Saints and Prayers

Nossa Senhora das Dores - as 7 dores de Maria

Nossa Senhora das Dores, um dos nomes pelos quais Maria é venerada, é uma das mais fortes devoções do nosso País. De Norte a Sul existem procissões, romarias e festas em honra de Nossa Senhora das Dores, assim chamada como forma de homenagear as 7 dores de Maria, sofridas pelo amor ao seu filho, Jesus.

O dia 15 de Setembro é consagrado a Nossa Senhora das Dores, homenageando as sete dores que Maria sofreu, conforme são contadas na Bíblia. Cada dor corresponde a um momento de enorme sofrimento na sua vida de mãe. Nossa Senhora das Dores, também chamada Nossa Senhora do Pranto, Nossa Senhora das Angústias ou Nossa Senhora das Lágrimas, entre outras designações semelhantes, é representada com sete flechas espetadas no coração.

As 7 dores de Maria são:

1 - A profecia de Simeão sobre Jesus 

Simeão era um bom homem, a quem o Espírito Santo prometera que "não havia de morrer sem ver o Cristo do Senhor". Quando Maria e José foram apresentar o Menino Jesus ao Templo de Jerusalém para cumprir a Lei judaica de consagração do filho primogénito, cerca de 40 dias após o seu nascimento, estava lá Simeão, que tomou o Menino Jesus nos seus braços, tendo-lhe recitado o cântico que ainda é usado pela Igreja e que profetiza a redenção do Mundo porJesus:

"Agora tu, Senhor, despedes em paz o teu servo Segundo a tua palavra; Porque os meus olhos já viram a tua salvação, a qual preparaste ante a face de todos os povos: Luz para revelação aos gentios, E glória do teu povo de Israel.» (Lucas 2:29-32)

Em seguida, Simeão abençoou-os e disse a Nossa Senhora: 'Eis que este menino foi colocado para a queda e para o soerguimento de muitos em Israel, e como um sinal de contradição'.» (Lucas 2:34-35).

 

2 - A fuga da Sagrada Família para o Egito 

Quando os 3 Reis Magos foram adorar o Menino Jesus, dirigiram-se primeiro a Herodes para lhe perguntar onde podiam encontrar o recém-nascido "Rei dos Judeus". Ciumento e receoso de perder o trono, Herodes mandou matar todos os recém-nascidos da região, e por esse motivo José e Maria tiveram de levar o Menino Jesus para o Egito. Este episódio da vida de Maria deu origem a Nossa Senhora do Desterro, a quem muitas vezes se reza para pedir proteção em viagens.

 

3 - O desaparecimento do Menino Jesus durante três dias 

Teria Jesus cerca de doze anos quando foi com os seus pais a Jerusalém aquando da celebração da Páscoa judaica. Ao regressarem, os seus pais não se aperceberam que Jesus não os acompanhava, pois pensavam que iria mais à frente com outros familiares. Ao aperceberem-se da ausência de Jesus apressaram-se a regressar a Jerusalém, onde o encontraram só ao fim de 3 dias, no Templo, em animado debate com os anciãos, estupefactos com a sua inteligência e sabedoria, sendo de tão tenra idade. Maria, em alvoroço por não saber de seu filho, repreendeu-o, mas Jesus retorquiu:

«Por que me procuráveis? Não sabíeis que eu devia estar na casa de meu Pai?» (Lucas 2:49).


4 - O encontro de Maria e Jesus a caminho do Calvário (Lucas 23:27-31).

A caminho da sua crucificação, Jesus teve de carregar ao ombro a sua própria cruz até ao calvário. A dado ponto do percurso, Jesus encontra-se com sua Mãe, que vê o martírio do seu filho.


5 - Maria assiste ao sofrimento e morte de Jesus na Cruz - Stabat Mater (João 19:25-27).

A Stabat Mater (do latim "Estava a mãe") é uma prece do século XIII que descreve o tormento de Maria ao ver o seu filho agonizar na cruz. Leia-a aqui.

6 - Maria recebe o corpo do filho tirado da Cruz (Mateus 27:55-61).

A lamentação de Cristo designa o momento em que, depois da crucificação, o corpo de Jesus Cristo foi retirado da Cruz, sendo colocado nos braços de sua mãe. Esta imagem, de Jesus desfalecido nos braços de Maria, é a chamada Pietá, amplamente representada na arte.


7 - Maria observa o corpo do filho a ser depositado no Santo Sepulcro.

Depois de retirado da crz, Jesus foi colocado num túmulo, por um fariseu chamado José de Arimateia.

 

Reze a Nossa Senhora das Dores nos momentos de maior tormento da sua vida. Peça-lhe proteção e saiba que Maria, como Mãe que tanto sofreu, se compadece de todos aqueles que sofrem, nunca os deixando desamparados.

