Astrology

A lenda do signo Virgem

O signo Virgem é o sexto do Zodíaco e é geralmente representado por uma jovem mulher que segura uma espiga de trigo, representando as colheitas associadas a este período do ano, ou uma balança, que lembra a ponderação necessária aos Homens para que haja harmonia. Tanto uma como outra estão profundamente ligadas ao simbolismo de Virgem.

A lenda por trás deste signo remonta ao mito grego da criação do Mundo, segundo o qual os titãs Prometeu e Epimeteu foram encarregues de criar os homens e as diversas espécies animais. Epimeteu foi distribuindo dons pelos animais, dando-lhes asas para voar e garras para capturar as presas e para se defenderem, e, quando chegou a vez de atribuir dons aos homens, já não tinha nenhum. Por isso, pediu ajuda a Prometeu, que lhes concedeu o dom do fogo, dando assim ao Homem a superioridade sobre todas as espécies.

Zeus, o deus supremo, não gostou que o segredo divino do fogo fosse revelado aos homens, e como tal aprisionou Prometeu a uma rocha no Monte Cáucaso, onde um abutre se ia alimentar do seu fígado, para que a tortura se mantivesse.

Zeus puniu também a Humanidade, enviando à Terra uma mulher chamada Pandora, que tinha consigo uma caixa que nunca poderia abrir. Um dia, porém, Pandora não aguentou a curiosidade e abriu a caixa, deixando escapar os males como a doença e a morte, a raiva, a inveja e a vingança, que passaram a assombrar para sempre os homens. Apenas a esperança permaneceu dentro da caixa. A partir de então, todos os deuses deixaram a Terra e partiram para os Céus, tendo início a chamada Idade do Ferro. A última a partir foi Astréia, a deusa da pureza e da inocência, que se refugiou na constelação de Virgem, e que simboliza a esperança de que um dia a época dourada da Humanidade irá voltar, e os deuses retornarão à Terra.

Existe uma outra lenda associada ao signo Virgem, segundo a qual este representa a Deusa Deméter, senhora das colheitas, das flores e dos frutos, ou a sua filha, Perséfone. Hades, deus do reino dos mortos, apaixonou-se por Perséfone a ponto de a raptar e a levar consigo para as trevas. Deméter procurou a filha desesperadamente e, ao sabê-la esposa do rei das trevas, abandonou a Terra, fazendo com que o Inverno se abatesse sobre ela. Os homens, angustiados por não haver meio de fazer com que a terra voltasse a ser fértil, imploraram a Deméter que regressasse, mas como esta se recusava, Zeus obrigou Hades a libertar Perséfone. Embora concordasse, o senhor das trevas ofereceu à sua amada sementes de romã e, ao comê-las, Perséfone ficou obrigada a regressar ao reino de Hades todos os anos, no período que conhecemos como sendo o Inverno, em que as sementes estão adormecidas sob a terra.

O signo Virgem está, pois, associado à pureza de Astréia, e também à melancolia de Perséfone e Deméter, razão pela qual os nativos deste signo são caracterizados pela prudência e por um certo recolhimento no que diz respeito aos seus sentimentos. São, geralmente, aqueles que dedicam mais tempo a lançar boas sementes, para que elas tragam bons frutos.  

Veja também:

 

 

 

 

 

 

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 

 

Back

You might also like to read

This site uses cookies to enhance your experience. By continuing to browse the site, you are agreeing to our use of cookies. You are using an outdated browser. Please upgrade your browser to improve your experience.