Rituais

A magia das velas: como adivinhar o futuro com uma vela

A magia das velas: como adivinhar o futuro com uma vela

Acender uma vela é um dos gestos mais simples e, ao mesmo tempo, mais antigos e mais poderosos associados à espiritualidade. Em várias religiões as velas são usadas como símbolo da Luz superior que nos guia e que escuta as nossas preces, vindo em nosso auxílio quando mais precisamos.

Nos rituais e na magia, as velas desempenham um papel fundamental, representando sempre a elevação da alma que está a pedir ajuda. Mas a observação das velas é, também, um dos métodos mais antigos de prever o futuro.

Acender uma vela é um dos primeiros passos num ritual. Porquê?

As velas simbolizam a Luz Divina e, ao mesmo tempo, o poder transmutador do fogo, que transforma as energias. Assim, acender uma vela simboliza a materialização do nosso desejo. Quando acendemos uma vela estamos a "dar um sinal" ao Universo, chamando a atenção para nós e para aquilo que estamos a pedir, e canalizamos para a chama da vela a concretização do nosso pedido. As velas simbolizam a luz, isto é, a iluminação espiritual, a capacidade de ter respostas.

Acender uma vela e fazer um pedido é, por si só, um ritual poderoso. A energia que canalizamos para esse gesto dá força ao ritual que estamos a fazer.

Nos momentos em que precisa de uma "luz" na sua vida, em que sente necessidade de orientação ou ajuda para resolver qualquer situação da sua vida, acenda simplesmente uma vela, concentrando-se naquilo que deseja alcançar - e estará a fazer um ritual. O fogo representa o poder e ajuda a dar força ao seu pedido.

Como usar as velas para adivinhar o futuro

Acender uma vela e concentrar-se na sua chama também é uma forma de prever o resultado que pode ser obtido numa determinada situação.

A forma como a chama da vela se comporta vai dar-lhe a resposta.

  1. Escolha a sua vela de acordo com aquilo que deseja perguntar ou obter.
    As velas mais usadas são as brancas, que simbolizam a verdade.
    Quando deseja fazer um pedido que envolve mais energia porque parece ser mais difícil de alcançar deve usar uma vela maior - uma vela de sete dias, por exemplo. Deve acendê-la durante 7 dias seguidos, sempre à mesma hora, enquanto se concentra naquilo que pretende obter.
    A cor da vela usada deve estar em sintonia com o que deseja.
    Veja aqui o significado das cores das velas.
  2. Pode untar a vela com um óleo essencial, com mel ou ervas, para lhe dar ainda maior poder transformador e aumentar a energia envolvida na materialização do seu desejo.
  3. Acenda a vela. Formule três vezes em voz alta o seu pedido ou a sua pergunta.
  4. Durante 9 minutos mantenha o seu olhar fixo na chama da vela e veja como se comporta. Depois apague-a.

