Therapies

Cristais de proteção para bebés e crianças

A energia pura dos cristais pode ser usada para proteger os seus filhos e netos, para ajudá-los a ter maior capacidade de concentração nos estudos, para ajudar a aliviar comportamentos nervosos e, até, para ajudá-los a dormir melhor. Saiba quais são os cristais mais adequados para a proteção de bebés e crianças.

Em primeiro lugar, importa lembrar que, caso se trate de crianças ainda pequenas, deve assegurar-se que eles não vão ingerir os cristais. Escolha cristais de maiores dimensões para colocar no quarto deles ou opte por guardar os cristais escolhidos dentro de um saquinho de pano, que deve colocar longe do seu alcance.

Geralmente as crianças mais crescidas manifestam interesse pelos cristais, graças às suas cores, texturas, reflexos e particularidades que as compõem. Muitas vezes as crianças conseguem captar a energia dos cristais mais facilmente que os adultos, visto que possuem uma intuição mais apurada, menos reprimida pela mente consciente, sendo assim mais sensíveis a tudo aquilo que está à sua volta.

Os cristais podem ser conjugados entre si, usando dois ou três cristais diferentes. De acordo com a finalidade pretendida, os cristais mais aconselhados são:

- Proteção contra a inveja e energias negativas direcionadas à criança - Jaspe vermelho

Deve ser trazido com a criança, dentro da roupa, num saquinho que pode coser a uma peça de roupa, por exemplo. Protege contra todo o tipo de energias que perturbem o bem-estar da criança, nomeadamente a inveja, o mau olhado e até más companhias. Ajuda também a proteger a mãe durante a gravidez e o bebé, devendo ser colocado perto do berço ou da alcofa de transporte.

 

- Fortalecimento da saúde - Aventurina ou Quartzo verde

Ajuda a reforçar a vitalidade e a recuperar mais facilmente de uma doença. Promove a saúde física e mental em geral, com especial influência protetora e regeneradora sobre o aparelho respiratório e os pulmões, em particular, e pode ser conjugado com outro cristal mais específico para ajudar no tratamento do problema de saúde em causa, como por exemplo a hematite para problemas de sangue (anemia) ou falta de força muscular, o citrino para falta de vitalidade e tendência para a preguiça, a cornalina para problemas de pele.

 

- Insónias e agitação - Ametista

Este cristal ajuda a acalmar a agitação, sendo muito benéfico para crianças mais irrequietas e que têm perturbações de sono ou dificuldade em adormecer. Ajuda a evitar os pesadelos e a ter mais serenidade no dia-a-dia. Também estimula a intuição, fazendo com que a criança ganhe maior confiança nas suas capacidades e vença as preocupações. Pode colocá-lo debaixo da almofada, dentro da fronha, ou mesmo debaixo do colchão. 

 

- Amor-próprio e equilíbrio emocional - Quartzo rosa e Quartzo Verde

Estes cristais ajudam a criança a sentir-se amada e aceite, o que promove o desenvolvimento da sua auto-estima e ajuda a que ela crie laços positivos com as pessoas que estão à sua volta, equilibrando também as suas emoções. O ideal será arranjar um pendente com o cristal, que possa colocar num fio que a criança traga consigo, ou colocar um cristal de dimensões médias no quarto dela. Habitue-a a fazer um trabalho de relaxamento e meditação com o cristal, sempre consigo: quando o chegar da escola ou de uma saída com amigos, convide-o para se sentar num lugar calmo e colocar o cristal entre as mãos. Diga-lhe para fechar os olhos e procurar sentir a energia que emana do cristal ou, simplesmente, respirar de forma calma, em silêncio. Bastam poucos minutos deste exercício, e ele é muito eficaz para que o seu filho crie o hábito de "entrar em contacto com as próprias emoções", serenando após o contacto com o exterior e com outras pessoas.

 

- Concentração nos estudos e nas tarefas - Sodalite e Fluorite

O cristal Sodalite ajuda a ter maior foco mental e, como tal, é ideal para crianças que se dispersam facilmente e que têm dificuldade em manter-se atentas ao que têm para fazer ou àquilo que lhes está a ser dito. Também o ajuda a mente a acalmar e a ter maior confiança nas suas competências.Coloque um cristal de dimensão média na mesa onde o seu filho estuda e faz os deveres da escola, ou onde precisa de estar concentrado a realizar uma tarefa. 

A Fluorite é também um cristal que ajuda a ter concentração e foco, sendo ideal para auxiliar a criança a ter maior atenção na realização dos trabalhos de casa.

 

- Auto-confiança e ajuda para vencer a timidez - Olho de tigre e Cornalina

Se o seu filho tem dificuldade em falar em público e fica particularmente nervoso sempre que tem de apresentar um trabalho, por exemplo, o cristal Olho de Tigre pode ajudá-lo a ser mais auto-confiante e a expressar-se sem receios. Este cristal reforça a coragem e a ousadia, sendo muito benéfico para crianças tímidas e introvertidas. Pode aconselhá-lo a colocar o cristal no bolso, guardando segredo, e a tocar-lhe com a mão quando se sentir nervoso ou inseguro. 

