Astrologia

A energia do mês de Julho

A energia do mês de Julho

Julho traz-nos o Verão em pleno, as férias e as idas à praia, noites longas cheias de estrelas e a alegria da vida partilhada.

O tempo quente deixa-nos mais propensos a sair de casa e "da nossa concha", a conviver com a família e com os amigos, a mudar as nossas rotinas e a aventurarmo-nos fora da nossa zona de conforto. Astrologicamente, este mês é dominado pela energia de Caranguejo, o domínio da emoção sobre a razão, da intuição e da sensibilidade sobre as regras e a ordem.

A Lua Nova em Caranguejo que ocorreu na madrugada de dia 24 de Junho influencia o início de Julho, permitindo-nos entrar em contacto com a nossa faceta mais sensível e chamando a nossa atenção para a importância de estruturar e fortalecer tudo aquilo a que chamamos "casa" - o nosso lar, a família mais chegada, os amigos mais queridos, o local onde trabalhamos diariamente e também o nosso espaço interior, a estrutura interna onde assenta a base da nossa personalidade.

Quíron, o nosso curador interior (veja mais aqui) entra em movimento retrógrado logo no dia 1 de Julho e assim continuará até dia 4 de Dezembro, convidando à introspeção e à cura física e emocional.

Aproveite a primeira semana do mês para se concentrar no seu sentimento de pertença, fortalecendo a ligação à sua família e ao seu círculo de amigos, reconhecendo e valorizando a segurança que lhe trazem. Esta fase é propícia ao diálogo e à troca de ideias, mas embora haja vontade de as por em prática é conveniente refletir bem antes de passar à ação.

Com o Sol em Caranguejo até ao dia 22 destaca-se a energia afetiva, que nos deixa mais sensíveis e sentimentais, apegados aos momentos, às recordações, às pessoas e a tudo aquilo que nos é querido. Além de ser um signo de Água, recetivo e emocional, Caranguejo é também um signo Cardinal, o que significa que nos dá uma maior propensão para iniciar projetos, relações, atividades. Os signo Cardinais são os primeiros do seu Elemento na roda Astrológica, e têm em comum o gosto pelos começos, a vontade de fazer algo. Este período é ideal para nos dedicarmos àquilo que amamos e ao que nos faz sentir bem, para alimentarmos as relações e nutrirmos bons sentimentos por nós próprios e pelos outros. Pode ser, também, um período favorável para dar início a projetos que iremos desenvolver a longo prazo.

A 4 de Julho Vénus entra no alegre signo Gémeos, por onde irá transitar até ao dia 31, incentivando-nos a investir na vida social e a alargar a nossa rede de contactos, fazendo-nos ir ao encontro dos outros e dar a conhecer quem somos. Estaremos mais extrovertidos, mas também teremos maior dificuldade em estabilizar as nossas emoções.

Logo a 5 de Julho, Júpiter forma um aspeto tenso com Neptuno, que pode deixar-nos inseguros e confusos, com dificuldade em cumprir rotinas ou em sentirmo-nos satisfeitos com as nossas conquistas. A par com a vontade de ajudar os outros existe a dificuldade em saber como devemos fazê-lo, o que pode deixar-nos com tendência para fugir aos problemas e evitar as situações dolorosas, por não sabermos exatamente de que modo devemos lidar com eles.

Também no dia 5 Mercúrio entrará em Leão, por onde passará até ao dia 25 de Julho. Enquanto Mercúrio estiver em Leão, a nossa energia concentra-se mais na meta que pretendemos alcançar do que propriamente nos pormenores que a envolvem. A partir do dia 25, Mercúrio em Virgem ajuda-nos a prestar a devida atenção aos nossos pensamentos e a concentrarmos a nossa atenção naquilo que dizemos, avaliando também melhor as decisões que tomamos, ou que deixamos por tomar.

No dia 9, a Lua Cheia em Capricórnio vem lembrar-nos da importância de assumirmos e honrarmos os nossos compromissos e responsabilidades, agirmos de forma madura e assumirmos a liderança naquilo que nos compete. Como esta Lua Cheia coincide com uma oposição entre Marte e Plutão poderá vir acompanhada de alguma frustração em relação a situações que não controlamos ou de certos ressentimentos que estão guardados dentro de nós e que vêem ao de cima. As próprias situações com que temos de lidar e as circunstâncias que as rodeiam apontarão para a nossa necessidade de assumir responsabilidades e compromissos.

Até ao dia 20 de Julho, Marte em Caranguejo faz-nos ser mais prudentes e conservadores, incitando-nos a defender com garra aqueles que nos são queridos e as coisas e causas de que mais gostamos. Embora não estejamos tão propensos a agir, teremos mil ideias a atravessar a nossa mente, criando estratégias e estabelendo planos que tencionamos vir a cumprir. Por altura do dia 2 e do dia 17 podemos enfrentar alguma tensão na relação com a autoridade. A partir do dia 20 Marte entra em Leão, onde se sente confortável, confiante e seguro de si próprio, destacando a nossa auto-estima, mas também o dramatismo.

A 22 de Julho o Sol entra no confiante signo Leão, pondo em destaque o orgulho, a afirmação pessoal, a afetividade e a criatividade. Uma vez que já a energia de Caranguejo punha em destaque a sensibilidade e o sentimento, todo este mês será especialmente emocional, mas com a entrada do Sol em Leão tornamo-nos mais ousados na conquista. Precisaremos de sentir envolvimento naquilo que fazemos para encontrarmos motivação e inspiração no nosso dia-a-dia.

A 23, a Lua Nova em Leão porá a descoberto os nossos poderes criativos e tudo aquilo que nos torna únicos e especiais. Podemos sentir vontade de deixar a nossa "criança interior" despertar e brincar, envolvendo-nos em maiores atividades sociais, brincadeiras inconsequentes, passatempos e diversões. Uma vez que esta Lua Nova no ardente Leão vem acompanhada por uma quadratura entre Marte e Úrano, devemos estar cientes que podemos levar-nos além dos nossos próprios limites, assumindo atitudes extremas, o que é de evitar.

Em resumo, neste mês descontraia mais, porque os planetas propiciam um abrandamento de ritmo. Sinta ao máximo mas não se deixe levar pelo exagero dos sentimentos nem perca de vista a realidade. Acima de tudo, mantenha-se fiel à pessoa que é, aos seus afetos, a quem mais importa. Porque é isso, sempre, o mais importante.

Voltar

Também poderá gostar de ler

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.