Astrologia

Os signos e os Elementos

"Sou Caranguejo, que é do Elemento Água, por isso sou muito sensível"... Poderá já ter ouvido uma frase semelhante a esta, pois uma das primeiras noções que se aprende ao ganhar conhecimentos sobre Astrologia é que cada um dos 12 signos pertence a um de quatro Elementos: Fogo, Ar, Terra, Água. Que influência têm os Elementos em cada pessoa? Conheça o Elemento a que pertence o seu signo e saiba o que ele tem a dizer sobre si!

Os filósofos antigos definiram a importância dos quatro Elementos como sendo aqueles que, existindo na Natureza, era fundamentais para que existisse vida. Precisamos de Ar para respirar, de Terra para construir, de Fogo para não morrermos de frio e para nos alimentarmos, de Água porque é ela que compõe a maior parte do nosso corpo e que dá vida a plantas e animais. Para os Chineses os Elementos são cinco: Terra, Fogo, Água, Madeira e Metal, mas a Astrologia Ocidental fundamenta-se nos quatro elementos, cuja importância foi amplamente estudada pelos Gregos.

Qual é o seu Elemento?

Fogo - signos Carneiro, Leão e Sagitário

Terra - signos Touro, Virgem e Capricórnio

Ar - signos Gémeos, Balança e Aquário

Água - signos Caranguejo, Escorpião e Peixes

 

Como é que ele o influencia?

Em primeiro lugar, o Elemento sob o qual nascemos é aquele que indica o que nos faz sentir bem:

Fogo - os signos de Fogo, de uma maneira geral, gostam de ambientes quentes, do Verão, de praia, de calor, de dias longos, luminosos, cheios de sol. São os que lidam melhor com a agitação e precisam de ação constante, são empenhados, ardentes, com garra e muita energia. O Fogo representa a ação, a vida, o calor, a paixão, e todas elas são fundamentais para os nativos de signos de Fogo.

Terra - os signos de Terra preferem climas secos, não gostam especialmente de Água (alguns têm fobias ligadas ao mar, por exemplo), suportam bem as temperaturas mais austeras, tanto quentes como frias, desde que o tempo seja seco. Assim como a Terra serve para construir, para assentar, os nativos destes signos precisam de segurança, valorizam a estabilidade, são prudentes, lentos, ponderados. A Terra está também ligada à nutrição, pois é através dela que as plantas firmam as suas raízes e se alimentam, e estes signos têm geralmente uma relação especial com a comida: Touro é um bom garfo, Virgem é dos signos mais preocupados com a alimentação, as dietas e o equilíbrio, Capricórnio gosta de refeições faustosas.

Ar - este é o Elemento impossível de conter, de deter, de medir. O Ar circula, livremente, por toda a parte, e onde ele não existe não é possível sobreviver. Os nativos de signos Ar são pessoas "leves", descontraídas, que precisam de estar de bem com a vida, que não suportam que os tentem prender, que precisam de "ar livre" para restabelecerem as suas energias. Estes são os signos que mais se queixam de "falta de espaço" perante um parceiro ou uma família que os sufoca, que detestam submeter-se a convenções, que primam pela originalidade - o Ar não tem uma forma definida, ele adapta-se à forma do espaço onde se encontra. Estes signos são os mais adaptáveis do Zodíaco, não gostam de rotinas, lidam bem com o imprevisto. O Ar está, também, ligado ao pensamento, e estes signos são aqueles que se sentem mais à vontade a discutir ideias, a debater assuntos, a pensar e inovar...

Água - os signos de Água geralmente têm uma predileção pelo mar, pelo contacto com a água, adoram desportos como natação, hidroginástica, e reencontram a serenidade e o bem-estar quando estão junto do seu Elemento. Estes signos são volúveis, assim como a água constantemente flui também eles não gostam que os prendam (tal como o Ar), mas levam sempre consigo as suas memórias, o passado que fez deles quem hoje são, a sua intensa densidade emocional. Como o mar que é tão profundo que não conhecemos aquilo que se esconde nas suas extensas profundezas, também os nativos destes signos são pessoas muito profundas, cujos sentimentos e pensamentos são difíceis de conhecer, muitas vezes até para eles próprios. A Água está ligada às emoções, e estes signos são os mais sensíveis e mais sentimentais do Zodíaco. Tudo os marca, e provoca neles uma marca que dificilmente esquecem.

