Astrologia

A energia do mês de Agosto 2019

Agosto é um mês dominado pela energia solar, já que durante grande parte do mês o Sol atravessa Leão, o signo de que é regente. Por isso este mês é sempre especialmente "dourado" - dedicado ao prazer, à diversão e ao convívio com os mais chegados, este é  o período em que somos especialmente impelidos a aproveitar ao máximo aquilo que a vida tem de melhor. A energia de Leão é, de resto, dominante, pois Vénus, Mercúrio e Marte também estarão neste signo. Este é um mês favorável para avançar em projetos, para esclarecer mal-entendidos e, sobretudo, para viver com paixão.

Agosto começa sob uma influência muito auspiciosa, já que logo na madrugada do dia 1 a Lua entra na fase de Lua Nova, unindo as energias do Sol e da Lua no signo Leão.

Esta Lua Nova tem uma poderosa energia de ação, sendo ideal para dar um novo impulso ao que quer que seja preciso fazer. Se tem andado a adiar uma decisão difícil, conte com a energia da Lua Nova em Leão para lhe dar o empurrão de que estava a precisar. Esta energia é também bastante favorável para assumir uma nova postura, seja a que nível for, e sobretudo para definir os seus limites e não permitir que os outros os transgridam. 

Vénus também está em Leão durante boa parte do mês (até ao dia 21), e isso dá-nos garra, emoção e paixão pela vida em geral e por aquilo que é mais precioso para cada um de nós em particular. Vénus em Leão é magnânimo, propenso a grandes gestos e demonstrações de amor, capaz de vencer duras provas e acentuar a nossa emotividade. É um bom período para namorar, para apostar num novo relacionamento, para estar mais tempo com a família e com aqueles que realmente aquecem o nosso coração.

Os relacionamentos que se iniciem nos primeiros dias de Agosto serão especialmente apaixonados e intensos.

Uma vez que Mercúrio entra em movimento direto no dia 31 de Julho, os primeiros dias de Agosto são também caraterizados pela vontade de falar, de expressar o que nos vai na alma, de resolver mal-entendidos, de afastar dúvidas e de quebrar silêncios desconfortáveis. Se perdeu o contacto com alguém de quem sente falta, este pode ser um dos melhores períodos do ano para reatar a fala com essa pessoa e esclarecer o que ficou por dizer.

O dia 11 de Agosto será caraterizado por uma intensa atividade planetária. Nesse dia Mercúrio entra em Leão, o que nos ajuda a ser mais assertivos e peremptórios na afirmação daquilo que desejamos - e merecemos - e Júpiter, o planeta das oportunidades e da expansão, deixa de estar retrógrado, o que também é favoravel para a ação. Podemos sentir-nos mais fortes e determinados, com vontade de pôr em prática as nossas ideias e concretizar as nossas ambições. No entanto, também no dia 11, Úrano fica retrógrado e, uma vez que este planeta traz sempre uma boa dose de agitação, é muito provável que nos sintamos demasiado impacientes e instáveis, fazendo com que seja por isso difícil disciplinar a nossa mente o suficiente para que possamos agir de forma efetiva. Uma vez que este dia pode trazer emoções fortes e dificuldade em focar-se no que realmente é essencial, aconselha-se que evite esta data se tiver de tratar de assuntos importantes. Dedique-se a atividades que o ajudem a relaxar, pois a tendência será para perder facilmente a paciência com os outros, e até consigo mesmo. 

No dia 15 de Agosto, a Lua Cheia em Aquário opõe-se ao Sol em Leão. A partir desta data, a energia de Leão começa gradualmente a esbater-se nas nossas vidas, e vamos progressivamente avançando para um maior recolhimento e observação, que caraterizam a energia de Virgem, da qual o Sol se vai aproximando. A Lua Cheia em Aquário obriga-nos a confrontar a nossa vontade com o nosso dever, a vontade dos outros com a nossa opinião, e põe em perspetiva tudo o que diz respeito ao nosso ego. Se, durante a primeira quinzena do mês, o Universo nos celebra enquanto seres únicos e nos convida a brilhar, brilhar, brilhar, a partir de dia 15 passamos a estar mais conscientes da importância e do papel que os outros desempenham na nossa vida, assim como do nosso valor enquanto parte de uma comunidade. Pode haver alguns conflitos na esfera amorosa, entre amigos, em família ou no trabalho, nos quais estará sempre em destaque a necessidade de fazer cedências, de ajustar a vontade individual àquilo que é realmente melhor para todos.

Marte é o primeiro a entrar no signo Virgem, logo no dia 18, o que refreia a nossa combatividade. Se Marte em Leão nos fazia mais aguerridos e com maior necessidade de sermos ouvidos, em Virgem torna-nos mais ponderados, reflexivos e meticulosos. Marte em Virgem pode impacientar-se com a falta de regras, com a indisciplina dos outros, com a desorganização da nossa própria vida, motivando-nos a pôr em ordem não só o ambiente que nos rodeia mas, sobretudo, a nossa mente.

A 21, é Vénus que entra em Virgem, o que nos pode deixar mais recatados e menos expansivos na manifestação do nosso afeto. Vénus em Virgem fala-nos de amor enquanto serviço, da importância não tanto dos grandes gestos de Leão mas sim das pequenas atenções, de cuidar dos que amamos prestando atenção às suas necessidades e fazendo tudo o que estiver ao nosso alcance, até mesmo que isso exija algum sacrifício, para as suprimir.

No dia 23 o Sol entra e Virgem e a 29 é Mercúrio que também passa a estar neste signo, do qual é regente. Agosto termina, assim, sob a tutela do rigor e da isenção, com vontade de deitar mãos à obra e corrigir qualquer falha ou desequilíbrio que tenhamos detetado na nossa vida. É a altura em que nos sentimos mais motivados a redecorar o lar, tornando-o mais prático e funcional, a reestruturar a organização do nosso trabalho, a organizar melhor as nossas rotinas e a iniciar um plano de vida mais saudável, até porque muitas pessoas estão a regressar de férias nesta altura.

O mês culmina com a Lua Nova em Virgem, que no dia 30 une a Lua e o Sol neste signo, enfatizando ainda mais esta energia de análise e de rigor.

Veja também:

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

Voltar

Também poderá gostar de ler

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.