Astrology

Como é o signo Virgem?

O signo Virgem não é um dos que se identifica mais facilmente. Primeiro, porque os seus nativos são geralmente excelentes observadores e preferem a postura de espetadores, não se mostrando facilmente. E depois, porque este signo regido por Mercúrio é muito mental e, talvez por ser o único que representa apenas uma figura humana (Gémeos, o outro signo mercuriano, é também "humano", mas são duas crianças, e Aquário, que também é representado por uma figura humana, é um "aquadeiro cósmico") este é o signo cujos nativos melhor refletem as caraterísticas do seu ascendente: por esse motivo, os nativos de Virgem podem mostrar-se muito diferentes uns dos outros, embora haja traços que os distingam.

A caraterística de Virgem que é provavelmente mais reconhecida é a sua incrível atenção ao pormenor e à análise, que o faz muitas vezes ser conotado como "picuinhas". Mas Virgem nem sempre é devidamente compreendido, porque a sua intenção é realmente boa: ele procura sempre dar o seu melhor, e o seu sistema nervoso altera-se ante a ideia de que algo pode correr mal, porque ele quer que tudo corra sempre bem.

Virgem é um signo muito dedicado aos outros. A ideia de "serviço" é especialmente forte neste signo, associado à Casa VI do Zodíaco (veja aqui o significado das Casas Astrológicas). Virgem sente uma necessidade muito forte de ser útil, de fazer algo, de construir. Pertence ao Elemento Terra, tal como Touro e Capricórnio, mas é muito mais altruísta do que qualquer um deles, mais voltados para a conquista de estatuto e de bens. Virgem, pelo contrário, pode ser absolutamente abnegado e sacrificar-se pelos demais. Ele é aquele funcionário que, provavelmente, fica com as piores folgas - e não se queixa. Provavelmente é, também, o primeiro a chegar ao trabalho, e o que fica até mais tarde sempre que o trabalho aperta. O seu sistema nervoso é muito instável, ou não fosse regido pelo irrequieto Mercúrio. A ansiedade e o stress acompanham-no sempre, embora se mostre geralmente calmo, pacífico e apaziguador. Virgem pode, contudo, ser queixoso - e esta é uma das principais queixas que os nativos dos restantes signos têm geralmente em relação a ele. É que Virgem muitas vezes acaba por fazer mais do que aquilo que lhe compete, e essa sobrecarga que ele próprio coloca sobre os seus ombros acaba por ficar a remoer dentro dele, tornando-o rabugento e queixoso.

Virgem esquece-se, muitas vezes, de saborear a vida. A não ser que tenha um ascendente que o descontraia, como Sagitário, Leão ou Carneiro, assumirá sempre demasiados encargos, trabalhando - também em casa - mais do que qualquer outra pessoa.

É que Virgem encontra também no serviço aos outros a sua forma de expressar amor. Não é dado a manifestações efusivas de afeto. Aliás, nem gosta de beijos e carícias em público, mas sofre ao lado dos seus e jamais lhes vira costas. O seu companheiro e os seus filhos são sempre a sua prioridade, colocando-os à frente do seu próprio bem-estar.

Virgem relaxa e descontrai em contacto com a Natureza. Adora mexer na Terra, e a jardinagem pode ser uma das suas paixões. Porque é regido por Mercúrio, possui uma mente extremamente curiosa e ávida por aprendizagens, e por isso também aprecia ler, sobre variados assuntos. Se tiver como Ascendente um signo de Fogo a sua curiosidade tornar-se-á mais física, e ele quererá correr o Mundo, viajar, conhecer pessoas.

