Terapias

5 curiosidades sobre a medalha de São Bento

A medalha de São Bento é considerada um dos mais poderosos escudos protetores contra todo e qualquer mal, porque São Bento ficou conhecido pela sua notável capacidade de se defender das tentações do demónio e dos perigos e ciladas que este lhe enviava. A oração de São Bento, que está inscrita na sua medalha milagrosa, é usada como oração de defesa espiritual e proteção contra inimigos visíveis e não visíveis. Conheça 5 curiosidades importantes a respeito da medalha de São Bento. 

 

1. O porquê de ter uma Cruz

A medalha de São Bento tem uma cruz porque este Santo ficou conhecido pelo poder com que afastava os perigos ao fazer o sinal da Cruz. Um dos episódios mais conhecidos relacionados com este facto conta que certos monges de uma abadia tentaram envenenar São Bento, servindo-lhe vinho envenenado, porque estavam descontentes com as regras que São Bento lhes tentava impôr, já que estavam habituados a uma vida com mais regalias. Quando São Bento abençoou o cálice antes de beber o vinho, fazendo sobre ele o sinal da Cruz, o cálice partiu-se, e dele saíu uma serpente. O poder da medalha de São Bento invoca o poder da Cruz sagrada, que afugenta os demónios e todo o mal.

2 - Como foi criada

A medalha que hoje conhecemos não foi criada por São Bento. Ela surgiu em 1880, aquando da celebração do 14º centenário do nascimento de São Bento. Diz-se que o desenho da medalha estava inscrito nas paredes da Abadia do Monte Cassino, o primeiro mosteiro fundado por São Bento para a Ordem dos Beneditinos, e onde o seu corpo foi sepultado. Há uma lenda que conta que no século XI havia na Alemanha uma condessa que, num sonho, viu São Bento dizer-lhe que o seu filho Bruno havia de vir a ser um grande homem. O rapaz adoeceu gravemente, e teve também uma visão, na qual um homem lhe colocava uma Cruz sobre os lábios, curando-o dessa forma. Como o rapaz se curou e como se percebeu que o homem da visão era uma vez mais São Bento, a devoção a este Santo ganhou grande força logo a partir desse período.

3 - Que é usada nos exorcismos

A oração de São Bento (veja aqui), especialmente quando é dita em Latim, é usada para fazer exorcismos pois são conhecidas as suas capacidades para explusar os demónios e espíritos malfeitores. A medalha de São Bento, que contém a poderosa oração, é considerada um sacramental, isto é, um objeto reconhecido pela Igreja pelo seu poder sagrado, porque replica os sacramentos. Conta-se que no século XVII, quando várias mulheres eram julgadas por bruxaria, elas relataram que não conseguiam exercer qualquer poder sobre a Abadia de Metten, na Alemanha. Encontraram-se, depois, várias cruzes pintadas nas paredes da Abadia, rodeadas pelas letras que estão inscritas também na medalha.

4 - A regra de São Bento

Na parte da frente da medalha, aparece a imagem do Santo segurando na mão um livro, que simboliza a famosa Regra de São Bento, o conjunto de ensinamentos que compilou para formar os monges de acordo com os preceitos cristãos. Lê-se também, junto da imagem do santo, "Eius in obitu nostro presentia muniamur", o que significa "Na hora da nossa morte sejamos protegidos pela sua presença".

Dica de proteção: Se não conseguiu encontrar a medalha de São Bento, escreva esta mesma frase em Latim - Eius in obitu nostro presentia muniamur - num papel branco, a lápis. Dobre o papel e traga-o sempre consigo, repetindo esta frase 10 vezes em voz alta, sempre que precisar de proteção. Estas palavras são um poderoso escudo de defesa contra todo o tipo de negatividade.

5 - Que não é um amuleto

A medalha de São Bento não deve ser usada como um amuleto, mas sim como um símbolo de fé, pois é isso que ela representa e é com esse fim que foi criada. Ela é usada para invocar o poder de Cristo, sendo colocada, por exemplo, sobre partes enfermas de um animal doente, para curar envenenamentos ou grandes enfermidades nos animais e nos homens. 

Conheça a poderosa Oração da Medalha de São Bento contra todo o tipo de inimigos - Clique aqui

Oração a São Bento da Porta Aberta

São Bento da porta aberta - conheça a história desta devoção

Oração a São Bento para alcançar uma graça

Oração a São Bento para proteger a família de todo o mal

Ladainha de São Bento

Novena a São Bento

Oração de São Bento

Oração a São Bento para afastar a febre e as inflamações

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 

* fonte: www.serradogeres.com

 

 
Voltar
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.