Therapies

A Fénix e o Dragão: símbolos de bom Feng Shui

A Fénix, a ave que renasceu das próprias cinzas, e o dragão, o imponente cuspidor de fogo, são dois símbolos que nos remetem para a cultura oriental, sendo largamente representados nas pinturas, estátuas e objetos decorativos usados nesta cultura. Ter em sua casa imagens representativas destes símbolos ajuda a atrair para a sua vida aquilo que eles simbolizam.

A Fénix está associada à capacidade de autorregeneração e de vencer desafios, sendo portadora de novas oportunidades. Ter em casa uma imagem de aves, e especialmente da Fénix, atrai, de acordo com o Feng Shui, a prosperidade e a abundância, ao mesmo tempo que assegura a proteção financeira e a estabilidade, sendo especialmente eficaz para pessoas que têm profissões relacionadas com os negócios ou que envolvam algum tipo de risco. Existe a superstição de que as penas de aves dão proteção durante as viagens. Para o Feng Shui, os pássaros são mensageiros das mensagens celestiais e, por essa razão, os chineses atribuem um significado especial ao facto de ver pássaros a voar por perto quando vão na rua. Se voarem ao seu encontro, tal é considerado um sinal de boa sorte que vem a caminho, enquanto que se estiverem a afastar-se alertam que pode não estar a aproveitar devidamente as oportunidades. Se ouvir pássaros a cantar de manhã cedo isso indica boas notícias, e se escolherem o beiral do seu telhado ou o seu jardim para fazerem o ninho tal está associado à chegada de prosperidade para o seu lar.

Os chineses dão um significado especial à cor das aves. Ver um pássaro preto indica que receberá uma notícia importante. Um pássaro azul indica uma promoção profissional, enquanto que um pássaro branco representa a cura. Os pássaros amarelos relacionam-se com a riqueza e podem também anunciar a chegada de um filho. Ver um casal de pássaros indica que o amor vem ao seu encontro, e um conjunto de pássaros indica uma reunião familiar feliz. Os pássaros saudáveis são sempre portadores de boas-novas, mas ver um pássaro doente ou ferido pode ser considerado um aviso. Ver um corvo significa que lhe será revelada uma mensagem importante, e ouvir uma coruja indica que uma pessoa próxima o ajudará a evoluir a todos os níveis.

Assim como as aves são consideradas portadoras de mensagens e de boas oportunidades, o Dragão é, por seu lado, um símbolo de força e de determinação. Está associado à energia Yang, masculina e ativa, sendo um símbolo particularmente eficaz para pessoas que ocupam um cargo de liderança. Deve ser posicionado a Este em casa ou no local de trabalho, pois fortalece a criatividade e a capacidade de ação.

Outros símbolos para afastar energias negativas

- Bambu: representa o triunfo sobre os obstáculos e a longevidade. Deve ser colocado na parte da frente do seu jardim ou num lugar de destaque, afastando o mau Feng Shui e simbolizando que será bem sucedido em todos os seus projetos.

- Árvore com cristais: aquelas pequenas árvores que contêm um cristal em cada ramo são muito auspiciosas, especialmente quando contêm o Citrino, um cristal de cor amarela que indica sorte financeira. Encontra-se facilmente à venda, e deve ser colocadas ao nível do tampo da mesa principal, por exemplo numa prateleira na sala. Deve ter um tronco sólido, assegurando o bom Feng Shui na vida de quem a possui.

- Tigela dourada de arroz e pauzinhos chineses: simbolizam o sucesso financeiro e profissional. São um ótimo presente, pois atraem bom Feng-Shui para quem os recebe. Quando a pessoa gosta do seu trabalho, este símbolo assegura que o irá manter. Se não gostar do que faz profissionalmente, a tigela dourada e os pauzinhos chineses ajudam a encontrar um trabalho que traga satisfação e de que goste realmente. A tigela dourada simboliza que o seu sustento será também ele de ouro.

- Veado: em chinês chama-se lu, o que se assemelha à palavra chinesa que designa a prosperidade e a riqueza. Uma pequena estatueta deste animal, simbolizando lucros e riqueza, traz muito bom Feng Shui para a vida profissional, especialmente quando tem ao pescoço uma fitinha vermelha com as três moedas chinesas penduradas.

- Cavalo: este símbolo representa a riqueza vinda de qualquer das oito direções. Deve ser colocado à entrada de casa e de costas voltadas para o exterior, afastando o mau Feng Shui. Muitas vezes é posto junto do deus chinês que representa a riqueza, Tsai Shen Yeh, e junto dele são colocados objetos valiosos, como forma de atrair e assegurar a prosperidade.

- Chi Lin, ou cavalo-dragão: a presença desta imagem dele no seu escritório atrai o bom Feng Shui na vida profissional. Se puser um par de cavalos-dragão na sua casa, protegem o lar e trazem harmonia familiar.

- Morcego vermelho: atrai abundância e simboliza as cinco bênçãos do céu – a longevidade, a riqueza, a saúde, o virtuosismo e a morte por causas naturais. É um símbolo Taoista de prosperidade que se pode encontrar muitas vezes representado na cerâmica e no mobiliário chinês. Quando representados em círculos de cinco elementos os morcegos vermelho protegem o local onde se encontram e garantem bom Feng Shui e prosperidade.

Dicas de Feng Shui

*Por possuírem uma energia ativa tão forte não se deve colocar as imagens ou objetos representativos dos dragões no quarto, pois podem perturbar a tranquilidade e o descanso. Devem ser colocados em divisões da casa associadas à ação, como a sala ou o escritório.

*A tartaruga é considerada o melhor símbolo de longevidade. Ter uma como animal de estimação representa bom Feng Shui para os habitantes da casa. Se não puder ter o animal consigo, opte por colocar uma imagem ou pequena estatueta que o simbolize na parte traseira da sua casa, pois irá protegê-la.

Para encomendar este colar que representa a Fénix e a capacidade de superarmos sempre os obstáculos da nossa vida, reerguendo-nos das cinzas sempre que enfrentamos um período difícil, encomende pelo e-mail [email protected] ou através da página do Facebook.

Veja também:

 

 

 

 

 

 

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 
 
 
 
Back
This site uses cookies to enhance your experience. By continuing to browse the site, you are agreeing to our use of cookies. You are using an outdated browser. Please upgrade your browser to improve your experience.