Therapies

É preciso deixar o amor entrar!

Muitas vezes, as pessoas criam defesas em torno de si próprias, porque não receberam o amor de que precisavam e não aprenderam a viver com esse sentimento presente na sua vida, evitando a todo o custo que o amor entre nas suas vidas. Outras há, também, que receberam imagens negativas a seu respeito, por terem crescido no seio de uma família em que não havia amor ou em que um dos progenitores amava o outro sem ser amado em troca.

Uma criança que cresce a ver a mãe, por exemplo, sofrer por amar o pai, que a trai e a maltrata, pode desenvolver a ideia de que o amor faz sofrer, e crescer a procurar reprimir esse sentimento. Felizmente, isso nem sempre acontece, pois o ser humano possui recursos inimagináveis e, apesar de o ambiente no qual crescemos ser muito importante para o nosso desenvolvimento, a personalidade e outras influências externas contribuem para que muitas pessoas se desenvolvam sem deixarem que a mágoa de experiências que tenham vivido ou a que tenham assistido as paralise. Mesmo quando as pessoas estão fechadas dentro dos seus sentimentos de mágoa, o amor tem a capacidade mágica de conseguir entrar num coração fechado e fazê-lo recuperar a alegria e a felicidade. É necessário encontrar alguém disposto a romper com barreiras criadas, que são muito resistentes porque serviram de escudo à pessoa que as ergueu, que por vezes se mostra relutante a derrubá-las, e nem todas as pessoas estão dispostas a travar essa batalha – então, faça a sua parte e deixe o amor entrar!

Um coração que sofreu ou uma pessoa que sedimentou a sua personalidade com ausência de amor pode ter dificuldade em aceitar o amor de outras pessoas, por não saber como lidar com ele. É necessário, antes de mais, modificar a sua forma de pensamento, convencendo-se de que merece ser amado. Todos nós, sem excepção, temos a capacidade de amar e de receber amor. Compreender e integrar esta crença na sua vida é o primeiro passo para viver com amor.

 

Dica positiva: O amor tem uma capacidade curativa inimaginável, sendo capaz de apagar os registos negativos que foram incutidos em nós por experiências traumáticas. Se nos mantivermos presos a um passado de falta de amor, não podemos sair dele a não ser exercitando o amor.

Repita todos os dias quando acorda: «Eu gosto muito de mim! Eu amo-me porque sou uma pessoa maravilhosa! Amo o meu rosto, os meus braços, as minhas pernas, o meu cabelo, a minha personalidade! Amo os meus gestos e as minhas expressões: eu amo-me totalmente!»

Pronuncie estas e outras afirmações positivas diariamente em frente ao espelho, encarando-se olhos nos olhos. Se lhe parece ridículo ou disparatado, saiba que aquilo que afirmamos modifica os nossos pensamentos, e que eles agem dentro da nossa mente e de nós próprios de uma forma ilimitada. À medida que pratica e que adquire o hábito de repetir para si próprio que se ama, o amor a si próprio deixará de ser apenas um conjunto de frases proferidas em frente ao espelho e passará a tornar-se uma ideia sempre presente no seu cérebro, o que, com tempo e persistência, se tornará uma realidade na sua vida. Logo que comece a amar-se a si próprio, estará pronto para receber o amor de outra pessoa e viver um grande amor.

Texto retirado do livro O Meu Segredo, de Maria  Helena

Veja também:

Ter uma família e um casamento feliz

Nunca é tarde para amar

 

 

 

 

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 

 

 
Back
This site uses cookies to enhance your experience. By continuing to browse the site, you are agreeing to our use of cookies. You are using an outdated browser. Please upgrade your browser to improve your experience.