Therapies

Medicina Natural - os milagres que a Natureza nos oferece

Existem cada vez mais pessoas a procurar alternativas à Medicina tradicional, porque o organismo fica muitas vezes saturado de produtos químicos, tornando-se até intolerante a determinados medicamentos. Por outro lado, desde os primórdios da Humanidade que o Homem encontra na Natureza aquilo de que precisa, não só para subsistir, como também para se curar. No fundo, é fácil compreender que o Universo foi criado de uma tal forma que, assim como a doença é gerada naturalmente, também a cura se encontra na Natureza. Cada planta tem uma história fascinante para contar e propriedades terapêuticas inimagináveis!

Desde o início dos tempos que o Homem recolhe da Natureza aquilo que precisa para viver, seja a nível de alimentos, de vestuário, etc. Hoje em dia, estamos a voltar a dar valor à capacidade que as plantas têm de nos curar e resolver problemas de saúde. A grande vantagem da Medicina Natural é que não tem efeitos secundários mesmo que o tratamento efetuado tenha de ser longo.

O terapeuta da Medicina Natural consegue identificar em cada pessoa aquilo que não está a funcionar bem, pois muitas vezes nem nós próprios conseguimos perceber de onde vem o nosso mal-estar ou os nossos problemas de saúde.

A Medicina Natural melhora toda a saúde a nível geral e aumenta o bem-estar da pessoa. Como se identifica a origem do problema que está a afectar o paciente, torna-se mais simples resolvê-lo e a pessoa sente-se logo muito melhor a vários níveis, acabando por ajudar a curar também outros problemas de saúde que tenha. Uma vez que deixa o organismo fortalecido, a Medicina Natural previne outras doenças e dá mais energia e vitalidade. Os remédios naturais aumentam as defesas naturais do organismo. A pessoa que recorre à Medicina Natural acaba por se sentir mais fortalecida e capaz de resistir às doenças.

Exemplo de algumas plantas utilizadas na Medicina Natural e suas propriedades:

- Alfazema

O seu chá é indicado para o tratamento de dores nervosas e reumatismo, vertigens e vómitos nervosos, e também como estimulante e anti-espasmódico.

No seu uso externo utiliza-se o óleo em fricções para tratamento de equimoses, hematomas e dores articulares.

Nos banhos de imersão esta planta é utilizada para o tratamento das perturbações do sono.

 

- Cidreira

Indicada para ajudar a resolver problemas como indigestões, vertigens, cólicas, palpitações e enfartamentos. Estimula a secreção biliar. Deve ser colhida na altura da floração, pois esta melhora o seu aroma e o seu sabor. A secagem deve ser cuidada, a temperatura não deverá estar acima do 40ºc.

 

- Cavalinha

Indicada como terapia de apoio ao tratamento da tuberculose, e também em casos de doenças pulmonares, amigdalites, cáries dentárias, unhas e cabelos quebradiços, tendinites e fracturas.

Cresce em solos húmidos e arenosos, pelo seu aspecto faz com que se chame “cauda de cavalo”.

Facilita a consolidação de fracturas e regeneração de tecidos da pele devido à sua rica composição em sílica, potássio e cálcio.

Com o avanço da idade o organismo vai perdendo alguns minerais essenciais, daí que o uso regular desta planta seja benéfico.

 

- Hortelã

Indicada para tratar problemas de náuseas, vertigens, dor de dentes e dores de cabeça. É também um bom estimulante do sistema nervoso. Não deve ser utilizada em chá à noite porque pode provocar insónias.

 

Agora o Centro Maria Helena também já dispõe de consultas de Medicina Natural, marque já a sua pelo telefone 210 929 000!

 

Veja também:

O que acontece numa consulta de Naturopatia (Medicina Natural)?

Principais terapias utilizadas pela Medicina Natural

 

 

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 

 

 

 

 

 

 

 

Nota: As qualidades da terapia acima referida não dispensam as indicações do seu médico.

 
 
Back
This site uses cookies to enhance your experience. By continuing to browse the site, you are agreeing to our use of cookies. You are using an outdated browser. Please upgrade your browser to improve your experience.