Astrology

O simbolismo do manjerico, a planta dos namorados

Não há Santos Populares sem vasos de manjericos, geralmente decorados com um cravo de papel e uma quadra popular. Conheça o simbolismo desta planta, considerada dos namorados, e saiba porque razão ela faz parte da tradição desta época festiva.

O manjerico é uma planta de folhas pequenas e arredondadas, extremamente aromática, da família do manjericão. Existem inúmeras tradições que a relacionam aos Santos Populares, especialmente a Santo António e também a São João.

A palavra "manjerico" vem do Grego 'basilikón', que significa 'erva do palácio' e que em Latim se chamava 'ocimum basilicum'. No português antigo, 'basilikón' passou a ser dito 'masilicum', e daí chegámos ao nome 'magiricum'.

Ainda que não haja certezas quanto à origem da associação desta planta aos Santos Populares, ela parece ter surgido porque o manjerico já estava antes ligado aos rituais pagãos sagrados que celebravam a fertilidade no Solstício de Verão, comemorado a 21 de Junho. 

Originário da Índia, onde era considerada uma planta sagrada e por isso era usado nos rituais, o manjerico foi levado para o Egipto há 4000 anos pelos hindus.

Na antiguidade romana o manjerico era símbolo do amor, e é de Roma Antiga que vem a tradição de oferecer um manjerico a uma rapariga como forma de a pedir em casamento. 

Em Itália, as folhas do manjerico simbolizam o amor, ao qual também está ligado o seu "primo" manjericão. 

O manjericão é considerado uma das plantas mais "mágicas" que existem. Das muitas lendas que dele falam destaca-se a história que conta que crescia manjericão em redor do túmulo de Jesus Cristo, depois da Sua Ressurreição. Acredita-se que o manjericão purifica a energia do espaço onde se encontra, e por isso era costume oferecer-se como um presente para alguém que se havia mudado para uma casa nova. Também se diz que o manjericão afasta a agressividade, ajudando a pôr fim às zangas e trazendo a harmonia familiar. É, ainda, associado à abundância e à prosperidade, e diz-se que traz riqueza a quem leva umas folhinhas de manjericão nos bolsos e que se devem pôr algumas folhas junto da caixa registadora ou na soleira da porta de uma loja para trazer lucros ao negócio. 

O chá de manjericão - ou de manjerico - ajuda as pessoas mais tímidas a libertarem-se no amor.

Diz-se que não se deve cheirar diretamente o manjerico, para que ele não perca o seu precioso aroma, havendo a tradição de lhe tocar ao de leve com a mão, que depois se leva ao nariz para que se sinta o cheiro a manjerico. Talvez este ritual esteja também ele ligado à simbologia do amor, que precisa de ser tratado com cuidado e delicadeza...

Também há quem diga que para cuidar do manjerico basta "regar e pôr ao luar", havendo o culto de procurar manter o vaso até ao ano seguinte. Contudo, não é fácil conseguir essa proeza, porque é uma planta bastante sensível e não se dá bem com o rigor do Inverno nem com os calores excessivos do Verão. Embora precise de muita luz, não suporta estar diretamente exposto a ela. Diz-se que a terra do vaso deve estar sempre húmida para que o manjerico se mantenha de boa saúde.

Para além de simbolizar o amor e a fertilidade, o manjerico tem inúmeros benefícios para a saúde, sendo usado nas mezinhas populares para melhorar a digestão, combater problemas de estômago e inflamações do sistema digestivo, e também da boca, como aftas. Melhora o hálito e ajuda a atenuar as cólicas. 

Veja também quais são os benefícios do manjericão - clique aqui

Conheça também:

 

 

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

Back

You might also like to read

This site uses cookies to enhance your experience. By continuing to browse the site, you are agreeing to our use of cookies. You are using an outdated browser. Please upgrade your browser to improve your experience.