Therapies

Resiliência: como superar períodos difíceis

"Resiliência" é uma palavra que tem vindo a ganhar cada vez mais impacto no nosso vocabulário. Ela descreve a capacidade de voltar ao estado normal depois de sofrer influências adversas. É um termo aplicado na Física, que descreve a capacidade de resistência de certos materiais quando são submetidos a choques profundos - mas tornou-se especialmente importante na Psicologia, porque em tempos difíceis é cada vez mais importante conseguir manter "o centro" em si próprio e não se deixar abater pelas situações. Saiba de que forma pode ser uma pessoa mais resiliente e vencer os obstáculos que a vida lhe apresenta.

Em primeiro lugar, para superar um período de crise é preciso ter em conta este princípio fundamental: nem sempre podemos alterar as circunstâncias, mas podemos SEMPRE alterar a forma como reagimos a elas. E isso, acredite, faz toda a diferença.

Todos os processos que ocorrem na nossa vida acontecem de dentro para fora. Por isso, é dentro de si que está a chave para aguentar com firmeza até que a "tempestade" passe. 

Em segundo lugar, lembre-se desta verdade: TUDO passa. Aquilo que está a viver neste momento é transitório, tal como tudo o resto na nossa vida.

Em terceiro lugar, tenha também presente que na maior parte dos casos o sucesso não acontece de imediato. É a capacidade de lidar com o fracasso - e a persistência e determinação em enfrentá-lo - que dita a conquista do sucesso.

Assim, mantenha a sua mente focada nestes três princípios e tome nota de algumas dicas que podem ajudá-lo a ser mais resiliente, isto é, a manter a sua força e a sua paz interior, independentemente do que aconteceu ou está a acontecer na sua vida. Lembre-se, também, que não tem de superar todas as provas sozinho. Pedir ajuda é, muitas vezes, a primeira prova de coragem. Não tenha medo de o fazer, porque toda a nossa vida assenta nesta troca: num dia pedimos ajuda, noutro dia somos nós que ajudamos outra pessoa.

 

1 - Confie que a situação vai melhorar

Manter uma atitude otimista perante a vida ajuda a lidar com as adversidades. Amanhã vai ser melhor. Ou na próxima semana, ou no próximo mês. Não alimente a ansiedade nem desespere se as situações não mudam quando gostaria. Confie, simplesmente, cegamente, que a sua vida vai melhorar. O otimismo e a chamada fé são aquilo que nos transmite força para, sejam quais forem as circunstâncias atuais, continuarmos a tentar encontrar as soluções. E é através dessa postura que um dia, quando menos esperar, tudo vai realmente mudar.

 

2 - Não se isole

Telefone aos seus amigos, mesmo que não esteja para muitas conversas. Ter uma rede de apoio é fundamental para superar períodos difíceis, porque é através do contacto humano positivo que vai alimentar as emoções que o fazem sentir-se bem. Lembre-se que há pessoas para quem você é importante e que gostam de si tal e qual como é. Essas pessoas são o seu pilar e são pedras basilares para manter de pé a sua integridade, lembrando-o de quem é e do seu valor. Para além disso, as pessoas que se encontram de fora conseguem oferecer-nos uma visão mais abrangente, fazendo-nos ver os factos sob uma perspetiva mais racional e desprendida da realidade que nos incomoda, o que nos ajuda a encontrar as soluções de que precisamos.

 

3 - Ocupe a mente de forma construtiva

Há pessoas que encontram no trabalho a forma de lidar com os problemas, pois ao manterem a sua mente focada nas tarefas a que têm de dar resposta de imediato deixam de ter espaço mental para processar a informação que as magoa. Quando é o trabalho a fonte de preocupações, é importante encontrar outra forma de canalizar a sua energia mental de uma forma construtiva - através de um novo passatempo ou de trabalho de voluntariado, por exemplo. Ajudar outras pessoas é muitas vezes uma boa forma de nos ajudarmos a nós mesmos. Pode também dedicar-se a uma nova aprendizagem, de uma língua estrangeira difícil ou de uma dança por exemplo. Envolva-se em atividades que o obriguem a desligar-se dos seus problemas ao captarem totalmente a sua atenção. E mesmo que não seja fácil para si "desligar"... não desista!

