Therapies

Elixir de cristais: saiba o que é, para que serve, e como se prepara

Graças às suas propriedades energéticas, é reconhecido o poder dos cristais como auxiliar terapêutico na prevenção e no tratamento de inúmeros problemas de saúde. O elixir de cristais consiste numa bebida que concentra e potencia os maiores benefícios dos cristais utilizados.

Cada cristal possui propriedades energéticas específicas, que faz com que seja especialmente adequado para determinado fim. Podemos utilizar os cristais trazendo-os simplesmente connosco, colocando-os num lugar de destaque, como a mesa de cabeceira ou na sala, segurando neles ou colocando-os sobre os chacras enquanto fazemos Meditação, etc.

Uma das formas mais eficazes de obter benefícios terapêuticos dos cristais consiste na preparação de um elixir de cristais, no qual a água atua como veículo para absorver e concentrar a energia do cristal utilizado. A vantagem deste elixir é que, para além de apresentar maior concentração energética, é ingerido, o que faz com que as propriedades do cristal usado entrem diretamente no organismo.

Qualquer pessoa pode preparar e tomar um elixir de cristais, desde que tenha os cuidados essenciais de higiene e utilização dos cristais.

Atenção! Regras básicas que deve seguir ao preparar um elixir de cristais:

1 - O uso terapêutico de cristais jamais substitui o acompanhamento médico, sendo sempre usado como terapia complementar.

2 - Para fazer um elixir de cristais, escolha cristais de dimensão média e tenha SEMPRE o cuidado de retirá-los do frasco antes de beber o elixir, evitando correr o risco de ingeri-los.

3 - Escolha os cristais que vai usar para preparar elixires e não os use para outros fins. Guarde-os num lugar seguro, onde não estejam expostos a poeiras, sujidade e bactérias.

4 - NEM TODOS OS CRISTAIS PODEM SER USADOS para fazer elixires, visto que alguns contêm substâncias que podem ser tóxicas para o organismo. Os cristais mais utilizados e inofensivos para preparar elixires são: quartzo transparente, quartzo rosa, quartzo verde, quartzo azul, ametista, água-marinha, citrino, cornalina, jaspe vermelho.

5 - Pode conjugar mais do que um cristal, mas os cristais escolhidos em cada elixir devem estar em harmonia no que diz respeito às suas propriedades e ao fim a que se destinam. As pedras de cores parecidas estão em harmonia: o azul e o verde, o rosa e o lilás acalmam; o amarelo, o laranja e o vermelho energizam. Por exemplo, pode juntar a ametista com o quartzo rosa ou com o quartzo verde para promover a paz interior e curar mágoas afetivas, ou, noutro caso bem diferente, pode juntar o citrino com a cornalina para alguém que tem pouca energia. O cristal de quartzo transparente pode ser combinado com todos os outros. 

6 - Escolha cristais lisos, sem fendas nem rachas (onde podem alojar-se bactérias).

7 - Limpe sempre bem os cristais antes de utilizá-los, passando-os por água corrente. Coloque-os depois ao Sol e num lugar onde possam absorver a energia da Lua Cheia (no parapeito da janela ou numa varanda, por exemplo).

 

Que cristais utilizar?

A escolha dos cristais utilizados no elixir depende do fim que pretende obter. Conhecendo as propriedades energéticas de cada cristal, e os seus principais benefícios, é fácil encontrar o que é mais adequado para si:

Quartzo Transparente

– bem-estar físico e mental geral, restabelecimento da saúde, manifestação de um desejo, alívio de dores de cabeça, melhoria do funcionamento do organismo, relaxamento interior, equilíbrio dos chacras, clareza mental, sabedoria, intuição, criatividade. É ideal quando se está à procura de um novo caminho a seguir.

Quartzo Rosa

– cura as mágoas do coração, desenvolve o amor-próprio, melhoria das relações com os outros, melhoria de um relacionamento amoroso, atenua comportamentos agressivos, equilibra o humor, estimula a compreensão, a bondade e a sabedoria, alivia problemas ligados ao aparelho reprodutor feminino, alivia dores menstruais e problemas ligados à menopausa, desenvolve a feminilidade e a beleza, desenvolve a capacidade de compreensão, alivia a angústia, dissolve sentimentos de rancor ou raiva. É ideal quando se procura atrair o amor ou curar um coração magoado. Sendo usado por mulheres, ajuda a desenvolver a beleza e a feminilidade.

