Therapies

10 Passos para ter mais dinheiro

Embora a felicidade dependa mais do que temos na nossa mente do que daquilo que temos no bolso, a verdade é que precisamos de ter condições financeiras favoráveis para podermos estar bem e levar uma vida feliz. Uma pessoa que vive angustiada com contas para pagar tem dificuldade em sentir-se realizada. Termos dinheiro para nós e para proporcionarmos uma vida estável às pessoas que amamos faz também parte da nossa caminhada evolutiva na Terra. Em 2016, siga estes 10 passos para ter mais dinheiro!

1. Não gaste mais do que tem.

Esta máxima parece simples e óbvia, mas muitas pessoas não conseguem gerir o dinheiro que recebem e gastam-no descontroladamente, recorrendo ao crédito ou a pedir dinheiro emprestado a amigos e conhecidos. Defina bem o dinheiro que tem disponível por mês, anote numa folha de papel quanto ganha e quanto tem de gastar com as despesas fixas. Tome nota de quanto lhe sobra e não gaste além disso. NUNCA.

2. Ganhou um prémio, uma recompensa por horas extra, dinheiro que lhe deviam? Guarde-o bem!

Embora tenhamos tendência para querer festejar a alegria de ter ganho um prémio - e isso seja muito positivo, pois a vida não tem de ser vivida como um sacrifício - aproveite o facto de ter ganho algum dinheiro com o qual não contava para pô-lo de parte e assim rechear melhor o seu pé-de-meia. Gaste apenas uma parte do que ganhou, ponha o resto de lado e aja como se não o tivesse recebido. Mais tarde vai agradecer por isso!

3. Coma fora menos vezes

Embora seja muito confortável, almoçar fora no dia-a-dia ou jantar fora várias vezes por semana - ou comprar comida já feita - faz gastar muito mais dinheiro do que a maior parte das pessoas têm noção. Habitue-se a preparar pratos em casa que rendam para mais do que uma refeição, leve o almoço de casa, combine saídas com os amigos depois do jantar, jante fora quando existe, realmente, uma data especial, e não apenas porque não apetece cozinhar.

4. Troque o ginásio pelo exercício físico ao ar livre

Confesse... quantas vezes paga o ginásio mas na verdade passa meses sem lá ir? Embora o exercício físico seja essencial, não vale a pena investir em algo de que na verdade não usufrui, para além de que as mensalidades de muitos ginásios são bastante elevadas. Comprometa-se a fazer exercício físico mais barato, faça uma caminhada, corrida e ginástica ao ar livre, em boa companhia, ou em casa. Seja disciplinado. Vai ficar em boa forma, e a sua carteira também!

5. Esqueça os cartões, pague com dinheiro

O cartão de crédito é o grande amigo das dívidas, criando a ilusão de que temos mais dinheiro do que aquele que realmente possuímos. Os cartões multibanco também dificultam a noção das despesas que fazemos. Levante uma quantia fixa por semana, ande sempre apenas com dinheiro na carteira. (Não ande com a quantia semanal total na carteira, guarde-a em casa e vá de lá retirando diariamente o dinheiro de que precisa). Dessa forma, será muito mais fácil saber quanto e onde gasta.

6. Candidate-se a prémios

Se na sua empresa existem prémios de produtividade, faça por ganhá-los, trabalhe mais horas. Se no seu trabalho não existem essas recompensas, encontre outras atividades que possa fazer no seu tempo livre, nem que seja durante duas ou três horas por semana, e acumule fontes de rendimento. Venda doces aos amigos, faça artesanato e venda em feiras, dê aulas de dança, tome conta de crianças, faça traduções, arranje um part-time num café, repare aparelhos elétricos... Existem muito mais formas de ganhar dinheiro do que aquelas de que as pessoas muitas vezes têm consciência. Ganha pouco? Não faz mal, lembre-se que grão a grão enche a galinha o papo.

7. Acabe com as compras a crédito.

Um dos grandes problemas das pessoas que gastam mais do que ganham mensalmente é que acham uma excelente oportunidade a possibilidade de “dividir o preço de um produto em várias parcelas sem juros”. O problema é que isso não funciona assim. Os juros estão subtilmente diluídos nas prestações. Nem que seja nas despesas de contrato. Infelizmente, quem compra a prestações não acaba por comprar somente o que é essencial, passando a incluir também produtos mais supérfluos, juntando por vezes vários créditos que se tornam difíceis e até impossíveis de pagar.

8. Antes de ir ao supermercado, leia atentamente os folhetos de promoções.

Hoje em dia quase todas as cadeias de supermercados disponibilizam folhetos semanais com as promoções da semana. Evite fazer compras de supermercado quando está cansada, com pressa ou com fome. Prepare no dia anterior uma lista, analisando os folhetos das várias cadeias de lojas e seleccionando os produtos que deve comprar em cada uma delas. Aproveite as promoções de bens que não se estragam facilmente, tais como pasat de dentes, champôs, enlatados, etc. e abasteça a sua despensa aproveitando o preço mais baixo. Quando precisar deles, não terá de pagar tanto.

9. Rentabilize o que tem em casa

As feiras e lojas de objetos em segunda mão continuam bastante na moda e são uma excelente forma de ganhar dinheiro extra, ao mesmo tempo que liberta a sua casa de tralhas que só lá estão a ocupar espaço e de roupas que já não usa. Venda acessórios, livros, cds, roupas, calçado, brinquedos, etc... e transforme em dinheiro aquilo que já não lhe faz falta.

10. Aproveite melhor os presentes

Pelo seu aniversário em vez de pedir presentes peça "vales em compras", bilhetes do Euromilhões ou mesmo dinheiro. Quando oferecer presentes aos seus amigos opte por algo personalizado, que possa fazer você mesmo. Ir ao Centro Comercial é muito mais prático, mas é também bem mais caro.

Veja também:

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

Back
This site uses cookies to enhance your experience. By continuing to browse the site, you are agreeing to our use of cookies. You are using an outdated browser. Please upgrade your browser to improve your experience.