Em segundo lugar, o Elemento indica o grau de compatibilidade que temos com outros signos.

Se pensarmos no funcionamento da Natureza, facilmente compreendemos que:

O Fogo é alimentado pelo Ar - os signos de Fogo (Carneiro, Leão, Sagitário) dão-se melhor com signos de Ar (Gémeos, Balança, Aquário)

Por outro lado, a Água apaga o Fogo - os signos de Água (Caranguejo, Escorpião, Peixes) são os que têm maiores incompatibilidades com os signos de Fogo.

A Água entrelaça-se na Terra, que lhe dá estabilidade - os signos de Água são os mais compatíveis com os signos de Terra (Touro, Virgem, Capricórnio).

A natureza da Terra, que prende e segura, opõe-se à do Ar, que não suporta ser preso - os signos de Ar são os que têm maiores incompatibilidades com os signos de Terra.

Da mesma forma se compreende que, quando dois signos pertencem ao mesmo Elemento, à partida dão-se bem: têm uma natureza idêntica, com as mesmas necessidades e a mesma forma de viver.

Resumindo:

Elemento:                                           Mais compatível com:                                 Menos compatível com:

FOGO                                                              AR                                                                ÁGUA 

(Carneiro, Leão, Sagitário)                 (Gémeos, Balança, Aquário)                 (Caranguejo, Escorpião, Peixes)

TERRA                                                          ÁGUA                                                               AR

(Touro, Virgem Capricórnio)             (Caranguejo, Escorpião, Peixes)             (Gémeos, Balança, Aquário)

AR                                                                 FOGO                                                             TERRA  

(Gémeos, Balança, Aquário)               (Carneiro, Leão, Sagitário)                     (Touro, Virgem Capricórnio)

ÁGUA                                                            TERRA                                                              FOGO

(Caranguejo, Escorpião, Peixes)         (Touro, Virgem Capricórnio)                  (Carneiro, Leão, Sagitário) 

 

Em terceiro lugar, o Elemento a que pertencemos afeta a nossa saúde.

Os signos de Fogo são mais ativos e vivem com as emoções à flor da pele, por isso têm maior propensão para acidentes, problemas de coração e ligados à hipertensão, de uma maneira muito geral.

Os signos de Terra trabalham muito, horas a fio, muitas vezes com tarefas rotineiras pois são os que melhor se adaptam a rotinas, mas podem desenvolver problemas musculares, ósseos, de coluna, acumulando muita tensão nos ombros, nas pernas, na base da coluna...

Os signos de Ar têm vias respiratórias sensíveis, podem sofrer de asma, alergias, problemas ligados à "falta de ar", e têm também uma maior suscetibilidade ao que está à sua volta, podendo ter uma pele sensível, de modo geral.

Os signos de Água estão ligados, por um lado, aos processos mais profundos, e a sua saúde pode sofrer com problemas digestivos, no aparelho reprodutor, com os órgãos internos e o metabolismo. A vida emocional é de tal modo importante para eles que são, também, sugestionáveis, sendo mais sensíveis a depressões e doenças psicossomáticas. 

Por fim, de acordo com o nosso Elemento podemos encontrar as cores que nos transmitem força e bem-estar, as quais devemos usar nas roupas e nos adereços que usamos ou nos objetos que nos rodeiam.

Fogo - vermelho, laranja, amarelo, dourado, tons vivos, quentes.

Terra - verdes, castanhos, bege, tons terra.

Ar - branco, azul céu, amarelo, rosa claro, cores alegres.

Água - azul, negro, violeta, rosa, cores emotivas, dramáticas.

 

 

Saiba mais sobre o seu signo

Aprenda a ler o seu Mapa Astral num workshop de Astrologia no Centro Maria Helena (todas as terapeutas do Centro Maria Helena são formadas pela Dra.)

Descubra segredos sobre si numa consulta de Astrologia    

 

 

 

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 
 
 
Voltar
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.