Terapias

Descubra os poderes do alecrim

Descubra os poderes do alecrim

Originário da Europa Central, o alecrim é conhecido desde o século XVII. Em Portugal encontra-se sobretudo no litoral, em charnecas e pinhais do Centro e Sul do País.

rosmaninus-officinalis-alecrim.jpg

Rosmarinus officinalis

Descrição científica

Originário da Europa Central, o alecrim é conhecido desde o século XVII. Em Portugal encontra-se sobretudo no litoral, em charnecas e pinhais do Centro e Sul do País.

Esta planta caracteriza-se pelos seus caules lenhosos e pelas suas folhas estreitas, com bordos enrolados e persistentes, assim como pelas suas flores azuis-claras e esbranquiçadas, que florescem durante todo o ano. A sua altura varia entre 0,50 cm e 1,50 cm. É composto por óleos essenciais, ácidos orgânicos, heterósidos, saponósidos e colina.

O alecrim destaca-se pelo seu sabor aromático, que faz com que seja utilizado na comida como erva aromática, e pelo seu cheiro a incenso e cânfora.

 

Doenças que ajuda a tratar

O alecrim possui um efeito benéfico sobre o sistema nervoso, combatendo a fraqueza geral do organismo, fortalecendo a memória e a capacidade de concentração. Ajuda também a aumentar a auto-confiança e a elevar o ânimo. O vinho feito com alecrim macerado favorece a reabilitação em situações de convalescença.

Enxaquecas: Tomar uma chávena de chá de alecrim e descansar num local escuro.

Impotência: Tomar duas colheres de sopa de vinho de alecrim e salva antes do jantar. Vinho de alecrim e salva: deitar 30 g. de folhas frescas de alecrim e 20 g. de salva num litro de vinho tinto, acrescentar uma colher de mel e aquecer em banho-maria durante 15 minutos. Depois de arrefecer, coar e guardar numa garrafa escura.

Espasmos e desequilíbrio do sistema nervoso: Beber duas chávenas de infusão de alecrim por dia. Para fazer a infusão, deitar 20 g. de sumidades floridas num litro de água a ferver e deixar em infusão durante 20 minutos.

 

Métodos de uso:

Banho revigorante de alecrim: misturar 185 g. de alecrim, 185 g. de alfazema e 185 g. de menta. Deixar em infusão em água fervente durante alguns minutos. Retirar do lume e misturar na água do banho de imersão. Este banho ajuda a tonificar e a estimular todo o corpo.

 

Chá de alecrim: deixar 20 g. de sumidades floridas num litro de água a ferver e deixar em infusão durante 10 minutos. Tomar 2 chávenas deste chá por dia ajuda a combater situações de depressão, ajuda a melhorar a memória e também é benéfico para ajudar no tratamento da frigidez.

 

Banho de Alecrim para tratamento de pernas inchadas: juntar 60 g. de folhas em 3 l de água com 20 g. de sal grosso. Deixar ferver por 10 minutos e coar. Fazer um banho tépido de 10 minutos com este chá, passando as pernas de seguida por água fria. É aconselhável que, de seguida, se deite durante meia hora pelo menos, com as pernas ligeiramente elevadas.

 

Tintura de Alecrim e salva: macerar, durante 15 dias, 20 g. de sumidades floridas de alecrim e 20 g. de sumidades floridas de salva em 0,5 l de álcool. Esta tintura é benéfica no tratamento de entorses.

 

Compressas de Alecrim para aliviar um torcicolo: deitar 50 g. de alecrim num litro de água, ferver 15 minutos e coar. Embeber compressas neste preparado, aplicar sobre a zona afectada e cobrir com um xaile de lã. Deixar repousar durante algum tempo, aplicar duas vezes ao dia.

 

Ajuda a prevenir…

O alecrim é benéfico no tratamento e prevenção da asma, astenia, colesterol, das doenças do coração e do fígado.

Usado na composição de tónicos capilares ajuda a evitar a queda do cabelo.

O chá de alecrim activa a circulação sanguínea, ajudando na prevenção da celulite.

 

Histórias e Lendas da Planta

O alecrim está associado a uma bela lenda que conta que, quando Maria fugiu para o Egipto com o Menino Jesus, todas as flores se abriram esplendorosas para deixar passar o ilustre Salvador. O alecrim, no entanto, por não ter pétalas que pudesse abrir, entristeceu por não poder honrar o Menino.

Mas quando Maria parou para dar de mamar ao menino e lavar as suas roupinhas enquanto ele dormia, foi à sombra de um alecrim que se sentou para lhe dar de mamar. Como precisava de um sitio onde estender as roupas, e como as restantes plantas eram ou muito altas ou muito frágeis para suportarem o seu peso, estendeu-as sobre um alecrim. Como agradecimento à planta, Maria disse: “A partir de hoje as tuas flores serão azuis como o meu manto, e os teus ramos serão perfumados como as roupas do meu Menino”. Desde então, o alecrim é venerado como uma planta aromática, que tem o poder de exaltar o ânimo e elevar o espírito.

 

                                     

Uma outra história conta que a rainha Isabel da Hungria, uma mulher nos seus setenta anos que estava muito doente e fragilizada, recuperou o vigor e a animosidade graças ao efeito benéfico dos banhos de alecrim que tomava, e que eram preparados com alcoolatos de alfazema, alecrim e poejo.

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 

Voltar
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.