Quartzo Azul

– melhora o funcionamento do sangue e reforça as defesas naturais, ajuda a restabelecer o equilíbrio na saúde após uma doença, traz serenidade, clareza mental e foco nas metas, ajuda a melhorar a capacidade de comunicação com os outros, alivia traumas e bloqueios, reforça a criatividade, afasta a ansiedade. É ideal para ter mais foco nas metas e clareza mental. 

Quartzo Verde

– melhora a saúde em geral, sendo favorável para fortalecer e prevenir problemas futuros, ajuda a curar um coração ferido, recuperando a esperança, a fé e a confiança, proporciona bem-estar e serenidade. É ideal para quem procura fortalecer a saúde e ter bem-estar. 

Ametista 

- purificação espiritual, desintoxicação física e energética, equilíbrio e bom funcionamento do organismo, fortalecimento das defesas naturais, alívio das dores, recuperação após uma doença, alívio do stress e da ansiedade, alívio das insónias, paz interior, cura energética após ataques psíquicos, perdão e recuperação da auto-confiança. É ideal para quem precisa de dormir melhor e procura ter paz e tranquilidade.

Água Marinha

– ajuda a acalmar as emoções, sendo favorável para superar medos e fobias, alivia problemas respiratórios, de coração, ou das células. Ajuda a diminuir a ansiedade e a ter maior facilidade de comunicação. É ideal para quem procura ter mais serenidade e equilíbrio mental e emocional.

Citrino

- transmite energia revitalizantes, otimismo e regeneração interior. Atua de forma favorável sobre o aparelho digestivo, aliviando problemas com ele relacionados, assim como problemas hormonais ou musculares. Ajuda a ter maior capacidade de concentração mental, eloquência e confiança em si próprio. É ideal para quem está a estudar para exames e para quem se sente em baixo, pois reforça o otimismo e a motivação.

Cornalina

– ajuda a melhorar a circulação do sangue, favorecendo também o aparelho respiratório, o fígado e o baço. Reforça a vitalidade, a feritilidade e a sensualidade, ajudando a melhorar a vida sexual. Ajuda a ter maior poder de decisão. É ideal para quem se sente inseguro ou desmotivado.

Jaspe Vermelho

- melhora o sangue e os problemas com elerelacionados, ajuda a combater a arteriosclerose, a anemia e os problemas relacionados com a potência sexual ou com a menstruação. Combate a apatia, podendo ajudar a evitar a depressão, e ajuda a vencer a preguiça, desenvolvendo maior garra e interesse pela vida. É ideal para pessoas que têm falta de energia e que não se sentem entusiasmadas por nada.

 

Como fazer:

- Deve preparar o elixir quando a Lua entra na fase de Lua Nova. Pode beber durante três semanas, até chegar ao Quarto Minguante, quando deve interromper a toma.

- Utilize um frasco de vidro, de preferência esterilizado (ou bem lavado com água quente).

- Encha o frasco com água mineral com PH neutro (pH 7)

- Coloque com cuidado o cristal, ou cristais, escolhidos dentro do frasco, não deixando que bata no fundo (pois pode rachar o cristal). Incline um pouco a garrafa, sem deixar a água cair, e deixe o cristal deslizar suavemente até ao fundo. 

- Tape com uma folha de papel limpa. Deixe ficar num lugar abrigado da luz solar ou artificial (ponha dentro de um armário, por exemplo).

- Ao fim de 12 horas, retire o cristal com a ajuda de uma colher e pode beber. Deve beber este elixir pelo menos três vezes por dia - em jejum, meia hora antes do almoço e meia hora antes de se deitar - embora possa dividir o líquido e bebê-lo mais vezes ao longo do dia. 

Nota: pode (e deve) beber água ao longo do dia, intervalando-a com a toma do elixir.

 

Outra forma de preparar o elixir consiste em deitar água mineral num frasco de vidro, tapar com um pano branco limpo e colocar num local onde possa estar exposto aos raios solares e aos raios lunares. Deixar ficar por 24 horas e depois beber no dia seguinte.

Veja também:

Como energizar os seus cristais

O cristal protetor de cada signo

Como limpar os seus cristais

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

Back
This site uses cookies to enhance your experience. By continuing to browse the site, you are agreeing to our use of cookies. You are using an outdated browser. Please upgrade your browser to improve your experience.