Therapies

Os Florais de Bach

Este método de tratamento foi criado por Edward Bach, um médico inglês  interessado em produtos naturais e medicina alternativa, que descobriu que a partir de determinadas combinações de plantas e flores é possível criar 38 essências que permitem tratar diversos problemas de saúde. Este tipo de tratamento é feito através do sistema emocional e trata sobretudo a origem dos problemas e não os seus efeitos e sintomas.

A sua filosofia assentava no pressuposto de que a doença é apenas uma resposta do organismo a um conflito interno entre o sector físico e o sector emocional e que o equilíbrio, a saúde e a felicidade dependem do tratamento desse conflito.

Os florais não têm como objectivo eliminar os comportamentos e as energias negativas, mas sim transformá-las em sentimentos positivos. Estas essências não necessitam de acompanhamento médico e são extremamente fáceis de tomar. Ajudam a desbloquear os chacras e a equilibrar toda a energia presente no organismo humano.

Ao todo, são 37 essências florais e uma feita à base de água medicinal. Para além destas existe ainda uma outra que serve para situações de emergência.

Estas essências foram divididas em sete grupos, conforme o tipo de problema que está a afectar o paciente, são eles:

            - o medo;

            - a insegurança;

            - o desinteresse,

            - a solidão;

            - a vulnerabilidade,

            - o desespero,

            - o desânimo,

            - a preocupação excessiva.

 

Segundo o Dr. Bach os problemas de ordem física têm a sua origem em distúrbios emocionais, que aos pouco vão debilitando o organismo. Os florais vão tratar o sector emocional, impedindo que os problemas deste afectem a saúde do indivíduo. Eles estimulam a capacidade de o organismo se auto-regenerar e tratar as suas desordens orgânicas, equilibrando todo o sistema.

Normalmente, cada tipo de problema necessita da utilização de mais do que um floral, pelo que é frequente a combinação de várias essências. Isto não apresenta qualquer tipo de contra-indicação, uma vez que o produto não possui químicos prejudiciais ao organismo.

A escolha dos Florais faz-se através das suas propriedades, assim, é benéfico saber a causa do problema que se pretende ver tratado: alguém que tenha dificuldade em andar, por exemplo, deve procurar qual o motivo que levou o seu sistema nervoso a dificultar o processo de marcha. Desta forma será muito mais fácil adaptar as propriedades terapêuticas dos florais a um caso específico.

Se, por acaso, a escolha do floral for mal feita, isso não tem qualquer tipo de problemas, porque, como atrás foi dito, não é prejudicial à saúde, apenas não faz qualquer tipo de efeito.

As essências devem ser tomadas diariamente, pingando duas gotas para um copo de água e bebendo-a em intervalos de tempo regulares, quatro vezes ao dia, até verificar que o seu estado de saúde melhorou. O tempo de tratamento varia conforme a pessoa e o tipo de problema que apresenta.

Se após duas semanas de iniciado o tratamento, o paciente não apresentar melhorias no seu estado, os florais indicados devem ser revistos, porque é provável que estes não sejam os mais indicados. É importante referir que a cura começa dentro de cada um, os Florais não fazem milagres, eles ajudam a melhorar a qualidade de vida das pessoas, mas para que se consigam sentir melhor, devem adoptar atitudes positivas e optimistas e acreditar que é possível ser feliz.

Agora o Centro Maria Helena também já dispõe de consultas de Medicina Natural.

Ligue 210 929 040 para mais informações.

 

Veja também:

O que acontece numa consulta de Naturopatia (Medicina Natural)?

Os Milagres que a Natureza nos oferece

As principais terapias usadas pela Medicina Natural

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 

 

 

 

 

 

 

 

Nota: As qualidades da terapia acima referida não dispensam as indicações do seu médico.

 
 
Back
This site uses cookies to enhance your experience. By continuing to browse the site, you are agreeing to our use of cookies. You are using an outdated browser. Please upgrade your browser to improve your experience.