Saints and Prayers

O terço das lágrimas de Nossa Senhora

O Rosário das Lágrimas, ou Terço das Lágrimas, é rezado em honra de Nossa Senhora das Dores. É composto por 49 contas brancas, cada qual dividida em sete partes de sete contas cada, que representam as 7 dores de Maria.

Para rezar o terço, contempla-se uma Dor de Maria e reza-se um Pai Nosso e sete Avé-Marias.

 


Início:
- Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
- Amém!
- Nós vos louvamos, Senhor, e vos bendizemos!
- Porque associastes a Virgem Maria à obra da salvação.
- Nós contemplamos as vossas Dores, ó mãe de Deus!
- E vos seguimos no caminho da fé!


Oração Inicial:
Virgem Dolorosíssima, seríamos ingratos se não nos esforçássemos a promover a memória e o culto das vossas Dores, particulares graças para uma sincera penitência, oportunos auxílios e socorros em todas as necessidades e perigos. Alcançai-nos Senhora, de Vosso Divino Filho, pelos méritos de Vossas Dores e lágrimas, a seguinte graça...(pedir a graça)


1ª Dor - Profecia de Simeão
Simeão abençoou-os e disse a Maria, sua mãe: Eis que este menino está destinado a ser ocasião de queda e elevação de muitos em Israel e sinal de contradição. Quanto a ti, uma espada te transpassará a alma (Lc 2,34-35).


Rezar 1 Pai Nosso e 7 Avé Marias.


2ª Dor - Fuga para o Egito
O anjo do Senhor apareceu em sonhos a José e disse-lhe: Levanta-te, toma o menino e a sua mãe, foge para o Egito e fica lá até que te avise, pois Herodes vai procurar o menino para o matar. Levantando-se, José tomou o menino e a mãe, e partiu para o Egito (Mt 2,13-14).

Rezar 1 Pai Nosso e 7 Avé Marias.


3ª Dor - Maria procura Jesus em Jerusalém
Acabados os dias da festa da Páscoa, quando voltaram, o menino Jesus ficou em Jerusalém, sem que os pais o percebessem. Pensando que estivesse na caravana, andaram o caminho de um dia e procuraram-no entre parentes e conhecidos. E, não o achando, voltaram a Jerusalém à procura dele (Lc 2,43b-45).


Rezar 1 Pai Nosso e 7 Avé Marias.


4ª Dor - Jesus encontra a Sua Mãe no caminho do Calvário
Ao conduzir Jesus, serviram-se de um homem chamado Simão de Cirene, que vinha do campo, e que encarregaram de levar a cruz atrás de Jesus. Seguia-o uma grande multidão de hmens e de mulheres que batiam no peito e o lamentavam (Lc 23,26-27).


Rezar 1 Pai Nosso e 7 Avé Marias.


5ª Dor - Maria ao pé da Cruz de Jesus
Junto à cruz de Jesus estavam de pé sua Mãe, a irmã de sua Mãe, Maria de Cléofas, e Maria Madalena. Vendo a Mãe e, perto dela, João, discípulo a quem amava, disse Jesus a sua mãe: Mulher, eis o teu filho! Depois disse ao discípulo: Eis a tua Mãe! (Jo 19,15-27a).


Rezar 1 Pai Nosso e 7 Avé Marias.


6ª Dor - Maria recebe Jesus descido da Cruz
Chegada a tarde, porque era o dia da Preparação, isto é, a véspera de sábado, veio José de Arimatéia, entrou decidido na casa de Pilatos e pediu o corpo de Jesus. Pilatos, então, deu o cadáver a José, que retirou o corpo da cruz (Mc 15,42).

Rezar 1 Pai Nosso e 7 Avé Marias.


7ª Dor - Maria deposita Jesus no Sepulcro
Os discípulos tiraram o corpo de Jesus e envolveram-no em faixas de linho com aromas, conforme é o costume de sepultar dos judeus. Havia perto do local, onde fora crucificado, um jardim, e no jardim um sepulcro novo onde ninguém ainda fora depositado. Foi ali que puseram Jesus (Jo 19,40-42a).
 

Rezar 1 Pai Nosso e 7 Avé Marias.

 

Reze também:

Oração a Nossa Senhora das Dores

Nossa Senhora das Dores - as 7 Dores de Maria

Rezar o terço

Oração a Nossa Senhora

Nossa Senhora de Fátima

Oração a Nossa Senhora das Graças

 

 

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 
Back
This site uses cookies to enhance your experience. By continuing to browse the site, you are agreeing to our use of cookies. You are using an outdated browser. Please upgrade your browser to improve your experience.