Astrologia

A energia do mês de Agosto 2017

Agosto é o mês das férias, para muitas pessoas, do calor (quando a meteorologia ajuda!), das longas noites de convívio com amigos, de passeios ao ar livre. A energia deste mês predispõe-nos a apreciar aquilo que a vida tem de melhor para nos dar, deixando-nos naturalmente mais descontraídos e relaxados, fazendo-nos abrandar o ritmo de trabalho e saborear melhor os momentos em família, a dois, com as pessoas que amamos. Neste mês dominado pelo signo Leão é o Sol, astro rei da nossa galáxia, que está em destaque, trazendo o seu brilho e calor às nossas vidas. Mas também haverá muitos acontecimentos astrológicos: Úrano e Mercúrio entram em movimento retrógrado, teremos um eclipse lunar e um eclipse solar, tensão entre Júpiter e Plutão e Marte sempre em Leão, a incentivar a nossa fera interior. A energia geral do mês será, ainda assim, um equilíbrio de opostos. Entre o comedimento e o dramatismo, deixe o seu sol interior brilhar cá para fora.

A energia de Agosto começa ainda sob a influência da Lua Nova de dia 23 de Julho, que estava no signo Leão e que matiza com as melhores caraterísticas deste signo as primeiras semanas deste novo mês. É tempo de pôr a descoberto os nossos traços mais únicos, aquilo que nos distingue dos demais, e de mostrar ao Mundo a nossa exclusividade e excelência. Sob o signo do Leão, tudo brilha com mais fulgor, tudo se destaca e distingue. Este mês é, como tal, especialmente favorável para todos aqueles que têm um trabalho criativo, ligado às artes ou ao contacto direto com o público. Esta energia incentiva-nos, também, a deixar que a nossa criança interior venha ao de cima, fazendo-nos brincar, assumir uma postura mais descontraída e envolver-nos em atividades recreativas tais como jogos ou momentos de puro lazer. Em Agosto a Lua Nova ocorrerá a 21, sendo acompanhada por um eclipse solar, que nos fará procurar assumir o comando das nossas vidas, por sentirmos que não estamos a fazê-lo. Mas, até lá, ainda teremos muitos acontecimentos astrológicos - que nos darão muito que resolver!

Úrano entra em movimento retrógrado logo no dia 3 de Agosto, e assim ficará até ao dia 2 de Janeiro de 2018, o que traz uma energia um tanto explosiva a esta primeira semana do mês, ainda para mais porque, além de Úrano estar no signo Carneiro, poucos dias depois haverá um eclipse lunar com a Lua em Aquário, que é regido por Úrano. Ao longo dos próximos meses, Úrano retrógrado deixa-nos mais constantes e acalma os nossos ânimos, fazendo-nos voltar para dentro de nós próprios em busca das mudanças que desejamos criar para vivermos mais felizes. Mas, ainda assim, esta primeira semana de Agosto será um pouco invulgar, conte com surpresas e acontecimentos que não estavam, de todo, nos seus planos. 

Para além da agitação trazida pela entrada de Úrano em movimento retrógrado, logo no dia 4 de Agosto Júpiter em Balança forma uma quadratura com Plutão em Capricórnio, que nos deixa mais ambiciosos e nos faz acreditar que podemos alcançar tudo aquilo que desejamos, desde que ponhamos toda a nossa energia nessa conquista. No entanto, como estamos mais propensos ao exagero e menos tolerantes para com os outros, podemos despertar antipatias e suscitar oposição. Júpiter exacerba tudo, e Plutão revolve os nossos sentimentos mais profundos. Por isso, tenha cuidado para não se sobrevalorizar ou, por outro lado, para não se envolver em demasiadas atividades, que vão deixá-lo esgotado e sem forças. Não use o seu poder para dominar os outros sem atender às suas necessidades e sem querer ouvir os seus pontos de vista. Evite, também, alimentar segredos ou adotar uma postura demasiado secretiva. Esta energia facilmente põe a descoberto aquilo que tanto nos esforçámos por esconder. A melhor forma de tirar partido desta influência consiste em estabelecer metas elevadas, mas atendendo sempre aos pormenores práticos que implicam o sucesso das mesmas. Como Júpiter formará um sextil com Saturno a 27 de Agosto terminaremos o mês com maior capacidade para analisarmos as situações e dar-lhes forma com prudência e ponderação.

No dia 7 de Agosto teremos um eclipse lunar, quando a Lua estiver Cheia no signo de Aquário. Este eclipse lunar porá a descoberto (porque geralmente os eclipses "descobrem" algo que estava oculto) as falhas que existem na nossa atitude para com os outros, nas nossas relações de amizade, nos grupos onde nos inserimos, na comunidade que nos rodeia. Aquário tem uma forte preocupação com os outros, e isso faz com que este eclipse lunar venha por em destaque a esfera social da nossa vida. Podemos sentir a falta de amigos que não vemos ou de ter mais amigos, e embora haja a necessidade de uma postura mais objetiva e imparcial perante as situações, podemos tomar decisões demasiado emotivas, fundamentadas apenas nos nossos impulsos do momento. Por mais que os nossos interesses pessoais nos ocupem, esta fase lembra-nos que temos também de dar mais de nós aos outros, a quem conta connosco, a quem nos apoia quando precisamos.

