Astrology

A energia do mês de Julho

Julho traz-nos o Verão em pleno, as férias e as idas à praia, noites longas cheias de estrelas e a alegria da vida partilhada. O tempo quente deixa-nos mais propensos a sair de casa e "da nossa concha", a conviver com a família e com os amigos, a mudar as nossas rotinas e a aventurarmo-nos fora da nossa zona de conforto. Astrologicamente, este mês é dominado pela energia de Caranguejo, o domínio da emoção sobre a razão, da intuição e da sensibilidade sobre as regras e a ordem.

A Lua Nova em Caranguejo que ocorreu na madrugada de dia 24 de Junho influencia o início de Julho, permitindo-nos entrar em contacto com a nossa faceta mais sensível e chamando a nossa atenção para a importância de estruturar e fortalecer tudo aquilo a que chamamos "casa" - o nosso lar, a família mais chegada, os amigos mais queridos, o local onde trabalhamos diariamente e também o nosso espaço interior, a estrutura interna onde assenta a base da nossa personalidade. 

Quíron, o nosso curador interior (veja mais aqui) entra em movimento retrógrado logo no dia 1 de Julho e assim continuará até dia 4 de Dezembro, convidando à introspeção e à cura física e emocional.

Aproveite a primeira semana do mês para se concentrar no seu sentimento de pertença, fortalecendo a ligação à sua família e ao seu círculo de amigos, reconhecendo e valorizando a segurança que lhe trazem. Esta fase é propícia ao diálogo e à troca de ideias, mas embora haja  vontade de as por em prática é conveniente refletir bem antes de passar à ação.

Com o Sol em Caranguejo até ao dia 22 destaca-se a energia afetiva, que nos deixa mais sensíveis e sentimentais, apegados aos momentos, às recordações, às pessoas e a tudo aquilo que nos é querido. Além de ser um signo de Água, recetivo e emocional, Caranguejo é também um signo Cardinal, o que significa que nos dá uma maior propensão para iniciar projetos, relações, atividades. Os signo Cardinais são os primeiros do seu Elemento na roda Astrológica, e têm em comum o gosto pelos começos, a vontade de fazer algo. Este período é ideal para nos dedicarmos àquilo que amamos e ao que nos faz sentir bem, para alimentarmos as relações e nutrirmos bons sentimentos por nós próprios e pelos outros. Pode ser, também, um período favorável para dar início a projetos que iremos desenvolver a longo prazo.

A 4 de Julho Vénus entra no alegre signo Gémeos, por onde irá transitar até ao dia 31, incentivando-nos a investir na vida social e a alargar a nossa rede de contactos, fazendo-nos ir ao encontro dos outros e dar a conhecer quem somos. Estaremos mais extrovertidos, mas também teremos maior dificuldade em estabilizar as nossas emoções.

 

Logo a 5 de Julho, Júpiter forma um aspeto tenso com Neptuno, que pode deixar-nos inseguros e confusos, com dificuldade em cumprir rotinas ou em sentirmo-nos satisfeitos com as nossas conquistas. A par com a vontade de ajudar os outros existe a dificuldade em saber como devemos fazê-lo, o que pode deixar-nos com tendência para fugir aos problemas e evitar as situações dolorosas, por não sabermos exatamente de que modo devemos lidar com eles. 

Também no dia 5 Mercúrio entrará em Leão, por onde passará até ao dia 25 de Julho. Enquanto Mercúrio estiver em Leão, a nossa energia concentra-se mais na meta que pretendemos alcançar do que propriamente nos pormenores que a envolvem. A partir do dia 25, Mercúrio em Virgem ajuda-nos a prestar a devida atenção aos nossos pensamentos e a concentrarmos a nossa atenção naquilo que dizemos, avaliando também melhor as decisões que tomamos, ou que deixamos por tomar.

 

No dia 9, a Lua Cheia em Capricórnio vem lembrar-nos da importância de assumirmos e honrarmos os nossos compromissos e responsabilidades, agirmos de forma madura e assumirmos a liderança naquilo que nos compete. Como esta Lua Cheia coincide com uma oposição entre Marte e Plutão poderá vir acompanhada de alguma frustração em relação a situações que não controlamos ou de certos ressentimentos que estão guardados dentro de nós e que vêem ao de cima. As próprias situações com que temos de lidar e as circunstâncias que as rodeiam apontarão para a nossa necessidade de assumir responsabilidades e compromissos.

Até ao dia 20 de Julho, Marte em Caranguejo faz-nos ser mais prudentes e conservadores, incitando-nos a defender com garra aqueles que nos são queridos e as coisas e causas de que mais gostamos. Embora não estejamos tão propensos a agir, teremos mil ideias a atravessar a nossa mente, criando estratégias e estabelendo planos que tencionamos vir a cumprir. Por altura do dia 2 e do dia 17 podemos enfrentar alguma tensão na relação com a autoridade. A partir do dia 20 Marte entra em Leão, onde se sente confortável, confiante e seguro de si próprio, destacando a nossa auto-estima, mas também o dramatismo.

 

A 22 de Julho o Sol entra no confiante signo Leão, pondo em destaque o orgulho, a afirmação pessoal, a afetividade e a criatividade. Uma vez que já a energia de Caranguejo punha em destaque a sensibilidade e o sentimento, todo este mês será especialmente emocional, mas com a entrada do Sol em Leão tornamo-nos mais ousados na conquista. Precisaremos de sentir envolvimento naquilo que fazemos para encontrarmos motivação e inspiração no nosso dia-a-dia.

A 23, a Lua Nova em Leão porá a descoberto os nossos poderes criativos e tudo aquilo que nos torna únicos e especiais. Podemos sentir vontade de deixar a nossa "criança interior" despertar e brincar, envolvendo-nos em maiores atividades sociais, brincadeiras inconsequentes, passatempos e diversões. Uma vez que esta Lua Nova no ardente Leão vem acompanhada por uma quadratura entre Marte e Úrano, devemos estar cientes que podemos levar-nos além dos nossos próprios limites, assumindo atitudes extremas, o que é de evitar.

Em resumo, neste mês descontraia mais, porque os planetas propiciam um abrandamento de ritmo. Sinta ao máximo mas não se deixe levar pelo exagero dos sentimentos nem perca de vista a realidade. Acima de tudo, mantenha-se fiel à pessoa que é, aos seus afetos, a quem mais importa. Porque é isso, sempre, o mais importante.

Veja também:

 

 

 

 

 

 

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 

 

Back

You might also like to read

This site uses cookies to enhance your experience. By continuing to browse the site, you are agreeing to our use of cookies. You are using an outdated browser. Please upgrade your browser to improve your experience.