Como interpretar a chama da vela

  1. Chama estável e "limpa"
    Significa que o seu pedido será atendido ou que a resposta à sua pergunta é afirmativa: tudo vai correr da forma que deseja, mesmo que possa levar mais tempo do que gostaria.
  2. A vela não quer acender
    O que está a pedir é difícil de alcançar ou não está ao seu alcance neste momento. A resposta é negativa; é preciso esperar e reformular os seus planos. Se está a fazer um ritual, esta é uma advertência para não o fazer neste momento: as energias não se encontram propícias para ter o resultado que deseja. Peça aos seus guias espirituais que o orientem a respeito do que deve fazer.
  3. A vela apaga-se sozinha
    Não é um bom presságio. Significa que há outra energia mais forte do que a sua, que está neste momento a impedi-lo de alcançar o que deseja. Numa pergunta, significa que há interferência de terceiros e que a resposta ao que perguntou é negativa.
  4. A vela não quer apagar-se
    Alguma coisa no pedido que formulou não está devidamente explícita. Precisa de definir melhor o seu desejo ou de investir mais energia ao concentrar-se nele. No caso de ter feito uma pergunta, significa que precisa de se esforçar mais para obter a resposta que deseja. Está ao seu alcance, mas terá de fazer por isso.
  5. A vela liberta fumo branco
    Significa que tem ao seu lado uma forte proteção espiritual, que vai ajudá-lo a alcançar aquilo que pretende. Os Anjos e guias estão consigo e vão ajudá-lo para que tudo corra como deseja.
  6. A vela liberta fumo negro
    Ao contrário da situação anterior, neste caso há energias de baixa vibração que estão a tentar interferir para atrapalhar os seus planos. Terá de fazer uma limpeza energética para poder libertar-se dessas energias de baixa densidade antes de voltar a investir na materialização do seu desejo.
  7. A chama explode ou faz com que algo à sua volta se incendeie
    Este é um claro sinal de perigo, que indica que o seu desejo está a inteferir - e pode por em perigo - com a sua própria segurança ou com o que o rodeia. Tenha mais cuidado e proteja a sua energia, reformulando também os seus desejos para garantir que eles estão de acordo com aquilo que é melhor para todos os envolvidos - incluindo para si. Deve ter ainda mais cuidado se for o recipiente onde está a vela que explode.
  8. Chama fraca
    Se a chama se mostra fraquinha, como se fosse apagar-se, isso significa que aquilo que está a pedir não tem força suficiente para vingar. Numa pergunta, significa que é pouco provável que aconteça, por ter pouca força nesse sentido. Concentre mais energia no seu pedido ou reformule as suas intenções.
  9. A chama crepita ou faz barulho
    Neste caso, um espírito guia está a tentar comunicar consigo para lhe dar uma mensagem importante. Pode indicar obstáculos que precisam de ser ultrapassados para obter o que deseja ou para ter uma resposta afirmativa. É preciso prestar mais atenção aos sinais que recebe e saber ouvir a sua intuição. 
  10. A chama fica azul ou assume outras cores
    Este é um sinal de que os espíritos guias ou os Anjos estão perto de si e vão ajudá-lo. Indica geralmente sucesso, através desta preciosa ajuda espiritual. Reze uma oração ou preste algum tipo de homenagem como agradecimento pela sua ajuda.
  11. Chama dupla
    Se a vela parece dividir-se em duas, isso significa que há outra pessoa a interferir - de forma que pode ser positiva ou negativa - na concretização do seu pedido ou numa resposta afirmativa.
  12. Vela que arde mais depressa ou mais devagar do que é habitual
    Se a vela arde mais depressa do que é normal, isso indica que o seu pedido será brevemente alcançado, mas alerta para o facto de que os resultados podem ser pouco duradouros. Se, pelo contrário, a vela arde mais devagar do que é costume, isso indica que levará mais tempo a ter o que ambiciona, porém terá de ser paciente pois este processo é demorado. Numa pergunta, a resposta no primeiro caso indica um sim rápido, mas pouco seguro; no segundo caso indica que levará mais tempo do que gostaria, mas está no bom caminho.
  13. Poucas gotas de cera (ou nenhuma)
    Quando a vela arde de forma "direitinha", sem derramar pingos de cera, isso é um claro sinal de que está no bom caminho. No caso de estar a fazer um ritual, significa que a sua energia está devidamente canalizada e que o seu desejo tem boas perspetivas de ser realizado.
  14. Muitas gotas de cera ou cera derramada
    Se, pelo contrário, a vela derrama com muitas gotas à sua volta ou se até se espalha, isso indica que terá interferências para obter o que deseja ou que não está a canalizar da forma correcta a sua energia. Concentre-se melhor naquilo que pretende e faça primeiro uma limpeza energética, para garantir que não há nada a atrapalhar os seus desejos.

Precisa de ajuda? Mude já a sua vida!

Voltar

Também poderá gostar de ler

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.