No dia 12 de Agosto Mercúrio entra em movimento retrógrado e assim permanecerá até ao dia 5 de Setembro, estando em Virgem, um dos signos de que é regente. Só no dia 31 de Agosto volta a entrar em Leão; até lá, Mercúrio retrógrado em Virgem, juntamente com Úrano também retrógrado, convida-nos a abrandar o ritmo, apreciando melhor a paisagem à medida que seguimos caminho. Teremos uma maior capacidade de ver com objetividade a forma como comunicamos e como processamos a informação que recebemos; aprimoramos o nosso discurso e esforçamo-nos por ter uma melhor compreensão das situações. Esta energia ajuda-nos a refletir sobre atitudes do passado e considerar aquilo que devemos fazer de outra forma, assim como a decidir o que nos é útil e o que precisamos de deixar de lado. Importa evitar, contudo, a tendência para o excesso de crítica, que Mercúrio em Virgem também potencia. Podemos e devemos rever os trabalhos que fizemos e procurar aperfeiçoá-los, desde que saibamos evitar o excesso de zelo e o perfeccionismo exacerbado, que não nos deixa avançar. Podemos chegar à conclusão que algumas ideias em que apostámos no passado não têm viabilidade, e dar-lhes uma nova estrutura, mais positiva e construtiva. Mercúrio retrógrado em Virgem também nos faz passar em revista as nossas rotinas e renová-las de uma forma mais operacional, para que contribuam melhor para o nosso bem-estar e para a nossa qualidade de vida. Aproveite esta energia para reestruturar a sua vida, nos seus hábitos mais simples.

Este mês a Lua Nova voltará a ser no signo de Leão, tal como aconteceu em Julho. No entanto, esta Lua Nova, a 21 de Agosto, já se encontra nos últimos graus de Leão, e vem acompanhada por um eclipse solar, o que nos traz um sentimento de urgência em relação a algo que desejamos terminar ou resolver para podermos seguir em frente. As Luas Novas trazem-nos sempre uma certa impulsividade, e esta Lua Nova será especialmente impulsionadora em relação a atitudes sobre as quais não refletimos. Ainda assim, uma vez que ela estará em harmonia com Úrano e com Saturno, pode fazer com que tudo se fique bem e com que as soluções surjam com naturalidade. Este eclipse solar pode empurrar-nos para uma maior satisfação e realização nas nossas vidas, especialmente a nível afetivo e no que diz respeito à expressão da nossa individualidade. 

O Sol seguirá no signo de Leão até ao dia 22, quando entra em Virgem. Por altura do dia 21 forma um trigono com Úrano, o que nos deixará mais recetivos à mudança e nos ajudará a ser bem-sucedidos nas alterações que fizermos ao nosso dia-a-dia. A entrada do Sol em Virgem ajuda-nos a ouvir a voz da razão, deixando-nos mais práticos e realistas. Até lá, estamos mais predispostos a ouvir e a seguir o nosso coração. É que o Sol em Leão enfatiza a emoção, a paixão e o carisma. Em Virgem, acelera os nossos processos mentais e a nossa capacidade de racioncínio, o que deixa a nossa mente a fervilhar com ideias. Teremos maior predisposição para fazer algo em prol dos outros, mostrando-nos mais empenhados e construtivos, ensinando-nos a aproveitar melhor o que temos ao nosso dispor. Ao reconhecermos melhor os erros e as falhas somos mais capazes de resolver e melhorar as situações com que temos de lidar. 

A 25 de Agosto, Saturno entra em movimento direto, lembrando-nos da importância de assumir as nossas responsabilidades e projetar metas mais realistas. É  que Saturno direto pode enfatizar as limitações que temos de enfrentar, bem como as responsabilidades a que precisamos de responder.

Até ao dia 26 de Agosto Vénus passará por Caranguejo, um trânsito afetuoso e dócil, que nos faz apreciar o carinho, o amor e os gestos que os outros têm para connosco. Aproveite a energia especial dos dias 10, 11 e 23 para melhorar um relacionamento amoroso, pois nesses dias estaremos mais sensíveis aos outros e mais disponíveis para aceitar as diferenças. Quando Vénus se opuser a Plutão, por altura do dia 15, ou formar uma quadratura com Úrano, a 24, pode haver atritos e maior propensão para discussões; porém, esses momentos de tensão trazem-nos aprendizagens valiosas. A energia de Vénus ao longo deste mês será, em grande parte, caraterizada pela necessidade de afeto e de segurança. Quando Vénus entrar em Leão, no dia 26 de Agosto, pode haver até um certo exagero e dramatismo, pois se não recebermos o afeto que queremos podemos reagir como crianças mimadas que fazem uma birra para chamar a atenção dos pais. A partir dessa altura o nosso ego estará em destaque e, além de amor, exigiremos admiração e atenção. Cuidado com os exageros!

Com Úrano retrógrado, Saturno direto e Júpiter a formar um sextil com Saturno, no dia 27 de Agosto, a última semana do mês tende a ser mais ponderada, consciente e tranquila. Este é um período favorável para a edificação de projetos, para traçar planos e estruturar aspetos importantes das nossas vidas. Estaremos mais realistas, com maior sentido prático e capacidade de julgamento, retirando grande satisfação das nossas conquistas. Para trás fica o exagero com que começámos o mês: nem otimistas, nem pessimistas, estaremos, nesta última semana de Agosto, com os dois pés bem assentes no chão. E isso é mais de meio caminho andado para apreciarmos verdadeiramente o nosso percurso, com toda a beleza que existe nas mais pequenas coisas.

Veja também:

 

 

 

 

 

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 

 

Voltar

Também poderá gostar de ler

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.