Therapies

Tradições ligadas ao Equinócio de Outono

A palavra Equinócio designa um período em que o dia e a noite têm igual duração. Este equilíbrio entre a duração do dia e da noite reflecte-se também na necessidade de justiça e de ter atitudes equilibradas, que se torna mais premente nesta altura do ano.

Este Equinócio marca o início do Outono, a época de fazer colheitas, antes do Inverno. A um nível psicológico, este é o momento certo para reflectir à medida que se colhe aquilo que se plantou.

O Equinócio de Outono era celebrado em diversas culturas. Em quase todas estas celebrações existe em comum o facto de se dar as boas-vindas à noite, ao tempo mais escuro, já que a partir de agora ela começa a sobrepor-se ao dia.

Na região Mediterrânica o Equinócio de Outono coincide com as vindimas. Assim, na Grécia eram feitas festas em honra do Deus Dionísio, deus do vinho, que para os Romanos era conhecido como Baco. Este deus está associado ao prazer, ao hedonismo e à exaltação dos sentidos, e esta época do ano era vista como um período libertador de inibições e em que as emoções eram vividas de forma mais liberta.

Na China, o Festival do Meio do Outono, também conhecido como Festival da Lua, acontece neste período e é caracterizado pela reunião familiar, já que as pessoas aproveitam para visitar amigos e parentes. É tradicional as pessoas comerem bolos da lua, feitos de semente de lótus ou de pasta de feijão vermelho, celebrizados desde que, no século XIV, a China foi invadida pelos Mongóis, sendo que os Chineses passavam mensagens de revolta uns aos outros escondidas dentro destes bolos, acabando a insurreição por derrubar o regime Mongol.

Existe, também nesse Festival, a tradição das lanternas, associada a uma lenda que conta que o imperador dos céus ficou zangado com uma aldeia por matarem o seu ganso predilecto. Uma fada avisou os aldeãos que o imperador tencionava destruí-los com uma tempestade de fogo, e disse-lhes para acenderem lanternas na aldeia, para que, quando o imperador a visse de cima, pensasse que esta já estava a arder, desistindo assim de a atacar.

Desde então, é costume as crianças levarem lanternas acesas em forma de peixes, pássaros ou dragões para as celebrações deste festival.

Veja também:

 

 

 

 

 

 


Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 
Back

You might also like to read

This site uses cookies to enhance your experience. By continuing to browse the site, you are agreeing to our use of cookies. You are using an outdated browser. Please upgrade your browser to improve your experience.