutão. 

PODER DE TRANSFORMAÇÃO - EU DESEJO

Características positivas - Poderoso, apaixonado, profundo, vigoroso, magnético, emocional, intuitivo, intenso.

Características negativas - Ciumento, ressentido, compulsivo, obsessivo, secreto, obstinado.

Palavras-chave - Intensamente, apaixonadamente, ciúme.

 

SAGITÁRIO

Os nativos de Sagitário são optimistas, bem-dispostos, honestos e extravagantes. São tolerantes e despreocupados, pelo que é muito fácil trabalhar ou relacionar-se com estes nativos. Adoram viajar, e por isso estão sempre de malas feitas, à espera de uma nova oportunidade de alargar os seus horizontes, aliás isto é o que os move, porque, como possuem um espírito curioso e aventureiro, estão sempre em busca de novas aprendizagens e experiências de vida. Gostam da liberdade e por isso têm uma certa dificuldade em assumir compromissos sérios. São uma verdadeira força da Natureza.

Os signos mais compatíveis com Sagitário são Carneiro, Leão (Elemento Fogo), Gémeos, Balança e Aquário (Elemento Ar). É mais difícil para os nativos deste signo terem um bom entendimento com Caranguejo, Escorpião e Peixes.

Energia - Fogo, Mutável, regido por Júpiter.

OPTIMISMO - EU VEJO.

Características positivas - Optimista, amante da liberdade, jovial, bem-humorado, honesto, directo, intelectual, filósofo, generoso.

Características negativas - Cegamente optimista, descuidado, irresponsável, agitado, sem tacto.

Palavras-chave - Filosófico, livre, descontraído, aventureiro.

 

CAPRICÓRNIO

Os nativos deste signo são pessoas práticas, ambiciosas e determinadas e que têm uma personalidade pouco aberta a mudanças. Esforçam-se por aquilo que pretendem alcançar e não desistem dos objectivos a que se propõem. Nem sempre aquilo em que se aplicam é fácil, mas têm uma grande capacidade de dar a volta por cima ás situações, derrubam os obstáculos com garra e coragem. São muito persistentes e sabem perfeitamente aquilo que querem alcançar e até onde querem chegar. Por outro lado, são muito sinceros e generosos, mas não expressam com facilidade o que sentem, chegando ao ponto de serem vistos como um pouco insensíveis.

Os melhores signos para se relacionarem com Capricórnio são Touro e Virgem que, pertencendo ao mesmo Elemento, lhe dão toda a segurança e estabilidade de que este precisa. Com Caranguejo, Escorpião e Peixes existem boas possibilidades de cumplicidade e romance. Gémeos, Balança e Aquário são desafios que nem sempre são fáceis de superar.

Energia - Terra, Cardinal, regido por Saturno.

AMBIÇÃO - EU REALIZO.

Características positivas – Prático, prudente, ambicioso, conservador, disciplinado, paciente, cuidadoso, reservado.

Características negativas - Pessimista, ambicioso, fatalista, convencional, rígido.

Palavras-chave - Prudente, ambicioso.

 

AQUÁRIO

Os nativos deste signo são pessoas de natureza optimista, que se distinguem pela forma independente como vivem a vida e pela sua criatividade. Apreciam o debate de assuntos e ideias com pessoas inteligentes e capazes de conduzir uma conversa cabal e sofisticada. O contacto com a Natureza é algo que lhes suscita muito interesse e como são amantes da liberdade, tendem a ornamentar o mundo com o seu espírito rebelde e aventureiro. Preocupados com as causas humanitárias, não hesitam em ajudar quem se encontre em dificuldades.

Aquário é mais compatível com Gémeos e Balança. Sendo também signos do Elemento Ar, compreendem a sua essência como ninguém e partilham a mesma forma de estar na vida. Com Carneiro, Leão e Sagitário, a paixão é uma constante. Com Touro, Virgem e Capricórnio o entendimento é mais difícil.

Energia - Ar, fixo, regido por Úrano.

INTUIÇÃO - EU SOU DIFERENTE

Características positivas – Amigável, humanitário, honesto, leal, original, inventivo, independente, intelectual.

Características negativas – Excêntrico, imprevisível, não emocional, desligado.

Palavras-chave – Independente, humanitário.

 

PEIXES

Os nativos deste signo são pessoas com grande capacidade intuitiva, são afectivos e sensíveis ao que os rodeia. Preocupam-se mais com a felicidade dos outros em detrimento do seu próprio bem-estar. Gostam de ser correspondidos no amor e não criam malquerença a ninguém. Por amor são capazes de tudo e raramente contrariam a vontade de quem gostam. São simpáticos, compreensivos e muito tolerantes, mantém a calma em todas as situações e nunca se exaltam com quem os rodeia.

Os signos mais compatíveis para Peixes são Caranguejo e Escorpião, que pertencem também ao Elemento Água. Com nativos do signo Terra – Touro, Virgem, Capricórnio – existem boas possibilidades de desenvolver uma relação. É mais fácil entenderem-se com nativos do Elemento Fogo: Carneiro, Leão, Sagitário.

Energia - Água, mutável, regido por Neptuno.

INSPIRAÇÃO - Eu sonho

Características positivas – Imaginativos, sensíveis, compassivos, amáveis, altruístas, intuitivos, empáticos.

Características negativas – Escapistas, idealistas, secretos, vagos, influenciáveis.

Palavras-chave – Nebuloso, impressionável.

 

Agora que já conhece as características principais de cada um dos 12 signos… divirta-se a tentar identificá-las nas pessoas que conhece! Vai ficar surpreendido com os resultados!

Quando conhecer as características gerais de cada signo, as tendências principais da sua personalidade e as principais compatibilidades astrológicas será mais fácil para si prever o futuro de uma relação amorosa, descobrir como deve lidar melhor com o seu chefe e os seus colegas de trabalho e saber se poderá ser bem sucedido numa determinada função. A Astrologia não é determinista, deve ser usada como uma ferramenta de auto-conhecimento que ajuda a compreender melhor as suas acções e as dos outros, tornando mais fácil escolher o caminho a seguir.

 

Apesar de o signo solar ser o elemento mais divulgado a nível astrológico, para poder fazer uma análise completa à personalidade de um indivíduo através da Astrologia é preciso analisar o mapa astral - o “retrato” do Céu no momento do nascimento, onde são indicadas as posições dos planetas nos signos e nas casas astrológicas e as relações que eles estabelecem entre si, e a que se chama aspectos astrológicos, tendo em especial consideração não só o signo solar mas também o Ascendente e o signo lunar. Peça o seu mapa astral através do e-mail [email protected] ou da página Maria Helena no Facebook.

Veja também:

 

 

 

 

 

 


Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 
Voltar

Também poderá gostar de ler

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.