Therapies

Descubra a EFT - uma poderosa técnica de libertação emocional

A EFT (do inglês Emotional Freedom Techniques) é uma terapia de libertação emocional que foi "criada" em 1995 por Gary Craig, um engenheiro americano que também era "coach" e que foi aluno do Dr. Roger Callaghan e da sua terapia no campo do pensamento (Thought field therapy), que conjugava os conhecimentos da Acupunctura, da Cinesiologia e da Programação Neurolinguística. Desde então, a EFT passou a ser usada e difundida por todo o Mundo, sendo hoje uma das terapias energéticas mais importantes e eficazes.

 

No início da década de 90, o engenheiro Gary Craig procurou simplificar uma técnica que já era usada pelo Dr. Callaghan, de quem era aluno, e difundi-la para que o maior número de pessoas pudesse beneficiar com os seus resultados. Parte da ideia base de que todas as emoções negativas que alimentamos e guardamos dentro de nós são o resultado de uma quebra no fluxo energético do nosso corpo.

Para quem desconhece esta técnica por completo, o método (que consiste, basicamente, em tactear com leevs batidas os meridianos chave do nosso corpo) pode causar estranheza. Mas a forma como foi desenvolvido resulta da conjugação das técnicas da Acupunctura, sendo que em vez das agulhas se usam apenas as pontas dos dedos.

Desse modo, qualquer pessoa pode aprender esta técnica e usá-la sempre que sentir necessidade, sem precisar de acompanhamento terapêutico.

A EFT é usada para libertar traumas emocionais, fobias e stress que afetam o corpo físico e a saúde, resultando em dores e doenças.

Para que esta técnica resulte é necessário, como acontece com muito do que se passa na nossa vida, acreditar que ela trará bons resultados, em primeiro lugar, e persistir. Hoje em dia é muito usada e amplamente difundida em todo o Mundo, porque aqueles que a praticam relatam mudanças notáveis nas suas vidas. 

 

Mas "bater com os dedos" faz alguma coisa?

Por diferente que esta técnica possa parecer, ela assenta no conhecimento da Medicina Tradicional Chinesa, segundo o qual o nosso corpo é atravessado por várias correntes energéticas ou meridianos que enviam energia ao nosso corpo, mantendo-o em equilíbrio e harmonia.

Contudo, os pensamentos negativos, os traumas, as emoções e o stress podem causar bloqueios em pontos desses meridianos, impedindo a energia de fluir convenientemente. 

Ao tactear com os dedos, de forma consciente e repetida, esses bloqueios vão-se desfazendo, o que faz com que a energia volte a fluir de forma apropriada. 

É comum acompanhar esses movimentos com mantras ou afirmações positivas, que ajudam a trazer à superfície e a dissolver o que quer que esteja a criar esse bloqueio.

Como prática regular, a EFT ajuda e forma eficaz a combater os efeitos do stress, mantendo a harmonia energética do corpo mesmo face aos desafios da vida quotidiana. 

 

Acredita-se que, ao usar esta terapia de forma continuada, é possível apagar traumas e mágoas de infância, revertendo padrões mentais negativos e acabando com fobias, medos, bloqueios e memórias traumáticas. 

Um dos mantras mais simples e eficazes que pode ser usado enquanto esta terapia é aplicada consiste em repetir:

                                                                              "Eu aceito-me e amo-me."

Mesmo que não tenha bloqueios para resolver, experimentar esta técnica pode ajudá-lo a manter a sua energia em equilíbrio e, à medida que se for familiarizando com ela, poderá vir a compreender certos processos mentais que têm condicionado a sua vida. A chave para a cura com esta terapia consiste também, em ampla medida, em deixar de fazer resistência e permitir-se libertar seja que emoções forem que estejam presas dentro do seu corpo. 

Como usar a EFT?

Em primeiro lugar, deve usar esta técnica de espírito aberto. Ela não tem contra-indicações, mas sozinha não cura as doenças! Procure criar um hábito diário, praticando sempre à mesma hora. Apenas alguns minutos, para começar, são suficientes.

De cada vez que usar esta técnica deve usar uma frase que resume, de forma tão sucinta e clara como possível, o seu "problema". Por exemplo "não tenho trabalho", "tenho dor de costas" ou "ninguém me ama". Pode usar sempre a mesma frase, se for aquilo que mais deseja tratar. (Como expliquei anteriormente, também pode usar apenas uma frase como "Eu aceito-me e amo-me como sou.")

Bata então no chamado ponto 0 ou "ponto de karate", que se encontra de lado na mão, entre o pulso e o dedo mindinho. Enquanto o faz, repita 3 vezes uma frase que usa o problema mas apresenta também uma "solução": "Apesar de não ter trabalho, eu amo-me e aceito-me como sou.", "Apesar de ter dores nas costas, aceito-me profunda e completamente."

Depois, deve repetir sempre essa frase enquanto toca 8 vezes em cada um dos 12 pontos chave que a EFT considera, e que são os seguintes, por esta ordem:


(fonte: www.relaxar.org)

Diga sempre a frase à medida que toca (8 vezes), em voz alta e com convicção, mesmo que não acredite no que está a dizer. Deixe que a energia atue no seu organismo e faça a sua parte. Cerca de 10 minutos por dia, todos os dias, são o suficiente para começar, sendo aconselhável repetir várias vezes ao longo do dia para obter resultados mais rápidos.

Veja também:

 

 

 

 

 

 

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

Back
This site uses cookies to enhance your experience. By continuing to browse the site, you are agreeing to our use of cookies. You are using an outdated browser. Please upgrade your browser to improve your experience.