Astrologia
|
|
Geralmente a Lua Cheia provoca emoções mais fortes, porque a nível energético ela representa o pico do ciclo lunar. No dia 30 de Junho, às 00.56, a Lua entra na fase de Lua Cheia no signo Capricórnio, e pode trazer algum desconforto interior e confusão emocional. É que a energia dominante pode fazer-nos duvidar das nossas capacidades e daquilo que a vida tem à nossa espera.Capricórnio é um dos signos mais frios e rigorosos do Zodíaco. Diz-se dos seus nativos, muitas vezes, que aparentam ser mais velhos do que na realidade são. Este é o signo das pessoas responsáveis quase ao extremo, constantemente preocupadas com as suas obrigações e deveres, zelosas cumpridoras da ordem. Este signo é regido por Saturno, conhecido como o senhor do Carma, o planeta que está associado às limitações e restrições. Por todas estas caraterísticas que, num sentido lato, estão associadas ao signo Capricórnio, é fácil compreender que a Lua neste signo se sinta fora do seu lugar de conforto, deixando-nos, também a nós, inseguros em relação ao que sentimos e menos à vontade com as nossas emoções. A Lua é o planeta associado à sensibilidade, à emoção, ao cuidado com os outros, àquilo que diz respeito ao coração, à imaginação, à intuição e ao sonho - e tudo isso é, regra geral, desconfortável para Capricórnio. Por esse motivo, quando a Lua está Cheia em Capricórnio há uma contradição energética: se por um lado as emoções estão exaltadas, porque se trata de uma Lua Cheia e nesta fase lunar as emoções são quase sempre postas em destaque, ela encontra-se num signo que não lida bem com a sua própria fragilidade e vulnerabilidade, o que nos faz sentir mais retraídos e recolhidos. Quando a Lua está Cheia, ela opõe-se ao Sol, que neste caso se encontra em Caranguejo. Ora como Caranguejo é regido pela Lua, e ela está no signo oposto, há uma ênfase ainda maior no desconforto que é sentido. O Sol, associado ao princípio de ação e rigor, está em Caranguejo, um signo emotivo e sensível. A Lua, que está associada à emoção, encontra-se em Capricórnio, um signo frio e austero. Há aqui, portanto, duas energias que se encontram opostas e que estão, cada qual, nos lugares que lhes são mais estranhos. Esta Lua Cheia pode, como tal, despertar sentimentos de inadequação, fazendo-nos duvidar das nossas capacidades e sentir que os nossos esforços foram em vão, que nada vale a pena, que aquilo que a vida tem à nossa espera nada tem a ver com o que dela esperávamos. Capricórnio é um signo sério e trabalhador e, com a Lua Cheia neste signo, podemos ter de lidar com o peso das nossas responsabilidades, com compromissos a que não podemos fugir e com limitações que nos são impostas pelas circunstâncias. Nos próximos dias evite perder o ânimo, mesmo que as circunstâncias lhe tragam dissabores ou que não correspondam àquilo que esperava. Aceite o que tem de ser feito e saiba conceder a si próprio tempo e espaço para refletir, para amadurecer, para processar a informação que recebe. Os signos que irão sentir de forma mais intensa os efeitos desta Lua Cheia são (quer seja como signo solar, lunar ou Ascendente):- Capricórnio - pode haver uma mudança muito importante na sua vida, motivada por um sentimento de que a sua identidade está em mudança e já não é aquilo que antes o definia. Esta é uma fase poderosa para se libertar de situações que lhe desagradam ou que de algum modo o fazem sentir-se oprimido. - Caranguejo - a sua vida amorosa está a ser posta em análise, especialmente se tem um relacionamento amoroso, e pode sentir que o peso das obrigações e das responsabilidades se interpõe entre si e aquilo que na verdade gostaria de fazer. - Balança - existe um certo desconforto relacionado com assuntos domésticos, que podem deixá-lo mais irritável e desequilibrado. Terá de saber gerir as suas emoções, de forma a não se deixar afetar nem desanimar pelas ações de terceiros ou por situações em relação às quais não tem poder. - Carneiro - a sua vida profissional pode enfrentar um período mais tenso, havendo frições latentes e atritos que não são expressos diretamente. Sendo uma pessoa que se rege sempre pela frontalidade, terá dificuldade em manter-se em silêncio, o que pode despoletar conflitos. |