Astrology

8 de Março - dia da Mulher

A 8 de março comemora-se o Dia Internacional da Mulher, uma data que lembra a importância da igualdade de Direitos e que serve para nos lembrar da coragem, da nobreza de caráter, da força e da valentia de todas as mulheres, que diariamente são mães, esposas, namoradas, profissionais competentes, e ainda conseguem ser doces, carinhosas, sensíveis, flexíveis e polivalentes... como só uma mulher consegue ser. Um feliz dia para todas as MULHERES!

A celebração do Dia Internacional da Mulher surgiu no início do século XX, como forma de reivindicação de melhores condições de vida e de trabalho, assim como o direito ao voto, lutas muito importantes das mulheres para conquistarem um posto de igualdade e dos direitos que uma sociedade marcadamente masculinizada lhes negou.

O dia 8 de Março foi escolhido tendo como origem um acontecimento trágico: a 8 de Março de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, tendo ocupado a fábrica onde trabalhavam, para reivindicarem a redução do seu horário de trabalho, de mais de 16 horas por dia, para 10 horas. Estas operárias, que trabalhavam mais horas do que os homens e recebiam menos, foram fechadas na fábrica, onde foi ateado um incêndio e cerca de 130 mulheres morreram queimadas. Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher".  

O Dia Internacional da Mulher está também relacionado com a Revolução de 1917, na Rússia, que foi precipitada pelos acontecimentos tumultuosos de 8 de Março de 1917, quando as trabalhadoras russas se manifestavam em defesa de melhores condições de vida e de trabalho e contra a entrada do seu país na Primeira Guerra Mundial, e os seus protestos foram brutalmente reprimidos, tendo estas manifestações marcado o início da Revolução de 1917. 

O Dia Internacional da Mulher foi comemorado no início do século, até aos anos 20. A data caíu então no esquecimento, até ter sido recuperada pelo movimento feminista, na década de 1960. 

Neste Dia da Mulher, ofereça um mimo especial à Mulher mais importante da sua vida: VOCÊ, se é uma Mulher, ou a sua esposa, companheira, mãe, irmã, se é um homem. Pois são as Mulheres que carregam no ventre nove meses de amor uma vida, e que dão a vida inteira pelos que mais amam.

Veja também:

 

 

 

 

 

 

 

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 
Back

You might also like to read

This site uses cookies to enhance your experience. By continuing to browse the site, you are agreeing to our use of cookies. You are using an outdated browser. Please upgrade your browser to improve your experience.