Virgem é, sempre, fascinado pelo saber. A mente humana, com todas as suas complexidades, contradições e incongruências, encanta-o. Mas não perde o contacto com as coisas mais simples da vida. É que ele é, essencialmente prático, e sabe que aquilo que conta é aquilo que pode fazer no seu meio mais próximo. Virgem não é ambicioso; aliás, por vezes peca pelo excesso de modéstia. Tem muitas vezes falta de confiança em si mesmo, sendo demasiado exigente consigo próprio e castigando-se com dureza pela mínima falha. Virgem é muito crítico, porque exige tanto de si acaba por ser também muito intransigente com os outros, e isso torna-o pouco flexível. Falta-lhe a descontração, a leveza e a ausência de responsabilidades. Quando está rodeado por pessoas que o conseguem ajudar nesse sentido, libertando-o dos fardos que ele insiste em carregar, mostra-se uma pessoa extremamente simpática, bem-disposta e até divertida. Geralmente são os signos de Água aqueles que, com a sua doçura, melhor conseguem tirar de Virgem a sua faceta mais descontraída. Peixes é a sua cara-metade, mas Caranguejo e Escorpião compreendem-no, valorizam-no e ajudam-no a levar a vida com maior tranquilidade.

Virgem destaca-se também pelo seu sentido de organização. Estes nativos não suportam a confusão, e isso faz com que precisem de ter a sua casa sempre a brilhar, o seu lugar de trabalho arrumado de forma exemplar e com que deitem mãos à obra para arrumar e limpar mesmo aquilo que não foram eles a sujar. Virgem tem a mania das limpezas e das arrumações, é verdade, mas, uma vez mais... a intenção dele era ajudar. Para este racional nativo a ideia de viver com germes e bactérias é insuportável, e por isso é tão preocupado com a higiene e com a limpeza.

Virgem é também reconhecido como "o" hipocondríaco do Zodíaco. Este signo tem na saúde o seu ponto mais vulnerável, e frequentemente se angustia com a possibilidade de estar doente. Ávido de informação, procura saber tudo sobre nutrição, alimentação e saúde, e facilmente se convence de que padece de um mal do qual tenha ouvido falar e sobre o qual fez entretanto inúmeras pesquisas. Por esse motivo, os nativos de Virgem são especialmente dotados para profissões relacionadas com a saúde, como médicos e enfermeiros.

Qualquer que seja a sua profissão, o nativo de Virgem é, regra geral, um trabalhador muito dedicado e cumpridor. Gosta de regras e de rotinas, e por isso adapta-se com muita facilidade àquilo que lhe impõem. Se tiver um ascendente que espicace a sua rebeldia até pode colocar algumas questões (im)pertinentes aos chefes, mas acata ordens sem criar problemas. É que ele gosta de ter diretrizes para seguir. Não sabe, nem quer, ser ele a liderar. Opta sempre por ficar num papel em que, tendo o controlo de tudo, o faça a partir dos bastidores. Virgem não gosta de dar nas vistas nem das luzes da ribalta, optando por ficar numa posição mais discreta.

Mesmo que a sua carreira esteja ligada à exposição pública, o nativo de Virgem procura sempre agir com reserva, prudência e discrição. Preza o conforto do seu lar e a sua vida privada é, para ele, sagrada.

Este signo possui também uma forte espiritualidade. O sentido do serviço e do amor ao próximo, que o caraterizam, encontra muitas vezes consistência na sua própria fé. Não se deixa enganar, pois é especialmente astuto e muito atento, mas prefere calar-se do que criar confusões e atritos. Seja qual for a sua vertente religiosa - ou filosófica - procurará sempre desenvolvê-la, num espaço só seu, sobre o qual nem gosta de falar.

Virgem não é de palavras vãs. Nunca diz algo só por dizer. Pondera bem antes de se pronunciar, pesando as palavras e os seus atos. O compromisso é muito importante para ele, assim como a lealdade, a honestidade e a fidelidade. Quando Virgem assume um compromisso, honra-o com a sua própria vida. 

Veja também:

Back

You might also like to read

This site uses cookies to enhance your experience. By continuing to browse the site, you are agreeing to our use of cookies. You are using an outdated browser. Please upgrade your browser to improve your experience.