Rituals

O simbolismo da Árvore da Vida

Conta a Bíblia que Deus colocou duas árvores no centro do Paraíso: a Árvore da Vida e a Árvore do Bem e do Mal. Eva ofereceu a Adão o fruto proibido da Árvore do Bem e do Mal e, por essa razão, Deus resolveu proteger a Árvore da Vida, colocando querubins à volta dela. Os seus frutos conferiam a imortalidade e, devido ao pecado original, Adão e eva perderam o direito à vida eterna.

A Árvore da Vida existe como símbolo nas mais diversas culturas antigas, tanto ocidentais como orientais: grega, romana, maia, azteca, fenícia, síria, persa, chinesa, japonesa... Ela representa a garantia da vida eterna. Este símbolo representa a vitalidade, a força e a capacidade de superar doenças e superar desafios. 

A árvore é a manifestação da vida, ela encerra o princípio vital do Universo.

Uma árvore cresce e desenvolve-se ao longo dos anos e atravessa as estações do ano, da mesma forma como nós, seres humanos, atravessamos as diversas fases da vida. Há árvores que vivem mais de 1000 anos, simbolizando a eternidade da vida.

A árvore tem as suas raízes fixas na Terra, representando a necessidade que nós temos de ter bases sólidas que nos possam sustentar. Ela precisa de Ar e de Água para viver, e eleva os seus troncos fazendo a ponte entre a Terra e o Céu. Os vários ramos que a constituem representam as encruzilhadas da nossa vida: não sabemos se o caminho que escolhemos está certo mas a verdade é que, seja qual for o rumo que escolhermos, estamos sempre a dirigir-nos para o Céu, a ascender enquanto almas que estão a fazer a sua aprendizagem na Terra. 

Tal como a nossa vida, a Árvore da Vida representa o todo que dá sentido ao conjunto; não serve de nada ficarmos presos a um momento ou a uma memória do passado pois a vida prossegue sempre, queiramos ou não. Nenhuma árvore se fica por um ramo: enquanto está viva, ela constantemente se eleva e se renova.

Pode encomendar o seu colar da Árvore da vida através do e-mail [email protected] ou da página do facebook Maria Helena.

Conheça também:

 

 

 

 

 

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 
 
 
 
Back
This site uses cookies to enhance your experience. By continuing to browse the site, you are agreeing to our use of cookies. You are using an outdated browser. Please upgrade your browser to improve your experience.