Astrology
O Mapa Astral representa o "retrato do Céu" no momento em que você nasceu. É como se alguém tirasse uma fotografia aos planetas que atravessavam o Céu, visto a partir da Terra, no local e no momento do seu nascimento. Uma vez que não há duas pessoas que nasçam exatamente no mesmo momento e no mesmo local, cada Mapa Astral é completamente único.
A interpretação do Mapa Astral é feita através dos conhecimentos que os Antigos estudiosos fizeram, e das conclusões a que chegaram através da análise da posição dos planetas, da relação que eles estabelecem entre si, e dos efeitos que eles têm na vida na Terra. Ao constatarem que as pessoas nascidas num determinado período obedeciam todas, de forma geral, a certas caraterísticas em comum, e que havia uma repetição de acontecimentos que coincidia sempre com determinadas posições dos astros, foram estabelecidas definições que ainda hoje são aquelas que se usam na análise e interpretação do Mapa Astral.
O que é, concretamente, o Mapa Astral?
Quando uma pessoa recebe o seu Mapa Astral, ou quando vai a uma consulta de Astrologia e o astrólogo faz a sua leitura, vê uma roda cheia de símbolos - esta é chamada a Roda Astrológica. É esta roda que o astrólogo "lê", identificando, através desses símbolos, as caraterísticas da personalidade da pessoa, os bloqueios que tem de superar, as qualidades que trouxe no momento do seu nascimento e os dons que tem ao seu dispor, e que a podem ajudar na sua vida. O Mapa Astral aponta, também, os defeitos, as dificuldades, aquilo que tem de aprender e superar, as relações que estabelece com os outros.
Roda Astrológica
O que é que o Mapa Astral diz sobre nós e sobre a nossa vida?
O Mapa Astral descreve a nossa personalidade a todos os níveis e em todos os aspetos. Relata aquilo que somos, o que nos faz felizes, onde nos sentimos bem, o que mais nos custa, o que nos faz sentirmo-nos infelizes, o que precisamos de aprender, que competências temos mais desenvolvidas e que nos podem facilitar a vida, os nossos interesses e preferências, a forma como reagimos às situações... Indica, também, que tipo de relação amorosa nos completa, que parceiro nos faz felizes, o que procuramos, o que temos para dar. Permite inferir sobre a relação que temos com a nossa mãe, pai, irmãos e amigos. Indica quais são os nossos valores principais, aquilo que pesa mais na nossa vida e o que nos faz sofrer. Também aponta para possíveis problemas de saúde e a forma geral como vivemos.
E sobre o futuro?
O Mapa Astral é um retrato do momento do nosso nascimento, por isso é algo que indica o que trouxemos, e que nunca muda. Contudo, tendo por base o Mapa Astral, o astrólogo pode prever o futuro através dos trânsitos dos planetas, do Retorno Solar e de outros métodos usados em Astrologia, que calculam a posição dos planetas para qualquer data que se pretenda, em relação ao momento do nascimento. Assim, enquanto que o Mapa Astral é sempre o mesmo, toda a vida, a partir dele fazemos Mapas de Previsões anuais, mensais, semanais e até diárias.
(O Retorno Solar é um Mapa que se calcula também a partir do Mapa Astral e que toma por base o nosso aniversário, em qualquer ano que desejemos considerar. O momento em que, no ano em que nos encontramos, o Sol atravessa o ponto exato onde estava no momento em que nascemos é considerado para elaborar um novo Mapa, o qual dá a tónica para o ano que se inicia a partir desse aniversário.)
Como se lê o Mapa Astral?
Todos os Mapas Astrais têm por base a Roda Astrológica, que é um círculo dividido em 12 partes. Cada uma dessas partes chama-se "Casa" e diz respeito a uma área diferente da vida: o amor, o dinheiro, a saúde, o trabalho, os amigos... Quando nascemos, os planetas encontravam-se espalhados de determinada maneira por essas Casas, como se fosse um cinturão que envolve a Terra. As Casas onde temos mais e menos planetas influenciam a nossa personalidade e os problemas que poderemos ter.
No Mapa Astral encontram-se símbolos que representam, de forma simples de identificar, os doze signos do Zodíaco e os planetas do sistema solar:
São esses símbolos que o astrólogo "lê": o signo onde cada planeta se encontra, assim como a Casa, e a relação que estabelece com outros planetas, determina a sua influência, que se reflete nas caraterísticas da pessoa. Uma vez que os astrólogos conhecem, também, o movimento dos planetas, calculam aquilo que a pessoa enfrentará ao longo da vida e fazem previsões para qualquer data que se pretenda. Também podem aconselhar sobre períodos favoráveis para determinadas ações importantes, como assinar um contrato, casar, mudar de casa e até viajar.
O que precisa de saber para fazer o seu Mapa Astral?
Para fazer o seu Mapa Astral precisa de indicar ao astrólogo o dia, mês, ano e local onde nasceu, e também a hora. Se não souber ao certo a que horas nasceu é possível ter uma leitura do seu Mapa Astral, mas alguns elementos do mesmo, tais como o Ascendente e as Casas, só podem ser determinados sabendo a hora de nascimento.
Para que serve o Mapa Astral?
Através do seu Mapa Astral poderá compreender-se melhor, aprendendo a rentabilizar os seus talentos e a superar os seus pontos mais fracos, descobrindo a explicação para certos hábitos ou padrões que se repetem na sua vida e, ainda, encontrando razões escondidas para as suas atitudes, no mais íntimo do seu ser.
Veja também: