Therapies

Como se celebra o Ano Novo Chinês?

O Ano Novo Chinês é a festividade mais importante para os chineses. Também é conhecido como o Ano Novo Lunar Chinês porque a sua data é determinada pelo calendário lunar e, geralmente, comemora-se no final de janeiro ou de fevereiro, já que varia a cada ano. A celebração do Ano Novo Chinês dura 15 dias, durante os quais são seguidos inúmeros rituais e tradições.

Na véspera do Ano Novo, os chineses limpam e arrumam a casa, cortam o cabelo, fecham as contas, presenteiam os deuses que protegem a casa, preparam as roupas, organizam a empresa e o comércio.

A cor vermelha, por ser yang e vibrante, é a predominante durante as comemorações do Ano Novo. O vermelho simboliza a transformação, o movimento e a vida, por isso, as mulheres usam um vestido novo nesta cor para atrair a sorte e o amor ao longo do ano. Além do vermelho, o amarelo, o roxo e o dourado também são consideradas cores auspiciosas, pois segundo os chineses, atraem a riqueza e a prosperidade.

Durante as festividades do Ano Novo Chinês, as pessoas acendem lanternas vermelhas e penduram-nas diante da porta principal durante 15 dias. É lançado fogo de artifício para espantar os maus espíritos, o azar e as más energias. Na noite da véspera, é servido o último jantar do ano no qual a família se reúne para a refeição de encerramento do ciclo anual. Na última noite do ano são preparados pratos especiais para trazer todo o tipo de sorte, riqueza e felicidade. Não podem faltar os bolinhos em forma de lingotes de ouro; o peixe que representa o dinheiro; as tangerinas, também chamadas de laranjas da sorte; o prato feito com arroz moti que representa a prosperidade e o talharim (macarrão) que simboliza a longevidade. Todas as frutas e doces são servidos em bandejas ou pratos vermelhos.

No primeiro dia do ano é comum as crianças e os solteiros da casa serem presenteados pela matriarca da casa (avó ou bisavó) com um envelope vermelho com dinheiro. Este envelope é oferecido com propósitos auspiciosos. Em algumas zonas da China o envelope vermelho é oferecido na última noite do ano pelo homem mais velho da família aos outros homens, mas só pode ser aberto depois de entrar o novo ano. O ato de entregar o envelope vermelho (hong bao) representa a generosidade e o desejo de boa sorte.

Os chineses têm também a tradição de escrever os seus desejos com tinta preta em tiras de papel vermelho e pendurá-los na porta de entrada. Para os chineses, o preto representa a água e a sabedoria; o vermelho representa o fogo e o sucesso.

Nas ruas é costume ver-se outras celebrações muito importantes como a Dança do Dragão e a Dança do Leão. A Dança do Dragão é uma das atrações mais aguardadas. Os chineses acreditam que a coreografia realizada com a ajuda de aproximadamente 20 pessoas, ajuda a trazer prosperidade, sorte e renovação. A Dança do Leão tem o objetivo de atrair prosperidade e sorte durante todo o ano.

Rituais do Ano Novo Chinês

Para os chineses o Ano Novo é uma festividade rica em rituais e superstições, os quais são usados para assegurar um ano auspicioso, afastando tudo o que possa ser negativo e atraindo as energias positivas.

O 1º dia de festejos dá as boas-vindas aos deuses do Céu e da Terra, e por isso as pessoas evitam comer carne neste dia pois acreditam que assim estão a atrair uma vida longa e feliz. Este é o dia da Lua Nova.

No 2º dia, os chineses rezam não só aos seus deuses como também aos seus antepassados. É considerado o dia de todos os cães, e por isso os Chineses dão particular atenção nesse dia a estes animais de estimação.

No 3º e 4º dias de festejo os genros prestam homenagem aos sogros, e os filhos aos pais.

O 5º dia é chamado Po Woo, e as pessoas ficam em casa para dar as boas-vindas ao Deus da Riqueza. Evitam visitar amigos ou familiares pois têm a superstição de que isso poderá trazer-lhes maus agoiros. 

No 6º dia visitam os familiares e amigos, e dirigem-se aos templos onde vão rezar e pedir fortuna e saúde aos deuses.

No 7º dia do Ano Novo, considerado o dia dos agricultores, fazem uma bebida composta por sete cereais para celebrar. Comem noodles, que simbolizam a longevidade, e peixe, que representa o sucesso. É festejado o nascimento de todos os seres humanos.

O 8º dia é também dedicado a visitar amigos e familiares. Reza-se a Tian Gong, Deus do Céu.

No 9º dia fazem oferendas e rezas ao Imperador Jade.

Entre o 10º e o 12º dias convidam amigos e familiares para jantar, oferecendo banquetes.

No 13º dia comem só arroz e choi sum para purificar o organismo.

O 14º dia é a preparação para o festival das lanternas que se celebra na 15ª noite.

No 15º dia, a primeira noite de Lua Cheia, as pessoas saem à rua com as suas lanternas coloridas e celebram, nas ruas, com as pessoas queridas. Comem bolos de arroz.

 

Superstições de Ano Novo:

Na noite de Ano Novo todas as portas e janelas devem estar abertas à meia-noite para deixar o ano velho sair. A casa deve ser limpa antes do Dia de Ano Novo. As dívidas devem estar pagas até esta data, para afastar o mau Feng Shui das finanças. A primeira pessoa que se encontra e as primeiras palavras ouvidas considera-se serem importantes para determinar a sorte que se irá ter ao longo do ano. Ouvir e ver pássaros vermelhos é considerado um bom presságio.

Antes do dia de Ano Novo as famílias chinesas decoram as suas salas de estar com vasos com botões de flores, laranjas e tangerinas e oito variedades de fruta cristalizada, para começar o ano de forma doce. Escrevem também votos de felicidade em papel vermelho que colocam na parede. 

Veja também:

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 
Back
This site uses cookies to enhance your experience. By continuing to browse the site, you are agreeing to our use of cookies. You are using an outdated browser. Please upgrade your browser to improve your experience.