Santos e Orações

Oração a São José, pai de Jesus

Em Portugal, o Dia do Pai é celebrado no Dia de São José, pai do Menino de Jesus e marido de Maria, Nossa Senhora. Este homem de bom coração aceitou "ser o pai terreno" do filho de Deus, que veio ao Mundo para salvar todos os homens.

Conta-se que o Anjo do Senhor terá aparecido a José, carpinteiro da Nazaré, para lhe falar do mistério da conceção de Maria e para lhe atribuir a “missão” de guardar e proteger a sua Sagrada família.

De acordo com os testemunhos escritos, São José esteve sempre presente nas alturas em que Maria e Jesus precisaram da sua proteção, como na ida a Belém quando Maria estava grávida. O Anjo do Senhor apareceu-lhe outras vezes em sonhos a alertá-lo para fugirem de Belém para o Egipto e mais tarde para a Galileia, voltando a família para Nazaré.

José pertencia à tribo de Judá e à Casa de David. É graças a ele que é atribuída a ascendência de Jesus a David e Abraão. Era um homem bondoso, justo e cumpridor da lei, carpinteiro de profissão, como Jesus também terá sido. Maria e José conhecerem-se em Nazaré e casaram. Maria era uma rapariga modesta, recolhida e dedicada à vida religiosa, que teria apenas 15 anos, e José, um jovem também religioso de uns 20 anos (embora seja sempre retratado como um velho de barbas).

Deixa-se de ouvir falar de São José quando Jesus chega a uma idade em que já não precisa da proteção paternal. Talvez tivesse morrido nessa altura, ou simplesmente deixou de haver testemunhos da sua existência. O que se sabe é que era um homem santo que, juntamente com a sua mulher, criou Jesus e protegeu Maria. 

Reze esta oração e peça a São José que proteja o seu pai. Se o seu pai já não se encontra consigo na Terra, e é agora uma estrelinha que olha por si a partir do Céu, ofereça-lhe esta oração com o coração cheio de amor, e saiba que ele está a ouvi-lo.

 

Oração a São José

Glorioso São José, esposo de Maria,

Concedei-nos a vossa proteção paterna,

Nós vos suplicamos

Pelo Coração de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Vós, cujo poder se estende a todas as necessidades,

Sabendo tornar possíveis as coisas impossíveis,

Volvei Vossos olhos de pai

Sobre os interesses dos vossos filhos.

Fazei com que o seu êxito sirva

Para a glória de Deus

E Bem dos seus

Tão dedicados servos.

Ámen. 

Veja também:

 

 

 

 

 

 

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 
Voltar
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.