Therapies

Aceite que errar é humano

Muitas vezes temos dificuldade em lidar com o fracasso, com o facto de não sermos bem-sucedidos em algo que realizamos com empenho e que, por alguma razão, não corre da forma como esperávamos. Aprenda a aceitar os fracassos com a mesma leveza de espírito com que aceita os seus sucessos, e compreenda que através dos erros aprendemos, amadurecemos, fortalecemo-nos e aprendemos a triunfar.

Assim como as crianças que estão a aprender a andar começam por gatinhar, experimentando depois levantar-se e dar pequenos passos, tudo na nossa vida começa por ser um pensamento. De início, manifesta-se como uma acção quase imperceptível, avançando gradualmente até se desenvolver e ganhar uma forma visível. É através das sucessivas tentativas que aprendemos a ser bem-sucedidos. Compreenda isto para deixar, de uma vez por todas, de se culpar: um erro do passado não define a pessoa que é. Errou, porque estava a aprender a fazer as coisas da maneira certa. Hoje, tem o poder de vencer.

Todos nos enganamos, todos erramos num momento ou noutro: acontece, é normal. Mas quando nos detemos na culpa e repetidamente nos castigamos pelos erros que cometemos, estamos a repetir dentro de nós a imagem desse erro. Qualquer que seja a situação que está a travar o seu sucesso, saiba que ela está a acontecer para o fazer crescer, para o ajudar a desenvolver-se, porque você PODE mudar a sua realidade, através da persistência e da coragem. Mesmo nas situações mais difíceis, a mente humana tem a capacidade de emitir vibrações energéticas que operam verdadeiros milagres. O segredo para que tudo isso funcione? Acreditar!

 

Críticas, só construtivas

As críticas apenas devem ter um valor construtivo. Quando alguém o criticar, pense naquilo que essa pessoa lhe quis mostrar e no que pode mudar para melhorar. Abandone a convicção, que muitos de nós assumimos facilmente, de que os outros é que têm razão. Mesmo que nos digam que não somos suficientemente bons para assumir aquele cargo, ou que não somos inteligentes, lembre-se que o poder está dentro de si. Você pode ser a pessoa que deseja ser, e tomar consciência disso é assumir a responsabilidade pela sua vida, é tomar o leme do seu destino e reconhecer que as suas capacidades são ilimitadas. O ser humano que se vence a si próprio é o maior dos heróis!

Na maior parte das vezes, a única pessoa que se interpõe entre nós e o nosso sucesso somos nós próprios. Aprenda a aceitar-se e a valorizar-se exactamente como é, e não permita que a sua visão de si próprio seja deturpada pelas opiniões dos outros. Embora estejamos sempre a tempo de corrigir e modificar aquilo que não nos faz bem, o Universo concebeu-o exactamente como é, porque é essa pessoa que faz falta a toda a ordem cósmica, ao plano superior divino no qual todos os seres estão interligados. O leitor é único e especial. Aceite isto: você faz falta ao Universo, exactamente como é.

No caso de não ter obtido, até aqui, o retorno daquilo em que investiu, ou de até agora o seu empenho e os seus esforços não terem sido reconhecidos e devidamente recompensados, pense no que tem feito até hoje para concretizar os seus objectivos, e compreenda aquilo que pode mudar para poder obter melhores resultados. Ao mudarmos o que, em nós, nos leva para determinado tipo de situação, deixaremos de ser compelidos para ela. No caso de até hoje ter tentado ascender no seu trabalho, e sucessivamente ter visto outros passarem-lhe à frente, procure perceber por que razão isso tem acontecido, e identifique aquilo que pode fazer para mudar a sua postura perante o seu trabalho. Se não mudamos de atitude, como podemos deixar de ter sempre os mesmos resultados?

Para ser promovido, tem de querer ser promovido. Ultrapasse as suas expectativas e alargue os seus horizontes. Ao longo do seu caminho poderá não conseguir todas as promoções que deseja, mas, se adoptar uma postura positiva e firme, acabará por chegar ao destino que objectivou.

Tenha noção, contudo, que o êxito leva tempo a conquistar e que as mudanças não se fazem do dia para a noite. Quando queremos mudar, temos uma enorme urgência nesse processo, queremos que tudo aconteça o mais rapidamente possível, mas não é assim que o Universo se move. As mudanças pequenas são as mais sólidas e as que trazem resultados duradouros. Está nas suas mãos evitar estagnar, deixar-se ficar paralisado pelo medo ou pela ideia de que não é capaz. Mova-se, caminhe mesmo que seja lentamente e com pequenos passos: são eles que o vão conduzir ao sucesso.

Evite, também, a impaciência, que apenas reflecte a nossa resistência à aprendizagem que é necessária para podermos evoluir. Por vezes, fazemos um esforço concentrado para mudar, mas temos a sensação que a situação só piorou. Quando isso acontecer, relaxe, é mesmo assim o processo. Quando começamos a trabalhar com os nossos bloqueios interiores, os medos que estavam mais profundamente enraizados vêm ao de cima, para que possam ser vencidos. Por essa razão, quando assumimos o compromisso de sermos bem-sucedidos, podemos ver-nos confrontados com mais obstáculos, que surgem para nos darem a oportunidade de nos libertarmos de receios que estavam bem escondidos no mais profundo do nosso ser. Assuma-os, encare-os de frente e mantenha a determinação. O seu caminho para o sucesso é construído passo a passo, sem pressa mas com firmeza, coragem e empenho.

 

Dica positiva: Assuma consigo mesmo o compromisso de se libertar de padrões negativos, e não permita que ninguém o impeça de alcançar o sucesso. Repita diariamente as seguintes frases em frente ao espelho, tome consciência delas e integre-as na sua vida:

«Hoje, ninguém me vai fazer sentir inferior!»

«Hoje, recuso-me a sentir que não sou capaz.»

«Hoje, mostro as minhas capacidades.»

«Hoje, não vou aceitar que me critiquem de forma negativa.»

«Hoje, mostro que tenho muito valor!»

A prática repetida leva a que estas afirmações comecem a ganhar peso na sua mente e se tornem pensamentos recorrentes, que com o tempo o ajudarão a libertar-se do passado que ainda o faz sofrer. Aceite os pensamentos e os sentimentos sem os julgar. Lembre-se que se não estiver disposto a fazer um esforço para mudar interiormente, dificilmente poderá avançar. Logo que mudar a sua maneira de pensar, mudará interiormente, e a sua vida exterior mudará consigo. Daí em diante, conquistar pouco a pouco o êxito e o reconhecimento pelo seu trabalho será algo natural, que surgirá na sua vida facilmente, fazendo-o sentir-se valorizado e importante.

Texto retirado do livro O Meu Segredo, de Maria Helena, que pode encomendar através do e-mail [email protected] ou da página Maria Helena no Facebook.

Veja também:

 

 

 

 

 

 

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

Back
This site uses cookies to enhance your experience. By continuing to browse the site, you are agreeing to our use of cookies. You are using an outdated browser. Please upgrade your browser to improve your experience.