O Rosário das Sete Dores de Maria é constituído por sete Avé- Marias, uma por cada dor da Virgem Mãe. Antes do Terço das Dores pode rezar a oração:

Virgem Dolorosíssima,
seríamos ingratos se não nos esforçássemos em promover a memória
e o culto de vossas Dores
particulares graças para uma sincera penitência,
oportunos auxílios e socorros
em todas as necessidades e perigos.
Alcançai-nos Senhora, de Vosso Divino Filho,
pelos mérito de Vossas Dores e lágrimas,
a graça de... (dizer o pedido).

Ámen.

Promessas feitas aos devotos de Nossa Senhora das Dores

Nas revelações feitas a Santa Brígida, aprovadas pela Igreja Católica, Nossa Senhora prometeu oferecer 7 graças a todos os que lhe oferecessem devoção, rezando todos os dias 7 Avé Marias em homenagem pelas suas sete dores:

1ª - Porei a paz nas suas famílias. 

2ª - Serão iluminados sobre os Divinos Mistérios. 

3ª - Consolá-los-ei nas suas penas e acompanhá-los-ei nos seus trabalhos. 

4ª - Conceder-lhes-ei tudo o que me pedirem, contanto que não se oponha à vontade de meu adorável Divino Filho e à santificação de suas almas. 

5ª - Defendê-los-ei nos combates espirituais contra o inimigo infernal e protegê-los-ei em todos os instantes da vida. 

6ª - Assistir-lhes-ei visivelmente no momento da morte e verão o rosto de Sua Mãe Santíssima. 

7ª - Obtive de Meu Filho que, os que propagarem esta devoção (às minhas Lágrimas e Dores) sejam transladados desta vida terrena à felicidade eterna, diretamente, pois ser-lhes-ão apagados todos os seus pecados e o Meu filho e Eu seremos a sua eterna consolação e alegria. 

 

Como rezar:

Oração Inicial:

Virgem dolorosíssima, seríamos ingratos se não nos esforçássemos para promover a memória e o culto das vossas dores. O vosso Divino Filho tem vinculado à devoção das vossas dores particulares graças para uma sincera penitência, oportunos auxílios e socorros em todas as necessidades e perigos.

Alcançai-nos, Senhora, do vosso Divino Filho, pelos Méritos das vossas Dores e lágrimas, a graça de .... (dizer o pedido)
CredoRezar um Credo, um Pai Nosso e uma Avé Maria em honra da Santíssima Trindade.


1ª Dor:
Pela dor que sofrestes ao ouvir a profecia de Simeão, de que uma espada transpassaria o vosso Coração, Mãe de Deus, ouvi a nossa prece!
Avé Maria... (rezar a Avé Maria completa)


2ª Dor:
Pela dor que sofrestes quando fugistes para o Egito, apertando ao peito virginal o Menino Jesus para o salvar das fúrias do ímpio Herodes, Virgem Imaculada, ouvi a nossa prece!
Avé Maria...


3ª Dor:
Pela dor que sofrestes aquando da perda do Menino Jesus por três dias, Santíssima Senhora, ouvi a nossa prece!
Avé Maria...


4ª Dor:
Pela dor que sofrestes quando viste o querido Jesus com a Cruz ao ombro, a caminho do calvário, virgem Mãe das Dores, ouvi a nossa prece!
Avé Maria ....


5ª Dor:
Pela dor que sofrestes quando assististes à morte de Jesus, crucificado entre dois ladrões, Mãe da Divina graça, ouvi a nossa prece!
Avé Maria ....


6ª Dor:
Pela dor que sofrestes quando recebestes nos vossos braços o corpo inanimado de Jesus, descido da Cruz, Mãe dos Pecadores, ouvi a nossa prece!
Avé Maria...


7ªDor:
Pela dor que sofrestes quando o Corpo de Jesus foi depositado no sepulcro, ficando vós na mais triste solidão, Senhora de todos os povos, ouvi a nossa prece!
Avé Maria ....
 


Oração Final:
Dai-nos, Senhora, a graça de compreender o oceano de angústias que fizeram de vós a “Mãe das Dores”, para que possamos participar dos vossos sofrimentos e vos consolemos pelo nosso amor e a nossa fidelidade. Choramos convosco, ó Rainha dos mártires, na esperança de ter a felicidade de um dia nos alegrarmos convosco no céu.
Ámen.
 

Reze também:

Oração a Nossa Senhora das Dores

O terço das Lágrimas de Nossa Senhora

Oração a Nossa Senhora

Nossa Senhora de Fátima

Oração a Nossa Senhora das Graças

 

 

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 
Back
This site uses cookies to enhance your experience. By continuing to browse the site, you are agreeing to our use of cookies. You are using an outdated browser. Please upgrade your browser to improve your experience.