Astrologia

A lenda do signo Virgem

O signo Virgem é o sexto do Zodíaco e é geralmente representado por uma jovem mulher que segura uma espiga de trigo, representando as colheitas associadas a este período do ano, ou uma balança, que lembra a ponderação necessária aos Homens para que haja harmonia. Tanto uma como outra estão profundamente ligadas ao simbolismo de Virgem.

A lenda por trás deste signo remonta ao mito grego da criação do Mundo, segundo o qual os titãs Prometeu e Epimeteu foram encarregues de criar os homens e as diversas espécies animais. Epimeteu foi distribuindo dons pelos animais, dando-lhes asas para voar e garras para capturar as presas e para se defenderem, e, quando chegou a vez de atribuir dons aos homens, já não tinha nenhum. Por isso, pediu ajuda a Prometeu, que lhes concedeu o dom do fogo, dando assim ao Homem a superioridade sobre todas as espécies.

Zeus, o deus supremo, não gostou que o segredo divino do fogo fosse revelado aos homens, e como tal aprisionou Prometeu a uma rocha no Monte Cáucaso, onde um abutre se ia alimentar do seu fígado, para que a tortura se mantivesse.

Zeus puniu também a Humanidade, enviando à Terra uma mulher chamada Pandora, que tinha consigo uma caixa que nunca poderia abrir. Um dia, porém, Pandora não aguentou a curiosidade e abriu a caixa, deixando escapar os males como a doença e a morte, a raiva, a inveja e a vingança, que passaram a assombrar para sempre os homens. Apenas a esperança permaneceu dentro da caixa. A partir de então, todos os deuses deixaram a Terra e partiram para os Céus, tendo início a chamada Idade do Ferro. A última a partir foi Astréia, a deusa da pureza e da inocência, que se refugiou na constelação de Virgem, e que simboliza a esperança de que um dia a época dourada da Humanidade irá voltar, e os deuses retornarão à Terra.

Existe uma outra lenda associada ao signo Virgem, segundo a qual este representa a Deusa Deméter, senhora das colheitas, das flores e dos frutos, ou a sua filha, Perséfone. Hades, deus do reino dos mortos, apaixonou-se por Perséfone a ponto de a raptar e a levar consigo para as trevas. Deméter procurou a filha desesperadamente e, ao sabê-la esposa do rei das trevas, abandonou a Terra, fazendo com que o Inverno se abatesse sobre ela. Os homens, angustiados por não haver meio de fazer com que a terra voltasse a ser fértil, imploraram a Deméter que regressasse, mas como esta se recusava, Zeus obrigou Hades a libertar Perséfone. Embora concordasse, o senhor das trevas ofereceu à sua amada sementes de romã e, ao comê-las, Perséfone ficou obrigada a regressar ao reino de Hades todos os anos, no período que conhecemos como sendo o Inverno, em que as sementes estão adormecidas sob a terra.

O signo Virgem está, pois, associado à pureza de Astréia, e também à melancolia de Perséfone e Deméter, razão pela qual os nativos deste signo são caracterizados pela prudência e por um certo recolhimento no que diz respeito aos seus sentimentos. São, geralmente, aqueles que dedicam mais tempo a lançar boas sementes, para que elas tragam bons frutos.  

Veja também:

 

 

 

 

 

 

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 

 

Voltar

Também poderá gostar de ler

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.