 

4 - Recorra ao riso como terapia

O humor ajuda a elevar a nossa vibração energética e isso, por si só, faz-nos lidar com as situações com maior bravura e firmeza. Quando der por si a submergir em pensamentos que o deixam deprimido, como "porque é que isto me aconteceu?", quebre esse ciclo dedicando-se a algo que o faça rir, ainda que não tenha vontade de o fazer. veja videos humorísticos ou procure a companhia daquele amigo que tem sempre piadas que não o deixam mesmo conter uma gargalhada. 

 

5 - Conte o número de coisas boas que tem na sua vida

É verdade, até parece um cliché do pensamento positivo, mas a verdade é que tomamos tantas vezes por adquiridas certas dádivas que nos esquecemos do quão preciosas elas são. Costuma dizer-se que só damos valor às coisas quando as perdemos, por isso, se está desanimado com a sua vida, pegue numa folha de papel e numa caneta e faça uma lista de todas as coisas - pessoas, situações - que são mesmo boas na sua vida, e sem as quais não se imagina a viver. Conte cinco coisas positivas que aconteceram na sua vida na última semana. Conte três coisas que correram bem no dia de hoje. E repita este exercício todos os dias.

 

6 - Alimente o seu corpo

Este é um dos pontos mais importantes e mais essenciais para conseguir superar uma fase menos fácil. Lembra-se de quando era criança e a sua mãe lhe fazia uma "canja de galinha" para ajudar a curar  uma constipação? O seu corpo precisa mesmo de alimento, e adotar uma alimentação mais saudável - obrigando-se a fazer todas as refeições, mesmo que não tenha apetite, e a comer refeições saudáveis, mesmo que não lhe apeteça cozinhar - é fundamental para poder estar fortalecido a nível físico e mental e, dessa forma, vencer esta batalha.

 

7 - Faça exercício físico

Mesmo que não seja um adepto do desporto, tenha em mente que a atividade física ajuda a que o seu cérebro produza hormonas que aumentam a sensação de bem-estar e, para além disso, estar em forma faz com que seja mais fácil manter o equilíbrio e a harmonia a todos os níveis. Por isso, não invente desculpas e, mesmo que não tenha vontade de sair do sofá, obrigue-se a praticar uma atividade física regular. O desporto ajuda-nos também a ter uma maior sensação de controlo sobre o nosso corpo e isso estende-se à nossa vida, fortalecendo a nossa auto-confiança.

 

8 - Seja forte e domine as suas emoções

Há alturas em que a vida nos pede que sejamos fortes. Por isso, quanto maior for o obstáculo, mais aguerrido deve mostrar-se ao enfrentá-lo. Não desanime, encare-se a si próprio como um lutador que está num ringue e que não vai desistir até derrotar todos os adversários. Aprenda a controlar as suas emoções para que a ansiedade, o medo, a frustração, a tristeza e a revolta nunca lhe levem a melhor. Combata-as com uma atitude positiva e lembre-se disto: para obter um resultado diferente, você tem de agir de maneira diferente.

 

9 - Celebre as pequenas vitórias

A sensação de sucesso aumenta a nossa auto-confiança e é determinante para chegar a uma meta ou para vencer uma dificuldade. Aprenda a valorizar todas as conquistas - por mais pequenas que elas lhe pareçam - e a celebrar todas as suas vitórias. Passo a passo, é assim que vai chegar onde mais deseja, leve o tempo que levar. Saiba recompensar-se e não se sinta culpado de cada vez que falhar. 

 

10 - Lembre-se que não é a vida que melhora: é você que se torna mais forte e mais capaz

De cada vez que falha, aprende. E de cada vez que aprende, torna-se mais forte e aprende a reconhecer as suas capacidades e a superar os seus pontos mais vulneráveis. É através deste processo constante de crescimento e desenvolvimento que conseguirá superar não só esta fase como toda a sua vida, que mais não é do que uma constante aprendizagem, como uma corrida de longo percurso que nos exige resistência, método e trabalho. Celebre a dádiva da vida e abrace cada desafio com coragem e determinação!

Veja também:

 

 

 

 

 

 

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 
Back
This site uses cookies to enhance your experience. By continuing to browse the site, you are agreeing to our use of cookies. You are using an outdated browser. Please upgrade your browser to improve your experience.