Rituais

Aprenda a adivinhar o futuro com o oráculo das Runas

Mágicas e proféticas, as Runas fazem parte da tradição cultural dos Vikings e são um antigo código de mensagens, derivado de figuras formadas a partir da junção de pequenos pedaços de madeira. As Runas eram usadas de três formas distintas: como oráculo, para transmitir mensagens escritas e como conhecimento xamanístico.

O historiador romano Caio Cornelius Tacitus conta que o Imperador Júlio César, ao interrogar prisioneiros Vikings ficou espantado quando descobriu que, entre este povo, eram as mulheres que consultavam o oráculo das Runas e quem decidia sobre o melhor momento de iniciar uma guerra ou o tratamento a ser infligido aos prisioneiros.

Segundo o mitologia nórdica, as Runas foram encontradas por Odin, o maior dos deuses escandinavos, que as divulgou entre o seu povo como símbolos de sabedoria e do conhecimento de todos os mistérios dos deuses e dos homens.

A palavra Runa significa secreto e era empregada para indicar um sonho misterioso ou uma doutrina oculta.

Alguns povos do continente europeu, antes de aprenderem os caracteres romanos, para comunicar entre si usavam os chamados glifos, que compunham a escrita alfabética Futhark, que deu origem às Runas. Desde o seu aparecimento, as Runas adquiriram uma função ritualística na adivinhação e na magia. Todos os aspectos da vida quotidiana dos povos escandinavos, do mais simples ao mais sagrado, eram regidos pelos mestres das Runas.

Os símbolos eram gravados em amuletos, taças, espadas, soleiras e navios, evocando as forças divinas que concediam proteção e auxílio. Estes povos acreditavam que o seu poder mágico lhes garantiria a fartura das colheitas, um clima favorável e a cura das doenças.

Durante cinco séculos, no Reino Unido foi usado o alfabeto rúnico composto por 33 letras, e ainda existem em Inglaterra inscrições em pedras com esses caracteres. A mais antiga delas é um pequeno cofre feito de ossos de baleia, de 700 d.C.

A expansão do Cristianismo ao Ocidente travou a construção de monumentos dedicados aos deusas escandinavos, e as runas acabaram por ser banidas e esquecidas ao longo de mais de 300 anos. Mas esta tradição oracular não se perdeu no tempo, tendo renascido como um dos mais requisitados oráculos do Ocidente.

Como consultar as Runas

Para aprender a consultar as Runas escolha-as de acordo com a sua intuição. Não se esqueça que o material de que são feitas deve ser natural, em madeira ou pedra, evitando o plástico. Deve ter um saco feito também em material natural como lã, algodão ou linho, para guardar as suas Runas.

Pode comprar Runas já feitas ou construir o seu próprio oráculo, escolhendo 25 pedras idênticas em tamanho e formato. Pode fazer as suas Runas de madeira, com 25 pedaços idênticos ou 25 círculos de madeira, ou com 25 cristais de quartzo transparente, de quartzo rosa, de ametista ou de ágata (ou de qualquer outro cristal da sua preferência).

Depois, com uma caneta de tinta permanente ou de acetato escreva uma letra do alfabeto nórdico em cada runa. Deixe uma runa em branco. Deve guardar as suas runas sempre no saquinho específico para esse efeito.

Na seguinte figura encontra o nome de cada runa e a forma como se pronuncia. Escreva apenas a letra nas runas.

 

Escolher o espaço

À semelhança do Tarot ou de outras artes divinatórias, antes de iniciar a consulta deste oráculo deve criar um espaço apropriado para o efeito, onde tenha a certeza de que a sua concentração não será perturbada, para que a sua intuição possa fluir livremente. Prepare uma mesa com uma toalha fabricada num material natural como algodão ou linho e evite usar materiais sintéticos. 

Sente-se confortavelmente no local onde vai lançar as suas Runas, inspire e expire suavemente até relaxar a sua mente e peça orientação ao Deus Odin.

 

Formular a pergunta

Formule a pergunta de forma clara e objetiva. Evite fazer duas perguntas numa só frase (Ex: “Devo continuar no mesmo emprego ou devo mudar para outro?”). Faça a pergunta sempre pela positiva e nunca utilize a palavra "não", por exemplo, "devo aceitar o emprego?" é uma pergunta válida (em vez de "não devo aceitar o emprego?"). Cada pergunta deve referir-se a apenas um assunto.

 

Lançar as Runas

Segundo os mestres, e como referi anteriormente, antes de iniciar uma consulta ao oráculo das Runas, o consultante deve fazer uma invocação a Odin para manter afastados os espíritos maléficos. Sente-se num local calmo e sossegado, longe do ruído. Se desejar pode acender uma vela e um incenso. Inspire e expire calmamente e quando se sentir completamente relaxado, invoque o deus Odin com as seguintes palavras: "Grande Deus Odin, com a tua sabedoria, guia a minha mão!"

Lançamento das 3 Runas:

Uma das formas oraculares mais simples de utilizar as Runas é o lançamento das 3 pedras. Este lançamento é o mais indicado quando se deseja obter respostas sim/ não.

Com as pedras dentro do saquinho, mexa para as misturar e pense na pergunta que deseja fazer. Retire 3 pedras de dentro do saco e coloque-as sobre a mesa exatamente como as retirou. Para conhecer a resposta verifique se as runas estão na posição normal ou, pelo contrário, invertida (de cabeça para baixo).

- Sim: Quando a pedra cai na posição normal.

- Não: Quando a pedra cai na posição invertida (de cabeça para baixo). 

Resultado

- 3 pedras lançadas na posição normal, representam um sim "absoluto".

- 2 pedras lançadas na posição normal e 1 na posição invertida, representam um sim, mas com alguns obstáculos. 

- 2 pedras lançadas na posição invertida, e 1 na posição normal representam um sim muito remoto. 

- 3 pedras lançadas na posição invertida, representam um não. 

- A Runa branca simboliza o Deus Odin, é a pedra do carma e para este lançamento conta como um sim, pois não tem posição invertida. As Runas que não têm posição invertida contam como um sim.

 

Lançamento da Roda Rúnica

Agarre nas 25 Runas com as duas mãos e lance-as sobre a mesa. As que caírem com a face voltada para cima, vire-as para baixo. Misture bem as Runas, concentrando-se na sua pergunta. Escolha 13 runas e disponha-as num círculo. Coloque a última Runa no centro do círculo. A parte de cima de cada uma das 12 Runas deve estar a apontar para o centro do círculo:

 

Resultado:

Posição 1 - refere-se ao desenvolvimento da personalidade e indica o ambiente que rodeia o consultante; pode também referir-se à infância.

Posição 2 - refere-se à vida financeira, bens materiais e dinheiro.

Posição 3 - esta posição refere-se às relações familiares e/ou comunicação.

Posição 4 - vida familiar.

Posição 5 - procriação, sexualidade e prazer; riscos que pode ter de enfrentar; indica também a necessidade de fazer uma reflexão.

Posição 6 - saúde.

Posição 7 - relacionamentos amorosos e casamento; a comunidade da qual faz parte; indica possíveis inimigos.

Posição 8 - pequenos acidentes ou obstáculos que podem surgir; possibilidade de receber uma herança.

Posição 9 - refere-se à vida espiritual; filosofia; religião; viagens que pode realizar.

Posição 10 - vocação; carreira profissional; vida pública.

Posição 11 - esperanças, anseios e desejos que quer concretizar; indica as amizades que o rodeiam.

Posição 12 - situações invisíveis ou pouco claras que envolvem a  situação ou a questão; inimigos que desconhece; dificuldades escondidas que só depois de desvendadas levam à resolução da situação ou da questão.

Posição 13 - representa o consultante.

 

 

Lançamento da Cruz

Agarre as Runas nas mãos e concentre-se na pergunta. Coloque as Runas dentro do saquinho, chocalhe para as misturar e de seguida tire as runas uma a uma e disponha-as na posição abaixo indicada com a face virada para baixo, formando uma cruz. Assim que tiver as sete Runas dispostas em cruz, comece a virar da primeira até à sétima, uma a uma, e faça a leitura.

                                           1

                                     2    3    4

                                           5

                                           6    7

Resultado:

Posição 1 - A Runa que sair nesta posição indica influências de uma vida passada. Quer sejam positivas ou negativas, no momento atual geram no consulente, medo ou insegurança.

Posição 2 - A Runa que sair nesta posição refere-se ao passado recente, representando as marcas ou influências que os acontecimentos dos últimos 5 anos deixaram na vida do consulente.

Posição 3 - A Runa que sair nesta posição refere-se ao futuro próximo (30 a 60 dias). Se for negativa (posição invertida), aconselha a libertar-se de crenças desfavoráveis e a ter pensamentos positivos.

Posição 4 - Esta Runa representa o consulente e qual a energia que no momento domina a sua vida.

Posição 5 - Esta Runa refere-se à forma como o consulente interage e se mostra ao meio envolvente. Mostra também a energia que envolve os seus relacionamentos.

Posição 6 - Esta Runa indica que uma evolução está próxima.

Posição 7 - A Runa que sair nesta posição funciona como um conselho, como o consulente deve agir perante a situação em causa. Também aconselha a meditar sobre o assunto, pois só assim, poderá escolher o caminho certo.

 

 

Significado das Runas:

FEOH-  Riqueza material e espiritual, prosperidade; no amor significa conquistas românticas e amores que se tornam realidade, fertilidade; objetivos concretizados, vitória sobre adversários.

Posição invertida: Perdas financeiras, atraso na concretização dos planos;  separações, discussões,

UR - Transformação natural, amadurecimento, fim de um ciclo e novos começos, energia e determinação; promoção no emprego, evolução.

Posição invertida: Enfraquecimento, desânimo, perda de oportunidades.

THORN - Indica cautela, necessidade de avaliar antes de avançar, aconselha prudência antes de tomar uma decisão.

Posição invertida: Precaução, estagnação; nesta posição indica que decisões precipitadas podem gerar problemas.

AS - A comunicação está favorecida; na possibilidade de um teste oral, este será bem sucedido; notícias que se avizinham; possibilidade de viajar. 

