Terapias

1 de Agosto - a festa das primeiras colheitas

Nas culturas antigas, o dia 1 de Agosto iniciava uma das festividades mais importantes do ano: a festa do Lammas ou Lughnasadh, de origem celta, que agradecia as primeiras colheitas. Os grãos de trigo e de milho estão em destaque nesta celebração que se estendia pelos primeiros dias de Agosto e que agradecia a fertilidade e a prosperidade que começa a despontar.

A palavra Lughnasadh deriva do gaélico e está relacionada com o deus Lugh, associado ao Sol e ao triunfo da luz sobre a escuridão na Mitologia celta, e que terá criado esta festa em homenagem à sua mãe adotiva, chamada Tailtiu, que morreu de exaustão depois das colheitas. Esta festividade está, pois, profundamente ligada à agricultura, às colheitas e à abundância. Lughnasadh significa "o casamento de Lugh", representando a união vitoriosa de Lugh com a Terra, produzindo a colheita e derrotando as forças malignas da escuridão. Mais tarde, o Lughnasadh passou a ser designado, na Inglaterra e na Escócia antigas, por Lammas, que significa "massa do pão". Mas na sua génese esta festa está ligada ao brilho e à luz, pois Lugh é um importante deus associado também às artes e aos ofícios. Na antiga irlanda era uma das festividades mais importantes de todo o ano, representando um momento de tréguas entre as tribos, em que todos se uniam para agradecer aquilo que a terra começava a dar e para prestar homenagem aos seus deuses.

A história de Lugh está cheia de bravura e coragem. Conta a lenda que era filho de um amor secreto entre os filhos de duas tribos rivais. O seu avô materno, enfurecido por a filha ter dado à luz os filhos de um inimigo, mandou matar Lugh e o seu irmão gémeo, tentando afogá-los no mar. Anos antes, ele recebera uma profecia que dizia que uma criança sua descendente, mas com sangue Dannan (a tribo a que pertencia o pai de Lugh) iria matá-lo e, deste modo, quis impedir que a profecia se concretizasse, mandando matar os netos. No entanto, uma das crianças começou a nadar e acabou por ser salva pelo deus do mar, que a entregou a uma feiticeira guerreira para que o criasse e o preparasse para voltar à sua origem e derrotar o seu avô. A criança era Lugh, que viria a ser o deus do Sol, e a sua mãe adotiva era Tailtiu, que lhe ensinou todas as artes, ofícios e magia.

Quando já adulto, Lugh dirigiu-se ao reino de onde veio e apresentou-se para servir o rei, dizendo ser melhor que qualquer um dos mestres em todos os ofícios. Como não acreditasse, o rei mandou chamar o seu campeão de xadrez, que Lugh depressa derrotou, e depois um campeão de força, que arremessou uma pedra enorme. Uma vez mais, Lugh superou-o. Então o rei pediu-lhe que mostrasse os seus dotes artísticos e que tocasse harpa. Lugh tocou uma melodia encantatória, que pôs toda a assistência a dormir até ao dia seguinte. Lançou, então, um feitiço, que os deixou profundamente tristes e melancólicos e, por fim, lançou um feitiço de alegria, que trouxe de volta a boa-disposição. Finalmente convencido, o rei deixou Lugh entrar no seu reino, tendo este acabado por se tornar rei durante 13 dias e 13 noites, tendo o anterior rei como seu conselheiro.

Esta festividade estava também ligada a jogos e provas olímpicas, à semelhança dos jogos que aconteciam na Grécia, sendo que neste caso eram feitos em homenagem a Lugh e a Tailtiu.

De acordo com o simbolismo e a história associada ao Lammas ou Lughnasadh, esta época é ideal para desenvolver os nossos dons e explorar o nosso potencial criativo, trazendo para a luz o melhor de nós, o que nos torna únicos e especiais. 

Esta época chama também a atenção para a importância de agradecer o alimento que temos, recuando às celebrações primitivas, em que os primeiros frutos e cereais colhidos eram colhidos, levados para um local para serem abençoados e, depois, se partilhavam entre a comunidade, louvando a mãe terra, representada por Tailtiu. Agradeça as suas refeições prestando-lhes a devida atenção. Seja grato por aquilo que a Natureza lhe dá e aquilo que a vida lhe permite saborear. Em vez de comer à pressa, ou com a sua atenção focada na televisão ou no telemóvel, coma com consciência e gratidão pelo sabor dos alimentos e pelos nutrientes preciosos que eles oferecem ao seu organismo, permitindo-lhe manter-se vivo.

Aproveite a energia especial deste período para investir nos seus talentos. Aprenda algo novo, ou aperfeiçoe o seu talento em algo que já pratica. Escreva, toque um instrumento musical, cante. Lembre-se que os primeiros dias de Agosto trazem uma oportunidade de renovação e renascimento, oferecendo um brilho especial a tudo aquilo que faz. É tempo de saborear a vida e a luz, pois o Outono está a caminho. Os dias começam a ser progressivamente mais curtos, lembrando que o período da noite e do frio não tardará a chegar.

Faça, também, um ritual de abundância para Agosto - Clique aqui.

O Lughnasadh é celebrado a 1 de Agosto no Hemisfério Norte; nesta data, no Hemisfério Sul, celebra-se o Imbolc (veja aqui).

Veja também:

 

 

 

 

 

 

 

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 
Voltar

Também poderá gostar de ler

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.