Astrologia

Como estão os astros em dezembro 2022? Conheça a energia do mês!

Como estão os astros em dezembro 2022? Conheça a energia do mês!

O ano termina com uma energia leve e que convida ao abrandamento. A Lua Cheia em Gémeos, logo na primeira semana, ilumina a nossa mente e convida-nos a ver as situações de uma perspetiva mais ampla.

sunshine-0.jpg

Dezembro traz algum alento aos nossos corações, fazendo com que 2022 se despeça com maior leveza e com a esperança de que o próximo ano nos conduza, enquanto Humanidade e a nível individual, para águas mais serenas e para portos mais seguros do que até aqui.

O primeiro movimento astrológico importante deste mês é o facto de Neptuno deixar de estar retrógrado, logo no dia 3, o que nos devolve a visão e a clareza, que podem ter estado mais ensombradas pela dúvida e pela hesitação ao longo dos últimos meses, já que Neptuno esteve retrógrado desde o final de junho. Podemos começar a ver as situações como elas são, especialmente em casos em que o nosso juízo esteve mais toldado ou em circunstâncias que não conseguimos compreender na sua totalidade. Neptuno direto também apura a nossa intuição, deixando-nos mais perspicazes e atentos aos sinais que nos são transmitidos a cada instante nas coincidências, sincronicidades e outros acasos do dia-a-dia.

No dia 7, a Lua Cheia ocorre no signo Gémeos e amplifica a nossa capacidade de análise racional e lógica, permitindo-nos tomar decisões fundamentadas no sentido prático, sem deixarmos tanto que os afetos e a sensibilidade interfiram nas nossas escolhas. A Lua Cheia opõe-se ao Sol que se encontra em Sagitário, o otimista do Zodíaco, o signo da fé, da autoconfiança e da esperança. Esta última Lua Cheia do ano ajuda-nos a definir os sonhos que queremos alcançar e dá-nos motivação e coragem para avançarmos de forma concreta rumo a essa concretização. Não espere, porém, por dias serenos, pois esta Lua Cheia forma uma conjunção com Marte retrógrado, o que contribui para que se sinta mais irritado, tenso e agitado nesta data. Saiba gerir as suas emoções de forma a não se deixar arrastar por elas, e evite agir por impulso, falando sem pensar e, sobretudo (porque Gémeos está associado à comunicação, ao discurso), evite dizer algo de que pode vir a arrepender-se ou que pode ferir alguém inadvertidamente. É possível também que se sinta mais cansado nos dias próximos desta lunação, pois o efeito de Marte retrógrado tende a deixar-nos exaustos, com a energia em baixo. Se alguma situação nos deixa especialmente frustrados, ela pode vir ao de cima nesta fase.

No dia 20, um dia antes do solstício de inverno, Júpiter entra no signo Carneiro, onde já havia estado entre maio e outubro. Júpiter é o planeta associado à sorte e à expansão e, no dinâmico signo Carneiro, dá-nos motivação e garra para ir atrás da realização dos nossos desejos, ajudando-nos a avançar de forma considerável naquilo em que nos empenhamos. Com Júpiter em Carneiro, 2023 começa com uma energia favorável à concretização, ao dinamismo e à garra, que nos incentiva a criarmos, nós mesmos, as oportunidades que procuramos.

A noite de solstício de inverno, que ocorre a 21 de dezembro, é a mais longa do ano e marca o início do inverno, simbolizando o regresso da luz já que, a partir desta data, os dias começam a ser progressivamente maiores, até ao solstício de verão, em junho. A energia asssociada a este dia marca o crescimento da luz, da força criadora do Sol e, como tal, esta é uma das datas mais auspiciosas do ano para definir intenções e manifestar aquilo que desejamos atrair. O Sol entra em Capricórnio no solstício de inverno e, estando este signo associado à determinação, ao empenho, ao rigor e ao compromisso, esta energia ajuda a ter consistência e solidez, fazendo-nos perseverar nas nossas intenções.

No dia 23 de dezembro, é a vez de Quíron deixar de estar retrógrado. Associado a feridas de vidas passadas, Quíron é um asteróide que simbolia a nossa capacidade de autoregeneração e cura. Esteve retrógrado desde julho, fazendo-nos revisitar dores e mágoas que, a partir de agora, podem finalmente ser libertadas e esquecidas. No mesmo dia a Lua Nova encontra-se com o Sol em Capricórnio. Esta data é caraterizada por uma energia de determinação e pode dar-nos a frieza necessária para avaliar as situações com maior rigor, tendo a coragem de tomar decisões de cabeça mais fria, por mais difíceis que elas sejam. A Lua Nova em Capricórnio ajuda-nos a iniciar capítulos com empenho, força de vontade e perseverança para superar os obstáculos que possam interpor-se entre nós e a realização dos nossos desejos, lembrando-nos que as oportunidades acabam por surgir quando não nos deixamos vencer pelo desânimo e não desistimos dos nossos intentos.

Astrologicamente, dezembro despede-se com a retrogradação de Mercúrio, no dia 29. Mercúrio estará retrógrado no início de 2023, convidando-nos a avaliar melhor as situações e a ponderar antes de avançar.

Em resumo, a energia de dezembro tende a trazer-nos maior clareza e ajuda-nos a fundamentar as nossas decisões no sentido prático, ajudando-nos a ter objetividade e poder de análise. Não é tempo de arriscar nm avançar de forma descontrolada, sendo, antes, um período que favorece a avaliação e que nos ajuda a direcionar as nossas ações de forma mais organizada e ponderada.

 

 

 

 

 

Voltar

Também poderá gostar de ler

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.