Therapies

O que acontece numa consulta de Naturopatia (Medicina Natural)?

A Naturopatia não é apenas uma terapia, mas antes uma filosofia de vida. Trata as doenças através de processos naturais, deixando que o próprio corpo reaja com a sua energia vital. Ao estimular as defesas naturais do corpo, esta terapia permite alcançar o equilíbrio e a harmonia.

A Naturopatia ou Medicina Natural tem as suas bases em Hipócrates, pai da Medicina, que viveu na Grécia por volta de 400 anos a.C., e é a corrente médica mais antiga no Ocidente. A Medicina Natural tem a sua importância na Europa da mesma forma que a Medicina Tradicional Chinesa a tem para o extremo Oriente.

O termo Naturopatia surgiu apenas no século XX para a distinguir da medicina convencional, da qual difere pela forma como aborda a doença e a saúde. É um método terapêutico que tem como base o princípio de que a saúde é mantida pelo próprio corpo, com os seus próprios mecanismos de defesa e que na doença são estes mecanismos que se devem estimular através do uso de terapias naturais.

Em síntese, o Naturopata combina o rigor da ciência moderna com a sabedoria da natureza e o conhecimento secular de métodos, princípios e técnicas terapêuticas.

Há duas áreas de foco: uma é apoiar as habilidades de cura do corpo próprio, e a outra é capacitar as pessoas para fazer mudanças de estilo de vida necessárias para a melhor saúde possível.

Os Naturopatas tratam através de sessões curtas da doença e condições crónicas , com a ênfase na prevenção através da educação dos pacientes.

 

Como é a consulta?

Na primeira visita ao Naturopata, é feita uma avaliação pormenorizada de todos os aspetos que compõem o ser humano, sobre as mais variadas áreas da sua vida. O terapeuta faz questões sobre o estado de saúde (física e mental), a profissão, o dia a dia e o ritmo de trabalho, como são os hábitos de vida e a alimentação, se os intestinos funcionam bem e como é a qualidade do sono, se faz exercício físico, como ocupa os tempos livres, questionando ainda a saúde das suas relações interpessoais. 

Também é frequente na consulta de Naturopatia serem feitos uma série de exames médicos como a medição da pressão arterial, auscultar o coração, observar os olhos, ouvidos e garganta, entre outros cuidados. 

Por fim, é estabelecido o plano de ação dos tratamentos mais indicados de acordo com as necessidades do paciente.

 

Saiba que...

O Naturopata deve obedecer aos seguintes princípios: primum non nocere (primeiro não prejudicar), vis medicatrix naturae (cada ser tem o poder de se auto-curar), tolle causam (descobre e trata a causa e não só os sintomas), tolle totum (trata todo o indivíduo), docere (o médico é um professor) e praevenire (prevenir é o melhor tratamento).

 

Agora o Centro Maria Helena também já dispõe de consultas de Medicina Natural.

Ligue 210 929 000 para mais informações.

 

Veja também:

Os milagres que a Natureza nos oferece

As principais terapias utilizadas pela Medicina Natural

Os Florais de Bach

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 

 

 

 

Nota: As qualidades da terapia acima referida não dispensam as indicações do seu médico.

 
 
Back
This site uses cookies to enhance your experience. By continuing to browse the site, you are agreeing to our use of cookies. You are using an outdated browser. Please upgrade your browser to improve your experience.