Therapies

De onde vem o Dia das Mentiras?

Sabia que o Dia das mentiras é comemorado em vários países? Neste dia as pessoas contam uma história que é mentira, e tentam convencer os outros que é verdade, apanhando-os de surpresa quando no fim do dia, ou no dia seguinte, lhes dizem que é uma partida do Dia das Mentiras.

Esta data começou por ser celebrada em França, durante o reinado de Carlos IX, quando o Ano Novo ainda era celebrado a 25 de Março, a propósito da chegada da Primavera. Nesse tempo as pessoas festejavam o Ano Novo durante uma semana, que terminava no dia 1 de Abril, dia em que se considerava que o novo ano começava, e costumavam trocar presentes.

Em 1564, o rei Carlos IX adotou o calendário gregoriano e determinou que o ano novo seria comemorado a 1 de Janeiro. Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a comemorar o início do novo ano a 1 de Abril.

Então, aqueles que começaram a celebrar o Ano Novo a 1 de Janeiro passaram a gozar com os que ainda se mantinham presos à tradição antiga, e para os ridicularizarem enviavam-lhes presentes esquisitos e convites para festas que não existiam.

Daí em diante, as brincadeiras e mentiras do dia 1 de Abril tornaram-se uma tradição francesa, que 200 anos depois passou para Inglaterra e, daí, para outros países espalhados pelo Mundo. 

Veja também:

 

 

 

 

 

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 

 
Back

You might also like to read

This site uses cookies to enhance your experience. By continuing to browse the site, you are agreeing to our use of cookies. You are using an outdated browser. Please upgrade your browser to improve your experience.