Astrology

O que é o Mapa Astral?

Quase toda a gente já ouviu falar no Mapa Astral e sabe que, de alguma forma, se trata de algo que é feito para cada pessoa. No entanto, a maioria das pessoas não sabe exatamente o que é o Mapa Astral, nem o quão preciosa é esta ferramenta de auto-conhecimento.

O Mapa Astral representa o "retrato do Céu" no momento em que você nasceu. É como se alguém tirasse uma fotografia aos planetas que atravessavam o Céu, visto a partir da Terra, no local e no momento do seu nascimento. Uma vez que não há duas pessoas que nasçam exatamente no mesmo momento e no mesmo local, cada Mapa Astral é completamente único.

A interpretação do Mapa Astral é feita através dos conhecimentos que os Antigos estudiosos fizeram, e das conclusões a que chegaram através da análise da posição dos planetas, da relação que eles estabelecem entre si, e dos efeitos que eles têm na vida na Terra. Ao constatarem que as pessoas nascidas num determinado período obedeciam todas, de forma geral, a certas caraterísticas em comum, e que havia uma repetição de acontecimentos que coincidia sempre com determinadas posições dos astros, foram estabelecidas definições que ainda hoje são aquelas que se usam na análise e interpretação do Mapa Astral.

O que é, concretamente, o Mapa Astral?

Quando uma pessoa recebe o seu Mapa Astral, ou quando vai a uma consulta de Astrologia e o astrólogo faz a sua leitura, vê uma roda cheia de símbolos - esta é chamada a Roda Astrológica. É esta roda que o astrólogo "lê", identificando, através desses símbolos, as caraterísticas da personalidade da pessoa, os bloqueios que tem de superar, as qualidades que trouxe no momento do seu nascimento e os dons que tem ao seu dispor, e que a podem ajudar na sua vida. O Mapa Astral aponta, também, os defeitos, as dificuldades, aquilo que tem de aprender e superar, as relações que estabelece com os outros. 

Roda Astrológica

O que é que o Mapa Astral diz sobre nós e sobre a nossa vida?

O Mapa Astral descreve a nossa personalidade a todos os níveis e em todos os aspetos. Relata aquilo que somos, o que nos faz felizes, onde nos sentimos bem, o que mais nos custa, o que nos faz sentirmo-nos infelizes, o que precisamos de aprender, que competências temos mais desenvolvidas e que nos podem facilitar a vida, os nossos interesses e preferências, a forma como reagimos às situações... Indica, também, que tipo de relação amorosa nos completa, que parceiro nos faz  felizes, o que procuramos, o que temos para dar. Permite inferir sobre a relação que temos com a nossa mãe, pai, irmãos e amigos. Indica quais são os nossos valores principais, aquilo que pesa mais na nossa vida e o que nos faz sofrer. Também aponta para possíveis problemas de saúde e a forma geral como vivemos.

E sobre o futuro?

O Mapa Astral é um retrato do momento do nosso nascimento, por isso é algo que indica o que trouxemos, e que nunca muda. Contudo, tendo por base o Mapa Astral, o astrólogo pode prever o futuro através dos trânsitos dos planetas, do Retorno Solar e de outros métodos usados em Astrologia, que calculam a posição dos planetas para qualquer data que se pretenda, em relação ao momento do nascimento. Assim, enquanto que o Mapa Astral é sempre o mesmo, toda a vida, a partir dele fazemos Mapas de Previsões anuais, mensais, semanais e até diárias. 

(O Retorno Solar é um Mapa que se calcula também a partir do Mapa Astral e que toma por base o nosso aniversário, em qualquer ano que desejemos considerar. O momento em que, no ano em que nos encontramos, o Sol atravessa o ponto exato onde estava no momento em que nascemos é considerado para elaborar um novo Mapa, o qual dá a tónica para o ano que se inicia a partir desse aniversário.)

Como se lê o Mapa Astral?

Todos os Mapas Astrais têm por base a Roda Astrológica, que é um círculo dividido em 12 partes. Cada uma dessas partes chama-se "Casa" e diz respeito a uma área diferente da vida: o amor, o dinheiro, a saúde, o trabalho, os amigos... Quando nascemos, os planetas encontravam-se espalhados de determinada maneira por essas Casas, como se fosse um cinturão que envolve a Terra. As Casas onde temos mais e menos planetas influenciam a nossa personalidade e os problemas que poderemos ter. 

No Mapa Astral encontram-se símbolos que representam, de forma simples de identificar, os doze signos do Zodíaco e os planetas do sistema solar:

São esses símbolos que o astrólogo "lê": o signo onde cada planeta se encontra, assim como a Casa, e a relação que estabelece com outros planetas, determina a sua influência, que se reflete nas caraterísticas da pessoa. Uma vez que os astrólogos conhecem, também, o movimento dos planetas, calculam aquilo que a pessoa enfrentará ao longo da vida e fazem previsões para qualquer data que se pretenda. Também podem aconselhar sobre períodos favoráveis para determinadas ações importantes, como assinar um contrato, casar, mudar de casa e até viajar.

O que precisa de saber para fazer o seu Mapa Astral?

Para fazer o seu Mapa Astral precisa de indicar ao astrólogo o dia, mês, ano e local onde nasceu, e também a hora. Se não souber ao certo a que horas nasceu é possível ter uma leitura do seu Mapa Astral, mas alguns elementos do mesmo, tais como o Ascendente e as Casas, só podem ser determinados sabendo a hora de nascimento. 

Para que serve o Mapa Astral?

Através do seu Mapa Astral poderá compreender-se melhor, aprendendo a rentabilizar os seus talentos e a superar os seus pontos mais fracos, descobrindo a explicação para certos hábitos ou padrões que se repetem na sua vida e, ainda, encontrando razões escondidas para as suas atitudes, no mais íntimo do seu ser. 

ENCOMENDAR MAPA ASTRAL

Veja também:

 
Back

You might also like to read

This site uses cookies to enhance your experience. By continuing to browse the site, you are agreeing to our use of cookies. You are using an outdated browser. Please upgrade your browser to improve your experience.