Astrologia

Conheça a lenda do signo Capricórnio

Conheça a lenda do signo Capricórnio 

A lenda de cada signo ajuda a compreender melhor os traços de personalidade dos seus nativos. O signo Capricórnio está associado à figura mitológica do bode-marinho e à cabra Amalteia.

design-sem-nome.jpg

O signo Capricórnio é simbolicamente representado por um bode com cauda de peixe, uma figura mítica ligada à lenda que representa este signo. Conta a lenda que, em tempos antigos, existiam cabras com caudas de peixe, as quais viviam no mar e na terra. Estas criaturas mitológicas eram filhas de Pricus, que constatava, com grande tristeza, que os seus filhos preferiam deixar o mar e secar ao sol, em terra, o que fazia com que as suas caudas desaparecessem, transformando-se em cabras comuns. Pricus, cuja cauda nunca secava, pediu então a Cronos, o rei dos titãs, que o deixasse morrer, já que se via tão só. Cronos, então, enviou-o para o céu, onde passou a configurar na constelação de Capricórnio, e de onde passou a poder sempre ver os seus filhos.

Outra versão da lenda de Capricórnio está associada a Egipã, que era um pã, isto é, um monstro dos bosques, e que ajudou Zeus, o principal deus da mitologia Grega, a derrotar os gigantes. Sendo um pã, Egipã não era imortal e, por isso, quando morreu, Zeus quis recompensá-lo colocando-o na constelação de Capricórnio, para que fosse sempre lembrado.

Uma terceira versão, mais completa, da lenda de Capricórnio está ligada à cabra Amalteia.

Zeus, o rei dos deuses, era filho de Reia e de Cronos, que devorava os filhos quando estes nasciam para evitar uma maldição que lhe fora rogada por Úrano e que anunciava que um dos seus filhos o conseguiria destronar, fazendo com que ele fosse esquecido e relegado para o mundo subterrâneo. Cronos era um titã, o senhor do tempo, e presidia aos deuses no Olimpo.

Para salvar Zeus, a sua mãe Reia embrulhou uma pedra, que deu a Cronos para que ele a devorasse julgando tratar-se do filho, e entregou o bebé Zeus a Adamanteia, uma ninfa.

Zeus foi, então, amamentado com o leite de Amalteia, uma cabra que pertencia À ninfa Adamanteia.

Quando Zeus cresceu, teve de enfrentar os titãs para conquistar o trono do Olimpo, e conta a lenda que se vestiu com a pele de Amalteia, que foi sacrificada, concedendo a Zeus o poder de ser invencível. 

Desta forma, a cabra Amalteia, que assegurou a sobrevivência do maior deus da Grécia, foi por ele sacrificada. Capricórnio é, de todos os signos do Zodíaco, provavelmente aquele que melhor suporta as provações, pois sabe que muitas vezes é necessário enfrentar sacrifícios para poder obter um bem maior. O nativo deste signo tem, muitas vezes, uma personalidade reservada, guardando para si próprio os seus sofrimentos, sendo uma pessoa tendencialmente solitária, por mais pessoas que possa ter em seu redor. 

O deus Cronos, pai de Zeus, corresponde na mitologia romana a Saturno, que é o planeta regente do signo Capricórnio. A severidade de Cronos corresponde à rigidez de Saturno, planeta cuja influência impõe especiais restrições e apresenta duras provas. Os nativos do signo Capricórnio têm, devido a esta influência, uma personalidade especialmente madura e séria, e são muitas vezes confrontados com desafios particularmente difíceis ao longo das suas vidas, não recebendo nada com a mesma facilidade com que sucede com outros signos, mais favorecidos pela sorte.

O temperamento da cabra montesa também ajuda a compreender melhor a personalidade dos nativos deste signo: ela consegue subir pelas encostas mais íngremes graças à sua obstinação e perseverança, sendo dotada, pela Natureza, pela capacidade de enfrentar os desafios mais exigentes. Os nativos deste signo são especialmente empenhados e, embora discretos, têm geralmente metas muito ambiciosas, que se esforçam por alcançar, sem se pouparem a sacrifícios e sem perderem a determinação. Perseveram graças à sua persistência e à sua notável capacidade de resistência às provas e às dificuldades, não se deixam deslumbrar pela promessa de êxito fácil e não gostam de exibir os seus triunfos pois têm consciência que há sempre lugar para o aperfeiçoamento.

 

Voltar
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.