Santos e Orações

Oração para pedir proteção a Nossa Senhora da Nazaré

A devoção a Nossa Senhora da Nazaré é muito antiga e poderosa. Reza a lenda que São José esculpiu, em Nazaré da Galileia, uma imagem da Virgem Maria feita de madeira, e que esta imagem foi pintada por São Lucas Evangelista. Conta-se que esta imagem foi levada depois para um mosteiro em Espanha e que, em 711, foi trazida para Portugal.

Quando os mouros invadiram Portugal, o Rei Rodrigo, que foi o último rei visigodo da Península Ibérica, fugiu e levou consigo a imagem de Nossa Senhora da Nazaré, bem como as relíquias de São Brás e de São Bartolomeu. Nessa fuga, além da sua família, ia também Frei Romano com o rei Rodrigo, e foi este Frei que, conta-se, escondeu a imagem de Nossa Senhora da Nazaré numa gruta antes de morrer. Acredita-se que 400 anos se passaram sem que alguém a descobrisse, até que em 1182 foi descoberta por pastores, que ficaram maravilhados com a diferença e a simplicidade da imagem. 

Nossa Senhora da Nazaré voltou a ser venerada, ganhando um especial destaque e tornando-se uma das maiores devoções do nosso País devido ao chamado milagre da Nazaré, protagonizado pelo famoso cavaleiro Diego Fuas Roupinho.

Conta-se que, num dia de nevoeiro muito cerrado, Diego Fuas Roupinho, que era alcaide e almirante, estava a caçar e seguia a galope atrás da caça. Como não via nada, rezava a Nossa Senhora da Nazaré, pedindo-lhe amparo e proteção contra os perigos. Eis, então, que deixou de ver a sua presa, e que o seu cavalo parou, subitamente, firmando os cascos com força no chão. O nevoeiro dissipou-se e, para sua grande consternação, Diego Fuas Roupinho percebeu que estava mesmo à beira de um abismo, no qual teria caído se o cavalo não tivesse parado de repente. Desde então, este milagre de Nossa Senhora de Nazaré foi divulgado, e Diego Fuas Roupinho mandou construir uma capela em homenagem a Nossa Senhora, nessa vila que então se passou a chamar Vila de Nossa Senhora de Nazaré.

Reze esta oração para pedir a Nossa Senhora da Nazaré que o proteja de todos os perigos.

Ó Virgem piedosíssima, Senhora de Nazaré,
a vós rezamos nesta hora de aflição,
e pedimos o vosso amparo e proteção.

Vê as minhas necessidades, ó Maria,
ouve os meus lamentos,
tende piedade das minhas lágrimas.

Vós que sois a Mãe de Misericórdia,
consoladora dos aflitos, refúgio
e advogada dos pecadores.

Concedei-me, Senhora de Nazaré,
a graça que do Vosso Coração Imaculado e cheio de ternura,
espero com toda a confiança.

A este Coração Materno que também experimentou os maiores golpes de dor,
entrego todos os meus cuidados e das pessoas que me são caras;
recebei nas vossas mãos abençoadas
a minha vontade e o meu coração,
a minha vida e a minha morte.

Sede também, ó Mãe de Bondade,
conforto e amparo de todos os aflitos,
dos pobrezinhos, dos doentes, dos que não têm trabalho,
dos famintos, das crianças que sofrem,
e não vos esqueçais dos pobres pecadores.

A todos nós fazei sentir que sois mãe.

Assim seja.

Reze, de seguida, três Avé Marias a Nossa Senhora da Nazaré.

Reze também:

Oração a Santa Teresa d'Ávila para ter coragem

Oração a Nossa Senhora das Dores

Terço das Lágrimas de Nossa Senhora

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 
Voltar
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.