Posição invertida: Falta de diálogo, falta de clareza, informações falsas.

RAD - Viagens de todos os tipos (lazer ou trabalho), reuniões, possibilidade de concretizar bons negócios, novas oportunidades que surgem no horizonte, notícias inesperadas e mudanças para melhor.

Posição invertida: Viagem desagradável, obstáculos, notícias 
desagradáveis, risco de acidente.

KEN - Abertura, proteção, clareza de espírito, criatividade, iluminação, estabilidade.

Posição invertida: Bloqueios, escuridão.

GYFU - Associação feliz, união e casamento, harmonia a todos os níveis, equilíbrio mental e físico; sociedade de negócios bem sucedida.

Sem inversão.

WIN - Alegria, felicidade, bem estar, energias renovadas; prosperidade, frutos vindos do trabalho.

Posição invertida: Tristeza, dificuldades.

HAGAL - Obstáculos temporários, situações que podem ficar fora de controle, atraso na concretização dos planos devido a limitações naturais; esta Runa indica que só através da mudança se pode alcançar o autoconhecimento.  

Sem inversão.

NYD -  Limitações e sofrimentos iniciais; privações, atrasos, demora no restabelecimento do equilíbrio.

Posição invertida: Angústia, risco de falência; nesta indica que vai aprender com a adversidade, porém, deve controlar a sua raiva. Se surgir junto da Runa Branca indica erros passados que devem ser reparados.

IS - Planos adiados, deve permanecer quieto; não conte com os amigos; esta Runa mostra que podem surgir obstáculos temporários e por isso, deve esperar o momento mais oportuno para agir; diminuição do entusiasmo na área emocional.

Sem inversão.

GER - Finais benéficos, resultados tangíveis mas não imediatos; final de um ciclo e início de outro; satisfação, fertilidade, justiça,; esta Runa indica que vai receber a recompensa de boas práticas do passado.

Sem inversão.

EOH -  Defesa e proteção contra o perigo, finalmente vai conseguir ultrapassar os obstáculos que o impediam de alcançar os seus objetivos.

Sem inversão.

PEORTH - É a Runa da busca do conhecimento, assinala conhecimentos ocultos, ganhos inesperados, augura segredos, revelações agradáveis; esta Runa é favorável a apostas moderadas em jogos de azar. 

Posição invertida: Desilusão, notícias desagradáveis, revelação de segredos do passado que deseja esquecer; nesta posição desaconselha a participar em jogos de azar.

EOLHS - Esta Runa indica que está sob proteção divina, boas oportunidades podem surgir e devem ser aproveitadas, pois só assim pode alcançar a vitória; sacrifícios feitos de boa vontade, sorte em qualquer área da vida.

Posição invertida: Vulnerabilidade, perigos, armadilhas, falta de energia.

SYGEL - Sucesso, vitória, poder, regeneração, vitalidade, fertilidade.

Sem inversão.

TIR - Coragem, dedicação, vitória através do esforço, possibilidade de obter lucros; companheiro, amigo e protetor (para mulheres).

Posição invertida: Força vital desperdiçada, fracasso em empreendimentos competitivos, desânimo, sociedades de negócios com vida curta; nesta posição aconselha a fazer uma análise interior.

BEORC - Esta Runa aponta para a possibilidade de nascimento de um bebé, formação de um Lar; também indica o surgimento de  novas ideias; crescimento, amadurecimento, evolução em negócios ou no amor.

Posição invertida: Problemas e conflitos familiares por problemas pequenos.

EOW - Mudanças favoráveis, viagem, progresso, nova vida na direção certa; crescimento de negócios.

Posição invertida: Movimentos bloqueados, incerteza.

MAN - Solidariedade, atividades em grupos favorecidas, colaboração por parte dos amigos, clareza de espírito.

Posição invertida: Inimigos ocultos, planos que não se concretizam; nesta posição aconselha a não esperar ajuda dos outros; falta de confiança e falta de fé no futuro.

LAGU - Intuição, imaginação fértil, fluidez das emoções,; esta Runa representa uma mulher importante ou a companheira (para um homem); poderes psíquicos desenvolvidos; sucesso em qualquer atividade que envolva intuição e imaginação.

Posição invertida: Pensamentos confusos, falta de fluidez nos pensamentos e nas emoções.

ING - Sonhos realizados, fertilidade, uma nova vida que se avizinha; concretizações dos planos traçados, fim dos problemas.

Sem inversão.

DAEG - Crescimento, prosperidade, desenlaces benéficos e garantidos, mudança favorável.

Sem inversão.

ETHEL -  Esta Runa augura mudanças radicais desejadas pelo consulente, separações de relacionamentos, desejo de abandonar o emprego. Financeiramente indica que pode aparecer uma herança.

Posição invertida: Atrasos, frustrações, problemas com heranças, separações acompanhadas de sofrimento.

WYRD - esta Runa, que está em branco, simboliza o carma ou o destino. Indica acontecimentos inevitáveis.

Conheça também:

 

 

 

 

 

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 
 
 
 
Voltar
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.