Terapias

Cristais que ajudam a lidar melhor com a menstruação

O corpo da mulher descreve mensalmente um ciclo especial de fertilidade. Porque, durante os dias de menstruação, as mulheres perdem muito sangue, é um período em que o seu organismo está mais vulnerável e a sua energia mais em baixo, o que significa que, nessas alturas, principalmente quando a menstruação provoca cólicas e dores, é necessário ter particular cuidado para fortalecer a proteção.

A terapia com cristais não substitui nunca o acompanhamento médico em questões de saúde, mas é uma ajuda complementar que pode ser muito benéfica.

O chamado período de uma mulher sempre foi visto como um dos maiores mistérios da natureza humana: tal como a Lua descreve um ciclo mensal no qual percorre as suas quatro fases, também a fertilidade da mulher funciona de forma cíclica, e é esse ciclo que permite que a vida humana nasça e se perpetue. A fase visível desse ciclo misterioso corresponde à menstruação, que acontece porque, quando o óvulo produzido não é ferilizado, ele é expelido do corpo acompanhado por um fluxo de sangue. O sangue menstrual foi visto como algo sagrado, por algumas civilizações, e como algo impuro, por outras. Sendo uma forma de sangramento natural, e muitas vezes indolor, ele é sempre um processo muito especial. Durante a fase de menstruação, a mulher precisa de ter maiores cuidados com a sua alimentação, para poder repôr os nutrientes que vai perdendo, e deve também ter maior tempo de repouso, pois o seu corpo fica naturalmente mais cansado e vulnerável. Torna-se mais difícil fazer certos esforços físicos e, embora varie de mulher para mulher, há sempre alterações hormonais, que por sua vez podem criar sintomas como uma maior irritabilidade, cansaço, tonturas, dores de cabeça e outros.

A energia particular de cada cristal faz com que haja cristais cujas propriedades energéticas podem ser particularmente benéficas nessa altura do mês em que a mulher precisa de reforçar as suas defesas.

Alguns dos cristais mais adequados para facilitar a fase menstrual são:

- Pedra da Lua - Este cristal está diretamente relacionado com a energia lunar e com tudo aquilo que está associado aos aspetos femininos do ser, como a sensibilidade, a intuição, a recetividade e o amor-próprio. Facilita na harmonização dos ciclos, ajudando a que decorram de forma mais equilibrada, e é bastante benéfico para estabilizar as emoções e combater a tensão pré-menstrual.

- Hematite - Este cristal contém Ferro na sua composição e, por isso, ele é um dos melhores cristais para ajudar em todos os problemas de saúde relacionados com o sangue, já que a sua energia ajuda a estabilizar os níveis de Ferro que baixam com a perda de sangue. Ele é favorável para equilibrar o ciclo menstrual e para combater o cansaço e o desgaste a ele associado, fazendo com que (a par de uma alimentação adequada e tratamento médico, caso ele for necessário) sejam mais facilmente repostos os níveis energéticos perdidos com a menstruação.

- Labradorite - Associado ao domínio espiritual, este é um dos melhores e mais poderosos cristais de proteção. Ele defende-nos contra ataques espirituais e, quando a nossa energia está mais em baixo ou fragilizada, ajuda-nos a ter proteção contra qualquer tipo de ataque. Porque nos põe em contacto com a dimensão espiritual do nosso ser, reforça a nossa intuição e ajuda-nos a desenvolver os nossos dons psíquicos, os quais estão, muitas vezes, mais evidenciados durante o período em que ocorre a menstruação. As propriedades energéticas deste cristal também ajudam a equilibrar os níveis hormonais, fazendo com que as oscilações e potenciais dores e cólicas menstruais sejam atenuadas.

- Ametista - Este é outro dos cristais que está mais diretamente associado à essência feminina e à espiritualidade e que, porque ajuda a desenvolver a intuição e a sentir maior harmonia com o que está não só dentro de nós, mas também à nossa volta, é bastante benéfico para encontrar e manter o equilíbrio físico e mental mesmo nas fases em que as mudanças operadas no nosso corpo põem em causa esse equilíbrio. A ametista ajuda também a diminuir os sintomas associados à ansiedade e a pensamentos depressivos, aliviando mágoas.

- Heliotrópio - este cristal é considerado um poderoso talismã de proteção, já que contribui para fortalecer naturalmente a nossa energia. Por ter uma forte ligação à Terra, transmite-nos estabilidade e firmeza, ajudando-nos a recuperar a vitalidade quando ela se encontra mais em baixo. Este cristal ajuda, também, a purificar o sangue, devido às suas propriedades energéticas, que reforçam a nossa energia vital. Ele contribui eficazmente para equilibrar os níveis hormonais e fortalecer o sistema imunitário, aliviando a tensão pré-menstrual e o desconforto causado pela menstruação.

- Turmalina Negra - Este cristal ajuda a relaxar a mente e a sua energia contribui para que haja uma regeneração natural das células do nosso organismo, para que o fluxo sanguíneo funcione de forma mais harmoniosa e para que haja uma recuperação dos níveis energéticos. Ajuda a aliviar as dores de cabeça, as cólicas e os sintomas associados à tensão menstrual.

- Quartzo Rosa - porque está diretamente relacionado com o domínio dos sentimentos, ele ajuda a equilibrar as emoções e a manter a harmonia.

- Crisocola - Ajuda a aliviar as cólicas e a atenuar a tensão menstrual.

 

Como utilizar os cristais para alívio dos sintomas menstruais?

Em primeiro lugar, convém sempre lembrar que os seus cristais devem estar sempre limpos e devidamente energizados. Limpe-os passando-os por água corrente abundante e pelo fumo de incenso, deixe-os ficar numa taça com sal grosso durante algum tempo, lavando bem, logo de seguida. Também pode tê-los junto de um cristal Selenite, que ajuda a limpar os outros de forma natural (o cristal Selenite não deve ser lavado nem colocado perto de sal). 

Para energizar os seus cristais, coloque-os numa lugar onde possam absorver os raios lunares na primeira noite de cada Lua Cheia. O ideal será uma varanda, mas também pode deixá-los no parapeito da janela. 

Saiba como limpar os seus cristais - Clique aqui

Tendo os seus cristais escolhidos, pode usá-los de várias maneiras:

1 -  Traga-os consigo no bolso ou numa bolsa junto ao seu corpo. Basta trazer um ou, no máximo, dois cristais. Escolha aquele pelo qual se sentir mais atraída. 

2 - Para aliviar dores e cólicas menstruais ligeiras, deite-se de costas, numa posição confortável, e coloque os cristais diretamente por cima do baixo ventre. Inspire e expire profundamente e deixe-se ficar assim durante pelo menos meia hora.

3 - Pode também lavar muito bem o cristal escolhido e, depois, colocá-lo dentro de um copo com água mineral, deixando em repouso durante toda a noite. Na manhã seguinte, beba essa água energizada pelo cristal.

4 - Deitada de costas, coloque dois cristais à sua escolha sobre a zona onde se encontram os ovários. Coloque outro no centro do peito, outro sobre a testa, e outros dois sobre as palmas das suas mãos, as quais devem estar abertas e voltadas para cima. Deixe-se ficar durante meia hora nesta posição, inspirando e expirando calmamente, enquanto visualiza uma corrente energética de luz que circula entre cada um dos cristais, fazendo com que seja criada uma corrente de cura que restabelece a sua energia.

Veja também:

Como energizar os seus cristais

O cristal protetor de cada signo

Como limpar os seus cristais

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

Voltar
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.