O cristal Olho de Tigre também ajuda as crianças que tendem a ter sempre "a cabeça no ar" a descerem à terra, estando mais compenetradas.

O cristal Cornalina é igualmente benéfico para o fortalecimento da auto-estima, ajudando a vencer as inseguranças e a ter mais confiança na vida.

 

- Atenuar a agressividade - Ágata azul

Se o seu filho tende a ser "respondão" e se mostra mais argumentativo, o cristal Ágata Azul (a par, claro está, de uma boa educação) pode ajudar a equilibrar as suas emoções para que ele aprenda a comunicar de forma mais pacífica e deixe de ter acessos de agressividade. Este cristal ajuda a aliviar o stress e a tensão, sendo ideal para crianças expostas a um dia-a-dia muito agitado (como é o caso das crianças que vivem em grandes cidades ou cujos pais têm ritmos de vida intensos).

 

- Acreditar nos seus sonhos e em si próprio - cristal de quartzo transparente

O cristal de quartzo transparente é considerado como a mãe de todas as outras pedras. Serve para limpeza energética e também para definir intenções. Ofereça um cristal de quartzo transparente ao seu filho e aconselhe-o a olhar para dentro dele, imaginando que os seus maiores sonhos se estão a realizar, e vendo-se a si próprio, dentro do cristal a viver essa realização. Desta forma, os seus filhos crescerão a aprender a manifestar uma intenção e a atrair a realização dos seus desejos e sonhos. Este cristal também ajuda a aliviar as dores em geral.

 

- Superar traumas e ter proteção espiritual - Pedra da Lua e Água-Marinha

A Pedra da Lua está fortemente ligada à maternidade, sendo muitas vezes aconselhada como cristal protetor durante a gravidez. Também ajuda as crianças e os bebés a terem maior equilíbrio a todos os níveis, estabilizando as suas emoções e estimulando o seu desenvolvimento a todos os níveis, sendo particularmente protetora a nível espiritual. Ajuda a vencer traumas e medos, como por exemplo a gerir as emoções após a separação dos pais, a perda de um ente querido ou um animal de estimação, uma mudança de escola ou de residência, uma fobia, etc. O cristal Água-Marinha também é benéfico para lidar com emoções difíceis e vencer mágoas após situações que provocam sofrimento.

 

- Estimular a criatividade e ter alegria - Citrino

Se o seu filho tem andado mais em baixo devido a alguma situação pela qual passou, se tende a estar triste ou tem falta de criatividade, o cristal Citrino é uma excelente ajuda para desenvolver, por um lado, a alegria de viver e, por outro lado, a criatividade e a imaginação.

Dica: Coloque os cristais que não estão a ser usados junto de um cristal Selenite, que ajuda a manter os outros cristais limpos energeticamente.

 

Tenha em conta que...

É sempre muito importante familiarizar os seus filhos com os cristais que vão utilizar, para que a criança sinta a conexão energética com o cristal. Uma boa forma de o fazer consiste em sentar-se com a criança num lugar tranquilo e pedir-lhe que feche os olhos, sentindo simplesmente a energia do cristal. Peça-lhe que, de olhos abertos, observe com atenção a cor e a textura do cristal, reconhecendo as suas caraterísticas e aquilo que o distingue dos outros cristais.

Pode, se a criança for recetiva a esse tipo de abordagem, pedir-lhe que se deite de barriga para cima, colocando alguns cristais sobre os seus chacras principais ou nas palmas das mãos: pode colocar um cristal de quartzo transparente acima da sua cabeça (no chão), uma ametista na junção das sobrancelhas, uma sodalite sobre a garganta, um quartzo rosa sobre o centro do peito, um citrino sobre o plexo solar, um jaspe vermelho acima da púbis e dois olhos de tigre sobre as mãos, por exemplo. (Estes cristais estão em especial harmonia com cada chacra, sendo ideais para desbloquear a energia e promover o equilíbrio total). Peça-lhe que descreva alguma coisa que esteja a sentir. Se o seu filho não manifestar interesse por este tipo de atividades, é suficiente mostrar-lhe os cristais que ele vai usar e pedir-lhe que "brinque" com eles, observando-os com atenção.

Supervisione sempre este processo, evitando a ingestão acidental ou outro tipo de acidentes, visto que um cristal não é, naturalmente, um brinquedo.

Lembre-se de limpar os cristais com regularidade e de energizá-los de seguida. Convide a criança, se ela já tiver idade suficiente para aprender, a acompanhá-lo nesse processo de limpeza e energização, aumentando assim a sua conexão ao cristal.

Veja também:

Como energizar os seus cristais

O cristal protetor de cada signo

Como limpar os seus cristais

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

Back
This site uses cookies to enhance your experience. By continuing to browse the site, you are agreeing to our use of cookies. You are using an outdated browser. Please upgrade your browser to improve your experience.