Therapies

Como limpar os seus cristais

Após a aquisição de um cristal o processo de limpeza é algo indispensável. É importante limpá-lo e resguardá-lo de influências que sejam nefastas para a sua actuação. Os cristais, são instrumentos delicados, por isso, mesmo sem serem tocados, absorvem as energias emanadas por várias pessoas.

Assim, quando o Cristal fica sobrecarregado torna-se necessário remover todas as energias negativas. Seja cuidadoso e limpe regularmente o seu cristal para que possa obter os efeitos desejados, logo após a compra do cristal, e sempre que outra pessoa toque nele. O processo de limpeza pode ser feito isoladamente ou com vários cristais em simultâneo.

Para que fique satisfeito com as vibrações, energias e características terapêuticas do cristal escolhido, é também necessário que o cristal seja reprogramado e energizado sempre que se pretender utilizá-lo para outros fins, que não aquele que inicialmente foi pensado.

Concentre a sua mente em pensamentos positivos e limpe sempre o seu cristal.

A limpeza dos cristais serve para restabelecer a força, o brilho e a sua positividade. Sempre que verificar que um cristal está sem brilho, com fraca transmissão e absorção de energias, e não observar a habitual interacção existente entre si e ele proceda à sua limpeza.

A limpeza dos cristais deve ser encarada com algo normal e que deve ser rotineiro, de modo a libertá-lo das influências externas que possam pairar sobre ele para que não interfira no estado físico, emocional ou espiritual do seu utilizador.

Existem diversas formas de limpar um Cristal. Não existindo um ou outro que seja melhor, cabe ao utilizador escolher aquele com que se identifica melhor ou considera mais fácil. Qualquer um dos métodos abaixo mencionados é bastante eficaz.

Limpeza de Cristais com Água Natural

As limpezas efectuadas com água são particularmente eficazes para os nativos dos Signos de Água (Caranguejo, Escorpião e Peixes).

Para realizar a limpeza de um cristal segundo este método, leve-o a banhar no mar ou nas águas límpidas de uma nascente. Na ausência destes locais, aconselho-o a submergi-los em água mineral e deixá-los secar naturalmente e, se possível, ao sol, de forma a possam recarregar as energias.

 

Limpeza de Cristais com Água e Sal

Deve colocar o cristal dentro de um recipiente, cubra-o com sal marinho e encha o recipiente com água fria ou morna para que este não se deteriore. A seguir coloque-o durante toda a noite a captar as energias lunares. Pela manhã retire-o do recipiente e lave-o em água corrente para eliminar qualquer indício de sal e deixe-o num local onde se possa energizar com a luz directa do sol.

Ao aplicar este método deve ser bastante cuidadoso, uma vez que o sal pode interagir de forma nefasta sobre alguns cristais e até provocar algumas alterações. Para esses cristais mais sensíveis pode colocar o sal e o cristal em recipientes separados, pois sem estarem em contacto directo, o efeito de limpeza mantém eficaz.

 

Limpeza de Cristais com Incensos

Para se limpar um Cristal com incenso deve utilizar-se um aroma indicado para rituais de purificação, como a arruda, a alfazema ou o alecrim. Esta limpeza é ainda mais eficaz quando acompanhada de uma oração. Após acender o incenso, exponha o cristal ao fumo emanado durante alguns minutos e depois utilize-o como habitualmente.

 

Limpeza de Cristais com Terra

As limpezas efectuadas com terra são particularmente eficazes para os nativos dos Signos de Terra (Touro, Virgem e Capricórnio).

Ao limpar um cristal com terra, deve enterrá-lo num jardim ou num vaso e retirá-lo após 24 horas. Posteriormente, passe-o por água corrente e deixe-o secar naturalmente.

Deve ter em atenção o local onde o enterrou, se tiver animais concentre a sua atenção neles para que não o desenterrem e tenha também em consideração a acidez da terra para que não deteriore o cristal. 

 

Limpeza de Cristais pelo Fogo, utilizando velas

As limpezas efectuadas através das energias emanadas pelo fogo são particularmente eficazes para os nativos dos Signos de Fogo (Carneiro, Leão e Sagitário).

Poderá circundar o cristal de velas e deixá-lo permanecer assim até que a chama se apague, ou então passá-lo rapidamente pela chama da vela. Porém, deverá tomar alguns cuidados ao utilizar estes métodos com cristais sensíveis ao fogo, por exemplo a opala. Para estes tipos de cristais, é aconselhável que apenas os rodeie pelas velas para que não sejam tocados pelo fogo.

De modo a evitar acidentes indesejáveis, não deve deixar as velas acesas sem estar presente.

 

Limpeza através da Defumação

As limpezas efectuadas através da defumação são particularmente eficazes para os nativos dos Signos de Ar (Gémeos, Balança e Aquário).

Este método é muito bom, não só para limpar cristais como também auras e ambientes. Para proceder a esta limpeza, as plantas mais utilizadas são a salva, a lavanda e o cedro. O modo de execução deverá ser da seguinte forma:

- Primeiro, deve acender uma das extremidades do feixe preparado e soprá-lo apenas com o intuito de espalhar o fumo;

- Segundo, deve passar o cristal lentamente pelo fumo, de uma forma homogénea, de forma a expulsar as energias menos positivas.

Como prevenção, deve ter ao seu lado um pires para aparar as cinzas e uma jarra com água para apagar o feixe.

 

Limpeza através de outros Cristais

A limpeza de cristais através das energias resplandecentes e positivas de outros cristais consiste, basicamente, em colocar o cristal junto a um aglomerado de Cristal Quartzo que, pela sua limpidez e força, é excelente para proceder à limpeza e energização de outros cristais. Também pode rodear o cristal por Ametistas, que são excelentes purificadores. Deixe os cristais ficarem nessa posição durante algum tempo de forma a eliminar as energias negativas.

 

Limpeza com Flores

A limpeza de cristais utilizando flores ou apenas as pétalas é uma das formas mais sublimes de purificar cristais. Escolha as flores com as quais mais se identifica, coloque-as dentro de um recipiente de vidro, cubra os cristais com pétalas e deixe-os permanecerem assim durante 24 horas. Depois deixe-os ao relento para captar as energias solares ou lunares, principalmente eficazes se for lua cheia.

Com a finalidade de conseguir alcançar mais facilmente os seus objectivos, tenha em consideração que as pétalas de rosas cor-de-rosa são benéficas para limpar o cristal Quartzo Rosa e as folhas de alfazema são excelentes para os cristais violeta.

 

Saiba como limpar os seus cristais, veja o video, clique aqui.

 

Saiba mais sobre cristais

Inscreva-se num workshop de Cristaloterapia no Centro Maria Helena

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 

 
Back
This site uses cookies to enhance your experience. By continuing to browse the site, you are agreeing to our use of cookies. You are using an outdated browser. Please upgrade your browser to improve your experience.